06 setembro 2015

30 recomendações para economizar durante o ano


Desde sua criação, o maosdevaca.com dedicou-se a apresentar dicas sobre como economizar em suas viagens.
Todavia, o hábito de gerenciar bem sua grana não é algo que se adquire do dia para a noite;  ninguém aprende a cuidar de seu dinheiro com inteligência se não aplica, diariamente, alguns princípios muito básicos de economia.

Abaixo, seguem 30 recomendações para você economizar durante o ano e, de uma maneira ou outra, nós seguimos quase todas elas, quase intuitivamente. Algumas destas sugestões são óbvias, mesmo assim muita gente tem dificuldades para segui-las, outras serão surpreendentes para alguns, mas que podem fazer muita diferença ao longo do ano.
Só lembrando que, para nós, ser mão de vaca não tem nada a ver com ser mesquinho, mas somente em dar valor ao seu suado dinheiro, que, infelizmente, ainda não cresce em árvores.
Distribuir seu dinheiro e economizar poderá proporcionar-lhe aquela viagem dos sonhos, um carro novo ou a casa própria.
A meta é você quem deve estabelecer, mas é preciso fazer sacrifícios e contar com a colaboração de toda a família para isto.

1 - Faça um orçamento mensal de seus ganhos e gastos

O primeiro passo essencial é saber quanto você ganha e quanto gasta por mês. Já diria a canção clássica de Paulinho da Viola: "dinheiro na mão é vendaval", ou seja, se você não parar para fazer os cálculos, a grana vai desaparecer sem você nem perceber como.

Para isto, você pode ter um caderno ou uma planilha no excel, onde você incluirá todos os seus ganhos numa coluna: salário, bicos, se vendeu alguma coisa de valor, e assim por diante.
Numa outra coluna, somar os seus gastos: aluguel, prestação do carro ou da casa, luz, telefone, água, condomínio, parcelamentos, mensalidade da escola ou da faculdade, despesas de mercado, transporte, e por aí vai.

Se seus gastos forem maiores do que seus ganhos, você tem um sério problemas em mãos. É esta a hora de tesourar o que der até as contas baterem.

2 - Cortes as despesas supérfluas

Todos nós gastamos com besteiras, vez ou outra, ou compramos alguma coisa da qual não tínhamos necessidade.
Uma vez feita a contabilidade de ganhos e gastos, você terá de iniciar os sacrifícios. Realmente precisa jantar fora ou pedir pizza em casa todos os finais de semana? Não está gastando demais com luz, telefone, ou supermercado?

Saiba que se pode cortar um pouco em praticamente todos os gastos mensais. Talvez isto o ajude a equilibrar as contas, ou a sobrar mais dinheiro no fim do mês.

3 - Fuja do cheque especial ou de empréstimos

O fundo do buraco é quando o sujeito cai no cheque especial, em empréstimos bancários ou de financeiras.
Daí para o abismo sem volta é um pulinho.
Os juros do cheque especial e de empréstimos são absurdos (até 230% ao ano em alguns bancos) e podem virar uma bola de neve. Depois, pode acabar entrando no círculo vicioso de fazer empréstimo para pagar empréstimo.
Se o aperto for muito grande, é melhor pedir emprestado dinheiro para um parente (bem, isto também depende do parente!).

4 - Cuidado com os parcelamentos

Parcelar as compras, ou mandar um cheque pré-datado, faz parte da cultura do brasileiro. Isto é um perigo se você não souber controlar bem seu orçamento.

Primeiro, porque nem sempre a promessa de X vezes sem juros significa que você estará economizando, pois os juros podem estar embutidos no preço do produto. O ideal é chorar por um desconto à vista e, caso não houver, pensar se vale a pena ou não parcelar.

Para mim, é inconcebível que pessoas parcelem as compras do mercado, por exemplo, pois você terá parcelas e mais parcelas se acumulando ao longos dos meses que, em algum momento, equivalerão ao preço à vista das compras.

