02 junho 2012

Itália para Mãos de Vaca - Pisa, muito além da Torre Pendente


Quando você anunciar que está indo a Pisa, muitas pessoas vão lhe dizer: "olha, meu amigo, nesta cidade só tem a torre inclinada para se ver".

Esta é uma grande mentira, provavelmente dita por alguém que esteve na cidade num ônibus de excursão saindo e voltando no mesmo dia para Florença, e que realmente não viu nada além da torre.


Primeiro, porque na Piazza dei Miracoli, a praça onde se localiza a Torre Pendente, há vários outros monumentos belíssimos da Idade Média e do Renascimento, como a Catedral de Pisa (Duomo), o Batistério e o Campo Santo Monumentale, tudo pertinho um do outro, a maioria com entrada paga.

Só fique esperto porque esta região é cheia de armadilhas turísticas, desde restaurantes com preços abusivos até espertinhos tentando lhe dar algum golpe ou vendendo bugigangas turísticas.

A minha recomendação, depois de ter tirado várias fotos com e da Torre Pendente, ter descansado um pouco no gramado da Piazza dei Miracoli e visto tudo que há de interessante nesta região, é começar a caminhar pelas ruas ao redor em direção ao sul.


Seguindo pela Via Cardinale Pietro Maffi, a algumas quadras a leste da torre, você encontrará as ruínas de uma antiga terma romana.
Pisa não é nenhuma Florença, abarrotada de atrações turísticas, então você pode percorrer facilmente e sem pressa o centro histórico e, em um ou dois dias inteiros, aproveitar bastante do espírito desta cidade.


Mais ao sul, você chegará à Via Giuglielmo Oberdan e, ainda mais para baixo, ao Borgo Stretto. Estas são ruas comerciais super-animadas, movimentadíssimas e é onde se pode encontrar um pouco da vida local de Pisa.


Os restaurantes ainda são um pouco caros, mas a mulherada se empolgará com as lojas de departamento e todas as opções de compras desta região.
Além disto, é nas vielas que partem destas ruas que estão algumas das verdadeiras jóias da gastronomia da cidade.

Spaghetteria Alle Bandierine


Um dos restaurantes mais bem recomendados de Pisa é a Spaghetteria alle Bandierine, que, como o nome já indica, serve espaguete. Aviso: serve espaguete, e praticamente nada mais além de espaguete.


Aposto que alguns já viraram os olhos e pensaram: "pagar pra comer macarrão? Estou fora!"

Acontece que o "Bandierine" não prepara qualquer macarrão. É um espaguete extraordinário e que posso dizer, sem hesitar, que foi o melhor que já comi na vida. O restaurante é pequenininho e não é difícil de ficar cheio, mas a comida é excelente e vale cada centavo.


Um pratão de espaguete (individual) custa um preço justo e a conta para duas pessoas, com espaguete bolonhesa, espaguete marinara e uma garrafa de água, saiu por 20 euros.


O restaurante fica escondidinho numa viela partindo de Borgo Stretto, mas é muito fácil de reconhecê-lo.

Alle Bandierine
http://www.ristoranteallebandierine.it/it.html
Via Mercanti, 4
das 19:30 às 23:30, todas as noites.

Uma voltinha pelo Rio Arno


O Rio Arno, o mesmo que passa por Florença, corta Pisa ao meio e é um belo passeio, principalmente se você estiver indo acompanhado.


Compre um gelatto numa das várias sorveterias da Piazza Garibaldi e, depois, acompanhe o movimento das centenas de bicicletas a cruzarem a Ponte di Mezzo.


E, no cair da tarde, é um belo ponto para assistir ao pôr do sol, sentado nas muretas ao longo do rio.

Hotel Astor


Nós nos hospedamos num hotel safadinho bem perto da estação de trem de Pisa, o Hotel Astor, autoproclamado um hotel de baixo custo.
O pernoite de última hora nos custou 60 euros e foi um dos preços mais em conta que encontarmos na cidade.


O quarto era pequeniníssimo e barulhento. O atendente da recepção ficou até altas horas papeando com os amigos e, como nosso quarto ficava no piso térreo, foi difícil pegar no sono.
Para nós que precisaríamos acordar às 5 da manhã para o nosso voo, não foi a melhor das experiências.

Chegando ao aeroporto

Se, assim como nós, você caiu em Pisa para aproveitar algum voo megabarato, a ótima notícia é que o aeroporto fica praticamente dentro da cidade.
Se você estiver somente de mochila e num bom horário, dá tranquilamente para ir caminhando até o aeroporto, distante 1,5 quilômetros da estação de trem.


Agora, se você preferir ir de transporte público, tem um ônibus que sai da frente da estação de trem, da linha LAM Rossa. Você pode comprar o bilhete antecipadamente nas tabacarias, ou diretamente com o motorista, e custa pouco mais de 1 euro.
Da estação de trem ao aeroporto não leva mais do que 10 minutos de ônibus.


Pisa é uma pequena cidade histórica, mas com uma energia incrível, bastante movimentada e que mereceria um pouco mais de carinho de quem a visita.
Ficamos encantados com Pisa e certamente está na nossa lista de destinos para retornarmos em breve.


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

3 comentários:

  1. Passei por todos esses lugares, pois resolvi ir da estação Pisa Centrale até a Piazza dei Miracoli a pé.

    Continua dando pra fazer em um bate e volta de Florença.

    Dormir uma noite em Pisa é perda de tempo, só justifica mesmo se vc tem um voo que saia desse aeroporto.

    Abraço.

    Leonardo.

    ResponderExcluir

  2. Tb acho que vale um bate volta para mim só vale a torre pendente é tirar uma foto entrar na torre e tchau mesmo.

    Dali vou para a cinqueterre aí é outro papo.


    ResponderExcluir
  3. Mão de vaca? Cara, você postou as coisas mais caras dessa cidade! Estou aqui desde cedo, comi muito bem e não gastei mais de 8€!!!!

    ResponderExcluir