11 de junho de 2012

Buenos Aires para Mãos de Vaca - empanadas e pizzas portenhas que você deve provar


Uma das especialidades argentinas que você deve experimentar quando passar por Buenos Aires são as empanadas, um tipo de pastel de forno com massa folheada com vários recheios diferentes, como de carne, presunto e queijo (jamón con queso) ou de cebola com queijo (cebolla), entre várias outras opções.

Geralmente custam baratinhas e duas ou três são o suficiente para um lanchinho da tarde, ou, no final do dia, você pode encomendar algumas e comer no hotel quando bater aquela fome à noite.


Os portenhos também se orgulham de suas pizzas com massa ultra-grossa (al molde) e que, segundo eles, são as melhores pizzas do mundo. Que nenhum paulistano ou napoletano nos escute!

As pizzas são realmente saborosas e existem pizzarias a dar com pau por Buenos Aires. Quase sempre você terá a opção de comer no balcão (en la barra), pagando menos por isto.
Se você preferir uma mesa, os preços podem ser um pouco mais altos e ainda haverá a gorjetinha para o garçom, ou o famigerado cubierto, que é uma taxa cobrada pelo uso dos pratos e talheres. Ou você simplesmente pode pedir a pizza para levar, como ocorre também no Brasil.

Como os portenhos gostam de abreviar tudo que falam, se você quiser uma pizza de mozzarela, poderá simplesmente dizer "una de mussa". A pizza napolenata (de queijo, tomate e alho) pode ser chamada de "napo" e a de provolone de "provo". As promoções são "promo" e por favor é "porfa".

É só chegar dizendo: "Una promo de mussa, porfa!", que não tem erro.

Fique de olho também nas promoções, pois, às vezes tem combos de duas fatias mais bebida, ou de uma pizza pequena mais bebida por ótimos preços.

Frequentemente, as melhores pizzarias também preparam as melhores empanadas, mas esta não é uma regra para ser levada muito à sério.

Com tamanha diversidade de pizzarias/empanadarias pela cidade, o ideal é sempre experimentar primeiro as pizzas e empanadas mais famosas para se ter um parâmetro de comparação.
Às vezes, a reputação delas não é tão merecida, mas algumas das mais conhecidas são realmente extraordinárias e, depois, se você resolver se aventurar em portinhas anônimas, você poderá julgar melhor a qualidade delas.

El Cuartito


Sem dúvida, a pizzaria mais famosa de Buenos Aires é El Cuartito, no bairro de San Nicolás. A poucas quadras do Teatro Colón, o lugar é um dos mais tradicionais e, se você não passou pelo menos uma vez por lá, perdeu uma grande experiência portenha.


Por dentro, a pizzaria é toda decorada com temas de futebol e de boxe, a maioria de grandes nomes argentinos, é óbvio!
Além das mesas, quase sempre ocupadas por turistas, você pode optar por comer no balcão, economizando alguns trocados.

El Cuartito fica aberto do meio dia até a uma da manhã e, à noite, é parada obrigatória para os que saem dos teatros próximos.

El Cuartito
Talcahuano, 937
http://www.galeriaelcuartito.com.ar/

La Continental


Já falei bastante de La Continental por aqui e de suas promoções, então recomendo a leitura do artigo específico sobre esta rede de pizzaria e restaurante.
Com filiais espalhadas por toda a cidade e ótimos preços, é a salvação da pátria para quem quer um lanche rápido e barato.

Apesar de não ser a pizza mais saborosa nem a melhor empanada de Buenos Aires, tem uma qualidade constante.

http://www.lacontinental.com/

Pizzeria Kentucky


A Pizzeria Kentucky é uma rede menor e menos conhecida, mas que realmente pode acertar a mão nas pizzas e empanadas.
No entanto, nem sempre tem consistência. Às vezes, você se farta e sai com vontade de quero mais, outras, decepciona um pouco. Acho que tem muito a ver com os diferentes "mestres pizzaiolos" que atuam por lá.

Há umas quatro ou cinco filiais por Buenos Aires, mas as mais estrategicamente posicionadas são em Palermo, na Avenida Santa Fe 4602, perto da estação de metrô Plaza Italia da linha D (verde), ou em Almagro, na Avenida Corrientes 3502, umas duas quadras para cima do Shopping Abasto.

Também fica aberta até tarde, especialmente às sextas e sábados.


Vale provar as pizza de presunto ou a napolitana, que são incríveis, e também as empanadas, que estão entre as melhores que já comemos na cidade.

Outras Pizzarias e Empanaderias


Existem outras pizzarias famosas em Buenos Aires, muito populares entre os locais, como a Pizzeria Guerrín, na Avenida Corrientes 1368, ou Las Cuartetas, também na Avenida Corrientes 838, ambas na região dos teatros, sempre movimentadíssimas, a poucas quadras do obelisco.

Agora, se você não dá a mínima para reputação e quer seguir seu próprio instinto, arrisque-se nas pequenas pizzarias, pois elas podem surpreender. No bairro de Almagro, há uma na Guardia Vieja com a Medrano que é uma das nossas favoritas, com ótimos preços e empanadas fora do comum, mas que é mais frequentadas pelos moradores da área.

Afinal de contas, é isso que vale em qualquer viagem, descobrir o que serve para seu estilo e para seu paladar.


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


2 comentários via BLOGGER
comente também
  1. As melhores empanadas de Buenos Aires estão no San Juanino, na Posadas, bairro da Recoleta. Fica perto do Palais de Glace e do cemitério. O preço é justo e o sabor é garantido.

    ResponderExcluir
  2. Vdd Rodrigo.
    Estivemos lá em julho de 2015. As empanadas são maravilhosas e acompanhadas de uma Sangría então...hummm..

    ResponderExcluir



guias NY .PDF