O melhor mesmo é sempre pagar à vista, como diria minha vó: "se tem dinheiro, compra; se não tem, não compra".

5 - Quarde os trocados num porquinho, ou numa poupança

Sabe aqueles centavos que sobraram da padaria, do posto de gasolina, ou da lanchonete?

Então, assim que voltar para casa, ponha-os num porquinho, ou num pote de vidro, e vá guardando a moedas até enchê-lo. Talvez leve alguns meses, ou até um ano, para isto, mas, quando você for somar todas as moedas, terá uma bela grana guardada.

Outra alternativa é por uns 10 ou 20 reais por semana numa poupança (ou num fundo de investimento do banco). Pode não parecer nada, mas, no final do ano, 10 reais todas as semanas serão 480 reais economizados, isto sem contar os juros.
Se você fizer isto por muitos anos, terá uma bela poupança. Só para se ter uma ideia, 40 reais mensais num fundo por 50 anos com 10% de juros anuais dão mais 700 mil reais.

E é lógico que, quanto mais você guardar, quanto mais cedo começar e quanto mais alto forem os juros do investimento, melhor.

6 - Pesquise sempre os preços

Mão de vaca de verdade não deve ser preguiçoso. É preciso pesquisar muito para economizar, seja para comprar uma passagem aérea, um carro, uma geladeira ou uma calça jeans.
Os preços costumam variar muito de loja para loja e de mercados para mercados. Existem dias e épocas de promoções. Há promoções-relâmpago. Veja os classificados dos jornais ou na internet.

Se você quiser realmente gastar menos, terá bater perna à procura pelo melhor preço.

7 - Dê uma folga para seu cartão de crédito
credit cards

Não sei porque, mas muitas pessoas pensam que, se a grana acabou, é só passar no cartão de crédito que os problemas estão resolvidos.
Elas se esquecem que aqueles gastos terão de ser pagos no mês que vem, e que a conta pode ser amarga.
Deixar o cartão em casa é uma ótima opção para quem não resiste a uma tentação, pois, caso você realmente precise ou queira aquele produto, terá de voltar para casa e repensar.
Isto evita a compra por impulso.

8 - Conheça seus direitos como consumidor

Dá para devolver o produto, trocá-lo e quantos dias tenho para isto? O contrato é abusivo? Posso reclamar daquela taxa inesperada? Tive um problema, terei assistência?

Estas e muitas outras perguntas fazem parte do nosso cotidiano como consumidores e conhecer seus direitos é de grande auxílio para não cair em furadas e, também, para economizar.
Às vezes, você acaba gastando mais e tendo muitas dores-de-cabeça porque desconhece seus direitos.

9 - Pague as contas em dia

Os juros são muito altos no Brasil, por isto, evite atrasar o pagamento de contas, como de luz, telefone, aluguel, condomínio, etc.
Pagamentos com atraso é mais dinheiro que você terá de desembolsar.

10 - Apague a luz
turn off the lights

Esta é um das pequenas providências que, na somatória dos anos, faz muita diferença.
Apague a luz assim de sair de um cômodo ou de casa.
Para que deixar a TV ligada o dia inteiro se ninguém está assistindo, o ar condicionado ligado ou acessa a luz do quarto vazio?

11 - Quem se importa com marcas?

Explique-me, de maneira muito simples, qual é a fascínio das pessoas por certas marcas?

É evidente que muitas delas são símbolos de status e riqueza, mas você pode ter certeza que o chinês que costura aquela caríssima bolsa de marca é o mesmo que costura aquela do bacião.
Você está querendo provar o que para quem, afinal de contas?

O que importa é o seu próprio estilo, vestir o que você gosta, o que lhe cai bem, sem se importar com o preço. Gente elegante veste roupa de brechó e fica com um visual legal. Roupas caras não vão deixá-lo mais bonito nem mais rico, pelo contrário, vão deixá-lo mais pobre...

