26 setembro 2012

Itália para Mãos de Vaca - o passo a passo para viajar de trem pela Itália (parte 1)


Viajar de trem pela Itália nem sempre será o mais econômico, nem o mais rápido, nem o mais cômodo, mesmo assim, é uma das maneiras mais simples para se deslocar entre grandes cidades italianas e também para ter acesso a várias cidades médias e pequenas.

A grande vantagem dos trens é que você geralmente poderá embarcar numa estação central e desembarcar em outra estação central, sem perder tempo deslocando-se até um aeroporto remoto, gastando mais tempo e grana por causa disto.

Em alguns países da Europa, viajar de trem é sem complicação alguma: você compra o bilhete na máquina ou nos guichês, embarca, passa o bilheteiro (ou não) e acabou. Mas na Itália tudo adquire uma complicaçãozinha à mais, sempre tem uma pegadinha...

Os tipos de trens na Itália

A principal operadora de trens do país é a Trenitalia, com uma malha impressionante de rotas e serviços.
Como vários outros serviços estatais da Itália, prepare o espírito para alguma eventualidade: trens sujos e mal-acabados, ar condicionado que não funciona, janela que não fecha (ou não abre), porta que não abre, atrasos incompreensíveis, além de não ser incomum deparar-se com vendedores ambulantes dentro do trem, especialmente quando você se aproxima do sul do país.
Em horários de pico, os trens podem ficar bastante cheios.

Existem três tipos de trens da Trenitalia, do mais econômico (e lento) para o mais caro (e veloz):

1 - Regionale

Os trens regionais são os do tipo pinga-pinga. Param em todas as cidades do caminho e podem demorar horas, mesmo para trechos curtos.
Geralmente só possuem vagões de segunda-classe, sem assentos marcados. Isto é, com o seu bilhete, você pode se sentar em qualquer um dos vagões em qualquer poltrona.


Não é possível comprar bilhetes com muita antecedência pela internet para trens regionais e, em vários casos, quando for para trechos dentro de uma mesma província (província de Nápoles, de Roma, de Salerno, de Perúgia, por exemplo) é possível viajar com o trem usando o bilhete integrado do ônibus.

Mesmo assim, o ideal é sempre perguntar na bilheteria da estação, se houver, pois em cidades muito pequenas, nem existe bilheteria.

2 - Intercity

Os trens Intercity são um pouco melhores e/ou mais rápidos, geralmente com trens diretos entre grandes cidades, ou com poucas paradas. Às vezes, você terá de fazer uma ou duas trocas de trens no caminho, dependendo do trecho percorrido.

Pode ou não ter lugar marcado, mas isto estará indicado no bilhete de embarque. Você pode pagar mais para ir na primeira classe, mas não penso que seja vantagem alguma neste tipo de trens.

Os bilhetes podem ser adquiridos pela internet, nas bilheterias das estações ou nas máquinas informatizadas.

3 - Frecce

Os trens velozes Frecciarossa, Frecciargento e Frecciabianca são para aqueles que desejam rapidez e comodidade. São muito mais caros do que os trens regionais e Intercity e, definitivamente, não seriam opções recomendadas para os mãos de vaca de plantão.

Site oficial da Trenitalia
http://www.trenitalia.com/

Convalidando os bilhetes


Frequentemente, as passagens dos trens são com datas em aberto, válidas para serem utilizadas num intervalo de até dois meses, ou seja, depois de comprar o bilhete, você poderá utilizá-lo 1 (uma) vez até a data de validade.

"Como o bilheteiro tem como saber se eu não viajei 20 vezes com aquela mesma passagem?", você se pergunta.

É aí que entra a convalidação.


Nas estações de trem existem aparelhos como o da foto acima, no qual você insere a passagem do trem e são timbradas a data e a hora da convalidação. Cada passagem tem um tempo de uso após a convalidação, dependendo do trecho adquirido.
Por exemplo, no trecho entre Roma e Nápoles, a passagem do trem Intercity vale por 6 horas após a convalidação, depois disto, você não poderá utilizá-la mais.

Por esta razão, o ideal é que você deixe para convalidar seu bilhete quando seu trem já estiver chegando na plataforma, porque, se houver um atraso muito grande e você já o tiver convalidado, você acabará sendo obrigado a comprar outro bilhete.

Se você se esquecer de convalidar seu bilhete, quando o bilheteiro passar para conferir sua passagem no trem, você poderá receber uma multa salgada, muito mais cara do que o valor da viagem.

Trens Italo


Os trens de alta velocidade da Italo são novos, modernos, limpos e confortáveis.

Por enquanto, as rotas ainda são poucas e limitadas, mas, para quem está viajando entre grandes cidades, é uma opção quase irresistível.
Com preços que se assemelham aos do Intercity da Trenitalia, o Italo chegou para abalar.


A simpatia dos funcionários desta empresa logo impressionam. Além disto, os trens são limpíssimos e, atingindo uma velocidade quase 400 quilômetros por hora; é a promessa de uma viagem sem stress pela Itália, o que é um avanço imenso em comparação ao Trenitalia.


A rota atual é Salerno-Nápoles-Roma-Florença-Bolonha-Milão, mas logo começará a operar o trecho de Bolonha-Pádua-Mestre-Veneza.

O ideal é pesquisar os preços e comparar. Se o preço da passagem do Italo for semelhante ou até um pouquinho mais alto que o do Intercity do Trenitalia, vá de Italo, sem titubear!

Site oficial do Italo
http://www.italotreno.it/

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

3 comentários:


  1. Não troco o italo por nada trenitalia só os freccia o resto é lixão. rs

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a matéria!
    Só não acho que os freccia sejam inviáveis para um "mão de vaca". Geralmente são mais em conta que o Italo e costumam ter promoções interessantes, como para viagens em familia (talvez complique um pouco pra quem não entende italiano e não tenha tempo e paciencia de ficar pesquisando sempre).
    Mas com certeza os "pinga pinga" são imbatíveis em preço!

    ResponderExcluir