03 outubro 2012

Itália para Mãos de Vaca - o passo a passo para viajar de trem pela Itália (parte 2)


Na primeira parte deste artigo, vimos as diferenças entre os tipos de trens da Itália. Nesta segunda parte, você entendará como proceder para comprar as passagens.

Comprando os bilhetes

Existem quatro opções para comprar as passagens de trens na Itália.

1 - pela internet;
2 - nas bilheterias das estações de trem;
3 - nas máquinas eletrônicas nas estações;
4 - às vezes, para trens regionais, nas tabacarias ou em bares, com bilhetes integrados.

1 - Comprando pela internet

A principal operadora de trens da Itália é a estatal Trenitalia. Você poderá consultar os horários, preços e as rotas dos trens através do site deles

www.trenitalia.com

Todavia, não é possível fazer simulação para certos tipos de trens para datas futuras a mais de 7 dias.

Mesmo que você opte por não comprar as passagens pela internet, é uma boa maneira para ter uma estimativa de quanto custará para viajar de uma cidade a outra, assim você poderá controlar seu orçamento.

Algumas passagens compradas online vem com data e hora marcada, ou seja, você só poderá embarcar naquele dia específico (mesmo que não precise convalidar a passagem, nós sempre convalidamos mesmo assim, por precaução...), enquanto outras vem com a data em aberto.
Em alguns casos, você terá de imprimir o bilhete, com seu código de reserva, nas máquinas eletrônicas da estação, mas o ideal é sempre consultar o balcão de informações da Trenitalia antes de embarcar, se você conseguir encontrá-lo.
Se você se sentir perdidão, lembre-se que isto é o normal na Itália, até você se acostumar com a bagunça.

Já para o trem Italo (www.italotreno.it), basta ir no site e conferir os horários. Não precisa imprimir nenhum bilhete, é só anotar seu código de embarque, encontrar seu assento marcado, e informar o código para o bilheteiro diretamente no trem.

2 - Comprando na bilheteria

Se você não tem certeza de qual é a rota, ou em qual trem deverá embarcar, o ideal é comprar diretamente na bilheteria, onde poderá tirar algumas dúvidas.
No entanto, nem sempre os atendentes falam inglês, e se você não souber italiano, a comunicação poderá ser rudimentar.

3 - Comprando nas máquinas eletrônicas

É um stress tentar comprar uma passagem de trem nas máquinas eletrônicas na primeira vez. São tantas opções, de tantos horários, com conexões, sem conexões, isto se a máquina não acabar recusando o seu cartão de crédito.
O melhor é ter em dinheiro caso a maquininha o deixe na mão.

Para começar, você escolhe seu idioma (não tem português). Faremos a simulação em inglês.

Você clica em "Buy your ticket". A estação de partida padrão é onde você está, por exemplo, Roma Termini, a principal estação de Roma. Na tela, aparecerá uma listagem com algumas cidades importantes, e também um tecladinho alfabético no qual você poderá digitar o nome da cidade.
Basta clicar no seu destino, que o computador mostrará várias opções de trens e horários, algumas mais caras, outras mais baratas. Se quiser outros horários, clique em "next solutions".

Selecione "base", que é a tarifa para quem deseja embarcar naquele mesmo dia, inclua o número de adultos e/ou crianças e pressione "forward". Então será a hora de pagar, escolha entre dinheiro (cash) ou cartão de crédito (credit card), e apanhe seus bilhetes.

E não se esqueça de convalidar sua passagem antes de embarcar no trem.


Agora, se você optou por viajar com a empresa Italo (recomendável sempre que possível), o sistema é mais fácil, pois há menos rotas e horários, ou seja, não é tão confuso quanto a Trenitalia e, mesmo assim, provavelmente haverá por perto algum funcionário para ajudá-lo em caso de dúvidas.

4 - comprando na tabacaria ou no bar


Em estações de trem pequenas, às vezes não há máquina eletrônica nem bilheterias, ou seja, você terá de comprar o bilhete integrado, se houver, numa tabacaria ou no bar.


Onde tiver uma placa com um "T" grande, ali será possível comprar os bilhetes, seja para alguns tipos de trens regionais (como a Circumvesuviana, na região de Nápoles), seja para o transporte público da cidade.
Os bilhetes integrados valem por tempo desde a primeira convalidação, ou seja, depois de passar na maquininha de timbrar, você terá X minutos para chegar do ponto A a B.
O mais simples é pedir para o funcionário da tabacaria/bar um bilhete para seu destino, que ele saberá que tipo de passagem é a melhor para você.
Só lembrando, estas passagens NÃO valem para trens Intercity nem velozes, somente para algumas rotas de trens regionais.

Onde eu embarco?


Nas grandes estações de trem da Itália, descobrir onde é a plataforma de embarque é uma aventura em si.
Raramente as plataformas (binario) são anunciadas com antecedência, ou seja, você tem de aguardar em frente aos painéis, tentando encontrar seu trem e esperando por qualquer atualização nas informações.


Nesta foto do painel, você pode ver as seguintes informações:

Partenze, ou seja, para onde vai o trem, e por quais cidades ele passará.
Classifica, ou seja, o tipo de trem, Regional, Intercity, Freccia, ou Italo.
Horario, isto é óbvio, a hora prevista para o trem partir.
Binario, esta é a plataforma de embarque, informada poucos minutos antes do trem chegar na estação.
Ora effettiva, isto é ótimo, quer dizer a hora de fato que o trem partirá. Como atrasos são habituais, a informação que vale é esta aí.

Quando é informada a plataforma de embarque (binario), então é uma correria entre os passageiros para conseguir o melhor lugar. Tudo vira uma zona, é gente desembarcando, gente embarcando, cachorro vindo na coleira, mendigo pedindo dinheiro, malas enormes atravancando o caminho, e assim por diante.


Agora, em estações pequenas, ocasionalmente tudo que há é um cartaz como este acima, com a hora dos trens, o tipo e as rotas.
Por exemplo, às 7:19 da manhã passa o trem regional para Salerno, com parada em Sarno às 7:26, chegando a Salerno às 7:47.
É evidente que estes horários são apenas estimativas, pois os trens geralmente atrasam um pouquinho (ou bastante).

Onde desembarcar?


Algumas cidades grandes possuem várias estações de trem. Em Roma, por exemplo, há a Tiburtina, Ostiense, San Pietro, entre outras, sendo que a principal é a Termini.

O ideal é sempre saber o nome da estação mais central de seu destino, para você não desembarcar errado assim que vir o nome da cidade passando nas placas. E o negócio é sempre ficar atento, ou perguntar para outros passageiros.

Viajar de trem pela Itália só é um mistério nas primeiras vezes, depois que você pega as manhas, tudo fica mais simples.


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

5 comentários:

  1. Um manual passo a passo digno de elogios. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, estou indo no dia 31 para lá!
    Vou fazer o mesmo esquema do voo avianca. e chego em ny as 4:30h da manhã do dia 01. Se quiser, mande seu contato para que possamos nos comunicar. Adorei o post!
    abraços, tatiane.
    se quiser, meu email é tatianemary@gmail.com

    ResponderExcluir

  3. Uma pena que não tem trens expressos para todos os lugares.

    Pois, o regional é muito zoneado.

    Quero ir na cinqueterre e a melhor opção que achei foi de milano um treno direto.

    Por firenze já vira zona parece o trem do Bras em São Paulo - SP, aliás a Itália é cara do bairro do brás. rs

    Abcs.

    ResponderExcluir
  4. Vou de Milão pra Firenze, como devo proceder?

    ResponderExcluir