12 - Pare de fumar e se controle no refrigerante
soda

Cortar estes dois hábitos contribuirão, acima de tudo, para sua saúde (e para a das demais pessoas também, no caso do cigarro). No entanto, depois que você pôr na calculadora, verá como gasta bastante com isto.

Vejamos o caso do refrigerante, por exemplo: uma garrafa de 2 litros de uma marca conhecida custa uns 5 reais. Se você tomar duas garrafas por semana, durante o ano gastará quase 500 reais só com refrigerante.

Um maço de cigarro também não é nada barato e, se você for um fumante compulsivo, estamos falando de um gasto anual na casa de milhares de reais, sem contarmos os inevitáveis problemas de saúde que você terá no futuro, e todos os gastos que terá com médicos e remédios.

13 - Vá aos cinemas nos dias e horários com descontos, levando as besteiras de casa

Todos gostamos de ir ao cinema com os nossos amigos ou com a namorada, não é?

Entretanto, já faz um tempo que ir ao cinema se tornou uma diversão cara, pois a entrada tem preço alto e a pipoca não é barata, então, um programa de fim-de-semana acaba saindo os olhos da cara.

A solução é conferir quais são os dias e horários com descontos e seguir por aí, o que pode significar uma economia de 50% em algumas situações. Outra boa ideia é comprar as besteiras, doces e salgadinhos no mercado, pôr na mochila, e comê-los dentro do cinema. Sairá bem mais em conta.

14 - Opte por medicamentos genéricos

A maioria dos brasileiros já conhece as vantagens dos medicamentos genéricos, mas não custa reforçar.
Alguns remédios de fabricantes conhecidos até podem ser um pouco mais eficazes, mas, no geral, você está pagando mais caro pela marca.

15 - Faça lista de compras do mercado e tente ater-se à ela

Listas de compras possuem duas finalidades básicas:
1 - ajudá-lo a se lembrar do que é necessário comprar no mercado, e
2 - controlar seus impulsos.

Quando nos deparamos com uma grande variedades de produtos, todos deliciosos e atraentes, é fácil cair em tentação, por isto, se você tiver uma lista completa do que precisa, será mais simples resistir.

16 - Ir ao mercado com fome é a maior roubada

Faça um lanche, ou, melhor ainda, almoçe antes de ir ao mercado.

Quando você está com fome, acaba comprando muito mais comida do que deveria, pois é o estômago quem manda.

Ir com o bucho forrado pode reduzir o valor de suas compras em uns 20%.

17 - Experimente os produtos das marcas do mercado

Grandes redes de supermercados possuem produtos próprios, muito mais em conta e, às vezes, feitos pelos mesmos fabricantes de marcas conhecidas.
Você só saberá se são bons experimentando, além de haver produtos que não fazem tanta diferença assim: por que comprar guardanapos mais caro quando os do mercado custam metade?

18 - Reflita antes de comprar algo que você não está precisando

O ser humano é um animal muito passional, que age bastante muito por impulso. Uma das estratégias fundamentais para economizar é o usar o cérebro, para variar.

Eu realmente preciso disto? Já não tenho um igual em casa? Não está caro demais para o que vale?

Estas são perguntas que você deveria se fazer sempre antes de sair abrindo a carteira por aí.

Para que 10 pares de tênis se você só tem dois pés?

19 - Aproveite os preços de dia de semana dos restaurantes

Muitos restaurantes possuem preços diferenciados, mais caros, em finais de semana e feriados, ou no jantar.

Por isto, aproveitar para almoçar durante um dia de semana pode representar uma grande economia na refeição, além de ser muito mais tranquilo, sem a muvuca dos dias de folga.

Esta é uma regra que vale bastante no exterior também.

20 - Comprar usado pode ser uma ótima ideia

Muitas pessoas tem uma fixação pelo novo, embalado no plástico e brilhando. No entanto, toda vez que você comprar um produto novo, você pagará mais caro por isto.

