06 julho 2012

Nova York, bairro a bairro - Morningside Heights, Columbia University e arredores


Com tanta gente querendo fugir da escola, quem em sã consciência vai querer passear numa universidade?

Antes de tudo, a Columbia University não é qualquer universidade. Fundada em 1754, é a mais antiga do estado de Nova York e a quinta mais antiga de todos os EUA. Nela se formaram 25 ganhadores do Oscar, 29 chefes de Estado, dentre eles 3 presidentes dos EUA. Também passaram pela Columbia escritores como Jack Kerouac, J. D. Salinger e Isaac Asimov.


Mas o mais interessante da Columbia não é sua história, mas sim o belíssimo campus em Morningside Heights, que ocupa várias quadras, pouco acima do Central Park no Upper West Side. Não é daqueles passeios imprescindíveis, mas é uma ótima oportunidade para conhecer uma faceta de Nova York que não é explorada pelos turistas tradicionais.


A maneira mais fácil para chegar lá é desembarcando na estação de metrô 116 st. - Columbia University, com a linha 1 (vermelha). Depois, é só caminhar uma quadra em sentido leste, que você estará no incrível pátio principal da universidade.


Alguns edifícios são abertos à visitação, ou melhor dizendo, não tem ninguém na portaria para barrá-lo se você decidir entrar. Vale gastar alguns minutos para explorar o campus, observar as esculturas e os estudantes circulando.


Depois, seguindo pela rua 116, vá até o Morningside Park e prossiga para o sul pela Morningside Drive até a rua 114. Aqui, você encontrará a igrejinha de Notre Dame.


O mais curioso desta pequena igreja é que, em seu interior, há uma réplica da gruta em Lourdes, onde Nossa Senhora se manifestou para Santa Bernadete. Para os católicos, é um prato cheio.


Voltando para a Amsterdam Avenue com a rua 112, chegaremos à extraordinária St. John the Divine Cathedral, sem dúvida a mais linda igreja em toda a cidade de Nova York e a quarta maior igreja cristã do mundo.

É uma construção impressionante, com uma riqueza de detalhes inacreditável em sua fachada.


Em seu interior ela também não decepciona, com vitrais lindíssimos, que lançam diferentes matizes por suas colunas.


Por dentro, a St. John the Divine também é imensa e você pode tomar alguns minutos para explorá-la.
Há um passeio guiado às quartas e sábadas, à 1 da tarde, nos quais os visitantes podem subir até o topo da catedral. Deve ser uma vista impressionante, mas o preço salgado de 15 dólares desanima um pouco, além de ter de subir quase 60 metros por estreitas escadas em espiral, ou seja, não é para qualquer um.

Para mais informações
http://www.stjohndivine.org/


E não se esqueça de dar uma passada no jardim lateral da catedral, onde você pode descansar um pouco, cercado pelo esquilos e com a incrível vista da igreja.

Depois, para ir embora, você pode seguir até a estação do metrô 1 (linha vermelha) da rua 110 com Broadway.


Este é um roteiro rápido, que pode ser feito em uma hora, e é um ótimo complemento para um passeio ao Cloisters, o museu medieval no topo da ilha de Manhattan.
Neste caso, você pode pegar o trem A que passa perto do Cloisters e desembarcar na estação da rua 125, caminhando um pouco mais até chegar à Columbia University, ou pode pegar o ônibus que passa na frente da porta do Cloisters e seguir direto com ele até a região da universidade.
É uma longa viagem de ônibus, mas bastante interessante para ir observando toda a região norte de Manhattan.



Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

Um comentário:

  1. Amei o guia NY para mãos de vaca!
    Tem como colocar mais dicas do que fazer em outubro em NY? Em que semana de outubro as folhas estão vermelhinhas?
    Obrigada!
    Ângela Oliveira

    ResponderExcluir