01 julho 2012

Roma para Mãos de Vaca - algumas atrações gratuitas na capital italiana

Não é fácil encontrar atrações gratuitas em Roma. Até o Fóro Romano, que durante muito tempo era aberto ao público gratuitamente, foi fechado e com entrada paga para preservá-lo melhor e porque era frequentado por indigentes.

Quase todas as principais atrações romanas cobrarão entrada, algumas caras, outras baratas, mas, mesmo assim, ainda é possível caminhar pelas ruas da cidade sem pagar um tostão, além de haver alguns pontos grátis e, consequentemente, quase sempre lotados de turistas.

Fontana di Trevi


A maior e mais linda fonte de Roma é aberta gratuitamente ao público, numa pracinha meio escondida, onde nem sempre é muito fácil de se chegar, apesar das várias placas no caminho.

As ruas são confusas e perder-se em Roma acaba se tornando quase uma obrigação, pois esta é uma das melhores maneiras para você descobrir a alma da cidade.


A Fontana di Trevi está sempre lotada e conseguir tirar uma foto sem um cabeçudo do lado é um grande desafio. Recomenda-se ficar alerta para batedores de carteiras, pois como a multidão é grande, os turistas acabam sendo alvos fáceis.

Tradicionalmente, há uma crença de quem jogar uma moeda na Fontana di Trevi retornará a Roma um dia. Pelo menos comigo, funcionou...

Para chegar à fonte, você pode descer na estação de metrô Barberini/Fontana di Trevi (linha vermelha) e caminhar algumas quadras pela Via dei Tritoni, pedindo informação aos policiais ou lojistas e seguindo as placas.

Pantheon


Construído por volta do ano 30 a.C., o Pantheon era inicialmente um templo pagão dedicado aos deuses romanos.

Depois, foi transformado numa igreja católica, quando muitas alterações internas foram feitas no templo.


Uma das características mais marcantes do Pantheon é o oculus, o círculo aberto no topo da cúpula. O Pantheon é dos edifícios mais bem preservados do período greco-romano e é realmente impressionante.

Localizado na Piazza della Rotonda.

Monumento a Vittorio Emanuele II


Um dos monumentos mais grandiosos e controversos de Roma é também um dos mais recentes. Construído no começo do século XX, o Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II, para celebrar a unificação da Itália.

É um edifício imenso e que pode ser avistado de longe. A polêmica foi causada porque a construção deste monumentão causou a destruição de uma parte do setor histórico da Roma antiga e também de um setor medieval.
Mesmo assim, é belíssimo.


Atrás do monumento, há um museu (pago, obviamente!), mas é possível entrar de graça no saguão e, no topo das escadarias, há uma surpresa.


Desde os terraços do Museo Central del Risorgimento, é possível ter uma bela visão dos arredores, com as cúpulas das igrejas de Roma.

É uma subida cansativa, mas vale pela vista!

Localizado na Piazza Venezia.

Fóro Romano


Visitar o Coliseu e o Fóro Romano é um passeio obrigatório, apesar do preço um pouco salgado. No entanto, toda a região a redor pode ser visitada sem pagar nada, como o Arco de Constantino e o Circo Massimo.

Esta é uma área imensa e com muito para se ver. Uma verdadeira viagem no tempo.

Boca da Verdade


Há alguns mitos que cercam esta escultura pagã. Alguns dizem que, se você enfiar a mão na Boca da Verdade e contar uma mentira, sua mão será decepada.

Se você estiver disposto a se arriscar... Vá em frente!


Aguardar na fila é quase inevitável, mas ela anda rapidamente. A visitação é gratuita, mas há umas caixas para doações. Jogue qualquer moedinha lá que está tudo bem.


Posteriormente, você pode visitar a Basilica di Santa Maria in Cosmedin, uma igreja pequena, mas onde está preservado o crânio de São Valentim, que dá o nome ao dia dos namorados em vários países (mas não no Brasil).

Localizado na Via Santa Maria di Cosmedin. Há a estação do metrô Circo Massimo perto dali.

Depois, falaremos de algumas outras atrações gratuitas em Roma.


Visualizar Roma em um mapa maior

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

2 comentários:

  1. parabens galeraaa bonitinhaaaa uhuuul mlkadaaa doidaaaa vm que vamooooo uhuuuul top na balada

    ResponderExcluir
  2. Atenção brasileiros que vão para Roma ou seja, toda italia, está ocorrendo um numero gde de assaltos a carro para roubar as malas, jamais deixem os carros com bagagem a vista e só, acabei de chegar de lá e fui mais uma vítima, eles quebram o vidro do carro e abrem as portas e em fracções de segundo, levam tudo...depois através de conversas , estive em contato com outras vítimas.
    Fiquem atentos!!

    ResponderExcluir