Quando um casal está mobiliando uma casa, vale conferir o que há em lojas de eletrodomésticos e móveis usados, ou nos classificados, pois geralmente será possível encontrar ótimas barganhas.

Isto é algo que você descobrirá se tiver de se mudar bastante. Aquilo que você comprou novo, não vale quase nada na hora de vendê-lo.
Ruim para alguns, oportunidade para outros.

21 - Viaje na baixa temporada

Todo mundo viaja para os mesmos destinos nas mesmas épocas.

O que acontece, então?

Aumentam os preços de tudo: das passagens aéreas, da hospedagem, dos restaurantes, dos receptivos turísticos, e de tudo o mais. Pois há escassez para uma demanda excessiva.

As duas principais temporadas altas são nas férias do verão europeu e americano (julho e agosto), e as férias do verão brasileiro (dezembro e janeiro), além dos feriados mais importantes, como Natal, Ano Novo, Carnaval, Páscoa, entre outros.

Optar por viajar fora destas épocas é uma grande escolha para quem deseja preços mais baixos e mais tranquilidade, além de aproveitar climas melhores e mais amenos. Nossas recomendações são para viajar em maio ou outubro.

22 - Fique de olho nas promoções de passagens aéreas

Ao longo do ano, você se deparará com uma porção de promoções de passagens aéreas para vários destinos do Brasil e do mundo.
Se, por acaso, aparecer alguma boa promoção para o destino de seus sonhos, não pense duas vezes, porque não dá para saber quando isto ocorrerá novamente. E também não demore muito para se decidir, pois além de você, há vários outros milhares de viajantes loucos por uma barbada.

A melhor referência no Brasil em se tratando de promoções de aéreas é o site Melhores Destinos (www.melhoresdestinos.com.br). Fique sempre de olho para não perder uma grande oportunidade.

23 - Pesquise e planeje seus gastos de viagem

A sua melhor ferramenta de economia numa viagem é a pesquisa. Saiba o que você deve fazer e quanto vai gastar num destino muito antes de embarcar.
Atualmente, a internet é a maior aliada do viajante econômico. Você pode encontrar tudo sobre todos os destinos online, além de conferir os sites dos principais museus, restaurantes, hotéis e demais atrações turísticas.
E, se você estiver indo a Nova York, por exemplo, leve consigo o Guia Nova York para Mãos de Vaca, com o qual você poderá economizar até uns 40% dos seus gastos na cidade. Para Roma, há o Guia Roma para Mãos de Vaca.

24 - Leve o mínimo de bagagem

Mala só serve para atrapalhar no avião, no táxi, nas estação de trem e na rodoviária, por isto, o ideal é sempre viajar com o menor peso possível.
Isto evitará que você dance o samba do crioulo doido na hora de pagar excesso de bagagem, e, se você quiser trazer algumas bugigangas na viagem de volta para casa, terá espaço o bastante para tudo.

25 - Faça exercícios ao ar livre


Frequentar uma academia pode abocanhar uma boa grana todos os meses, que, no total do ano, somaria bem mais do que mil reais.
Uma alternativa é começar a praticar esportes ao livre, como corrida ou caminhada, de preferência acompanhado por amigos, que servirão de estímulo para manter a frequência.

26 - Dê carona (e divida o combustível)

Os preços dos combustíveis não param de subir, portanto, mais gastos todos os meses. Uma ótima ideia é dividir a gasosa com colegas de trabalho ou universidade e poupar um pouco mais.

27 - Descubra quais são os eventos e cursos gratuitos em sua cidade

Qualquer grande cidade, no Brasil ou no exterior, promove shows ou espetáculos gratuitos em determinadas épocas do ano, bem como cursos de aperfeiçoamento ou profissionalização a baixo custo (às vezes, só cobrando material didático).
Informe-se com a prefeitura, secretaria de cultura ou nos jornais quais são os eventos e cursos, e aproveite seu tempo livre para divertir-se sem gastar um tostão.

