19 junho 2012

Roma para Mãos de Vaca - Coliseu, sangue e História no mais importante monumento romano


O Coliseu não é apenas o símbolo da cidade de Roma, como também do próprio Império Romano, já que foi o maior anfiteatro construído durante aquele tempo.

Nesta arena, morreram gladiadores e milhares de animais trazidos de todos os cantos do vasto império. Ali também foram condenados à morte incontáveis cristãos, durante os anos de perseguição ao Cristianismo. Hoje, é um monumento que demonstra a grandiosidade dos romanos, mas também um tributo ao martírio de tantas pessoas que não renunciaram sua fé.


A entrada do Coliseu custa aproximadamente 16 euros, sem choro nem dias gratuitos.
Há ingressos com descontos para cidadãos da União Europeia menores de 18 anos e maiores de 65, e também para cidadãos da UE entre 18 e 24 anos. De resto, todos os demais pagam entrada inteira.


Se você deixar para comprar o ingresso na hora, prepare-se para filas quilométricas. A boa notícia é que, se você comprar o ingresso online pagando uma taxinha extra, ou usar o Roma Pass, dá para pular a fila.
No primeiro caso, é só pegar a entrada numa bilheteria específica (recomenda-se chegar uns 15 minutos antes do horário agendado) e depois seguir para a catraca.
Já como Roma Pass é mais simples ainda. Há uma entrada específica para quem possui este passe, é só chegar e entrar, sem fila alguma.

Só lembrando que a entrada do Coliseu vale por 2 dias e também permite a entrada ao Fóro Romano e ao Monte Palatino.


Uma vez dentro do anfiteatro, há uma pequena exposição com itens da antiguidade, narrando um pouco da História do Coliseu e, neste ponto, já é possível começar a imaginar como deveria ser a loucura nos dias de jogos, quando até 50 mil romanos podiam lotar as arquibancadas da arena.


A visão dos anéis superiores é impressionante e mesmo com o Coliseu quase sempre lotadérrimo, ele é tão grande que nem parece estar tão cheio.

Algumas áreas são restritas para grupos turísticos com guia, ou seja, tem de pagar a mais por isto.


O Coliseu é impressionante e este é um dos passeios obrigatórios a se fazer em Roma, mesmo que você não dê a mínima para História.
E faça um favor para si próprio, assista ao filme "Gladiador" antes de visitar o Coliseu, apenas para ter uma noção da carnificina que rolava por ali em seus dias de glória.

Para chegar ao Coliseu não tem erro. Basta pegar o metrô da linha B (azul) e descer na estação Colosseo. Há também uma porção de ônibus de linha que passam nos arredores e, sem dúvida, todos os ônibus turísticos de Roma tem uma parada nas proximidades.
Todos os caminhos levam ao Coliseu.

Site para comprar os ingressos do Coliseu
http://www.tickitaly.com/shop/product.php?productid=2&visit_date=19-06-2012
Piazza del Colosseo
Aberto a partir das 8:30 todos os dias do ano, excetuando Natal e Ano Novo. O horário de fechar varia de acordo com a época do ano, mas nunca antes das 5 da tarde.
15,50 euros na bilheteria (um pouco mais caro online)


***


7 comentários:

  1. Como o ingresse vale pra 3 atrações (foro, palatino e coliseu), a dica é comprar a entrada na hora, no palatino...a fila é beeeem menor. fiz isso em outubro e deu certo. depois você vai para o coliseu (é pertinho) e entra pela entrada vizinha a que tem a enorme fila...

    ResponderExcluir
  2. Boa, Tarson!

    Como estávamos como o Roma Pass, não pegamos fila alguma, mas sua sugestão é uma ótima ideia para aqueles que forem para deixar a entrada na hora.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. esse site preciso seguir urgente, sempre tento baratear minahs viagens ao máximo, sempre Rynair, frango assado para näo pagar os lanches, camping...

    ResponderExcluir
  4. Se vc co,prar o audio Guia tb nao necessita entrar na fila , tera uma fila especial para pagar . Se for grupo basta comprar audio guia pra um, mas vale a pena custa 4 euros e tem em portugues.... Minha filha de 15 pagou entrada igual da Comunidade Europeia em varios lugares da europa inclusive la ...

    ResponderExcluir
  5. com o museum pass, da para entrar no coliseu em 2 dias? como eles sabem quais as 2 atrações que escolhemos?

    ResponderExcluir
  6. Eu vou em dezembro para Roma, e gostaria de saber se devido ao mês e ao frio, se as filas para o Coliseu também é enorme, ou se se restringe somente aos meses mais quentes

    ResponderExcluir
  7. Normalmente as filas para os museus em Roma estão sempre cheias. Contudo pode ter sempre alguma sorte e apanhar uma hora que tenha menos gente....:)

    ResponderExcluir