28 - Vá ao salão de beleza só quando for necessário

A mulherada adora um salão de beleza para se emperiquitar e botar a fofoca em dia. Porém, isto tem um custo que não é baixo.
Faça as unhas e hidratação em casa, e reduza a frequência no cabeleireiro para o essencial. Você verá que sobrará uma graninha à mais.

29 - Saiba poupar

Economizar dinheiro é um arte, que exige disciplina e alguns sacrifícios. Se você não for multimilionário, assim como a maioria das demais pessoas do planeta, já sabe que para cada escolha, devemos abrir mão de outras.
Poupar trata-se de priorizar, estabelecer uma hierarquia do que é mais importante no presente, ou no futuro.
Quer comprar uma casa? Um carro? Pagar a faculdade dos filhos? Viajar para Paris na lua de mel?

Tudo tem seu custo, e para isto é preciso distribuir bem sua renda. Se possível, divida-a em três partes:
1 - para a contas e alimentação,
2 - para educação e diversão e
3 - para economizar.

Se você conseguir distribuir bem seu orçamento, nunca faltará dinheiro para realizar seus projetos. Está aí a oportunidade para começar a tentar.

30 - Consumismo não está com nada

Vivemos numa era muito materialista, na qual você é julgado pelo que veste, onde come, o carro que dirige, ou o bairro no qual mora.
Felizmente, somos muito mais do que isto, temos qualidades e valores que nenhum dinheiro é capaz de comprar.
Será que não está na hora de descobrir a alegria de algumas coisas que não tem preço, ou que não custam nada?

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

23 comentários:

  1. Adorei as dicas!! Acho que já consigo seguir quase todas elas, depois de alguns anos aprendendo a me controlar..
    Mas na verdade queria muito agradecer pelas dicas no Guia que comprei de vcs. Passei 10 dias em NY com meu marido e filha, passamos o Natal lá e foi maravilhoso!! Fizemos muitas coisas nesses 10 dias e a maioria delas gastando pouco...valeu muito a pena e amei tudo!
    Obrigada!!
    Veruska

    ResponderExcluir
  2. Que legal saber da tua viagem Veruska, sempre bom ver que nossos leitores aproveitam bastante as nossas dicas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Nossa amei o maosdevaca! hahahahaha excelentes dicas q me veio bem qdo decidí me segurar nos impulsos, me concientizei mais lendo vcs, obrigada msm! Viajo muito, sou consumidora e amo koda e makes... mas como fiquei durésima"agora to me controlando pra valer!
    2013 sem gastos, sem viagem e com cortes serios para equilibrar tudo! Valew muito viu? Continuem com aa dicas pois to absorvendo tudo! hehe bjs atds

    ResponderExcluir
  4. Hj visito pela primeira vez o blog e adorei as dicas. Só achei que ficou machista a parte de cortas os gastos com salão. Eu não conheço ninguém que vá ao salão para fofocar, só ficar mais bonita. Tem coisas que não vale a economia. Quando a pessoa sabe fazer a própria unha ou se depilar, ótimo! Mas quando não sabe, não vale a pena deixar de fazer essas coisas básicas de higiene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não achei machista; é fato que mulheres vão mais ao salão que os homens.
      Mas se não sabe fazer as próprias unhas, se depilar ou fazer hidratação, a ideia não é deixar de fazer essas coisas, mas... bem... daí talvez valha a pena aprender a fazer ;)
      A economia é significativa e o aprendizado ainda faz crescer como pessoa e a torna mais interessante :)

      Excluir
  5. Minha amiga Fernanda Rosa me indicou o BLOG e eu adorei! Gosto muito de viajar e quando planejo alguma viajem começo a economizar ainda mais. Estou sempre pesquisando sites, dicas e novidades. Sou a consultora de viagens particular de amigos e conhecidos de tanta informação qu costumo ter sobre diversos destinos.
    Além do que, consumismo realmente não esta com nada! A moda e REutlizar, reciclar, reinventar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo muito! Além do quê o planejamento já é uma viagem, né? adoro!

      Excluir
  6. Muito interessante este blog. Sou universitário e tenho muita vontade de viajar pelo mundo. Mas confesso que é bem difícil se controlar.
    Para termos êxito nesta tarefa é necessário muito tempo e muita dedicação. Eu sempre planejo controlar meus gastos, para poder fazer uma viagem bacana, mas nunca consigo me conter. No final do mês eu acabo ficando com as despesas apertadas e não dar pra seguir em frente com meus planos e isto acontece todo mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso te dar uma dica que sigo? tiro 10 por cento do meu ganho ANTES de pagar as contas. E não é que sempre dá? tenta....

      Excluir
    2. Puxa, ta aí uma otima ideia.
      Te amo.

      Excluir
  7. Quando leio esses posts vejo o quanto já progredi na minha vida financeira...meu pai sempre me deu muitos desses conselhos (ele é bancário a mais de 28 anos!) e graças a eles consigo viajar pelo Brasil pelo menos 2 vezes por ano ganhando pouco. Meus gastos com o cartão de crédito diminuíram muito pois as roupas e cosméticos só compro à vista e atualmente estou tentando baixar meus custos com comida fora de casa e tentando poupar antes de sacar e não guardar as "sobras" do salário. Tudo por um sonho que irei realizar em 2016: ir para NY ou pra Disney!!! :D

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, como entro em contato com vocês? Trabalho em um programa de TV e gostaria de mais informações para uma pauta. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tati.

      Pode nos escrever para maosdevaca@hotmail.com

      Abraços.

      Excluir
  9. Boa tarde. Como em tudo na vida, poupar é uma questão de fazer opções. Se viajar mais for mesmo um objetivo, é mais fácil estar focado nele. Como eu próprio escrevi num post chamado 11 formas de poupar dinheiro para viajar, "é uma questão de pores os gastos em perspetiva: um jantar fora com amigos equivale a dois dias de viagem na Tailândia ou no Laos." E o memso pensamento se pode aplicar a todos os nossos gastos diários. Como digo, é uma questão de prioridades mas viajar não tem que ser uma coisa cara!
    Grande abraço e continuação de bom trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Ola Denise!!! Estou adorando o blog de vocês, e o mais interessante de tudo, é que não se trata apenas de economizar para e nas viagens, já as pessoas podem usar essas dicas para alcançar qualquer meta, mas mostra a visão de mundo de vocês com relação ao lado nefasto do consumismo exacerbado. E não significa que ( como vocês bem pontuaram) ser mão de vaca no sentido de mesquinhez, mas de uma forma de uso consciente do próprio dinheiro, para ser gasto em coisas que nos dão prazer na nossa vida também. Afinal, qual o sentido de acumular só por acumular ou pior, gastar loucamente e não saber para onde o dinheiro foi? Eu mesma fui escrava de cartões de crédito e empréstimos por anos, só comecei a pensar sobre isso melhor quando consegui poupar para realizar o sonho de conhecer a Europa. Como disse no hangout ontem, virei sua fã! :) Muito sucesso e luz para vocês dois sempre! Bjo grande! Vivian

    ResponderExcluir
  11. Não consigo public at meu comentário!!! Agora é a quarts vez!!! Hehehe Enfim, de qualquer forma, estou adorando o blog, não apenas pelo conteúdo, mas pela visão de mundo que vocês transmitem. Como disse Denise, virei fã!!! Beijo grande e sucesso sempre!!! Vivian

    ResponderExcluir
  12. Adoramos. Divertido e competente. Estamos começando agora e dividindo também as nossas experiências. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  13. Blog com excelentes dicas sobre viagens, preços de passagens aéreas promocionais, etc, confira.

    ResponderExcluir