06 maio 2012

Buenos Aires para Mãos de Vaca - uma voltinha por Puerto Madero


Puerto Madero é uma das regiões mais modernas, elitistas, seguras e, justamente por isto, uma das mais careiras de Buenos Aires.

O projeto de revitalização desta zona portuária histórica, ocorrido durante a década de 90, é exemplar. Atualmente, Puerto Madero é um espaço gastronômico e turístico.



Ao longo dos quatro diques neste trechinho do Rio de la Plata, estão alguns dos melhores e mais requintados restaurantes da cidade, além de algumas notórias armadilhas turísticas, e opções tanto para os mãos de vaca quanto para os viajantes mais abonados.


Se você resolver explorar o outro lado dos diques, encontrará a Reserva Ecológica, um parque enorme e que pode ser um santuário de paz em meio ao caos urbano de Buenos Aires, mas é uma bela pernada se você partir da região dos restaurantes. Mais ao sul há um Cassino Flutuante para aqueles que desejam arriscar a sorte.

La Bistecca


As opções de restaurantes em Puerto Madero são intermináveis, mas, se tivéssemos de indicar um, com qualidade constante e preço razoável, este seria o La Bistecca, uma churrascaria de bufê livre, com massas, mesa de frios e sobremesa inclusa.

Se você for no horário do almoço em dias de semana, há sempre um precinho mais camarada (em torno de 15 dólares com a sobremesa, bebidas à parte) e você não encontrará o restaurante tão lotado, pois a fila do churrasco pode ser irritante nos horários mais concorridos.

Não é a melhor carne da cidade, mas é um preço justo para encher o bucho até estourar, além de ter uma bela vista do rio.


Mas o grande diferencial do La Bistecca são as sobremesas, sempre excelentes e com apresentação de cozinha internacional.


Vale experimentar o Vulcán de Chocolate e a Tulipa de Framboesa.

O La Bistecca fica no Dique 1, na Avenida Alicia Moreira de Justo, 1890.

http://www.laparolaccia.com.ar/

Do que você deve fugir

Na verdade, há várias recomendações do que você deve fugir, seja pelo preço altíssimo, seja pela baixa qualidade.
No entanto, um dos restaurantes favoritos dos turistas brasileiros em Buenos Aires é o Siga La Vaca, com carnes e pratos ruins.
Se você vir arroz branco no bufê, na hora você já deve ficar de antenas ligadas e sacar que é um restaurante para turistas, pois os portenhos só comem arroz na salada. Este é o tipo de lugar que, se você pedir um bife de chorizo, podem lhe jogar qualquer pedaço de carne no prato, pois eles pensam (geralmente com razão) que brasileiros não sabem reconhecer os cortes argentinos.
Mas, como tem gosto pra tudo, talvez você até já tenha passado por lá e adorado.

Cuidado ao pegar um táxi na região de Puerto Madero, pois há denúncias de táxis clonados e você pode acabar pagando mais caro por isto. Confira sempre se há a credencial do motorista dependurada no carro.

Mesmo se você não for almoçar ou jantar em Puerto Madero, esta é uma área muito tranquila e romântica para um passeio a dois.


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

7 comentários:

  1. Fui um dos q caiu no conto do vigário e fui no Viva La Vaca! Qualquer rodizio mediano em uma churrascaria brasileira dá de 10 a zero! O unico ponto a favor é que o chopp é liberado! Heheheheheheh

    ResponderExcluir
  2. Tava rachando de rir aqui... Assim que cheguei em BsAs, primeira refeicao foi o Siga la Vaca. Realmente tem alguns contras, mas ah... pra quem é mao de vaca, nao foi nenhum sacrificio! rs Ainda mais pq tinha bebida liberada, e tomei 1 jarra de chopp! E o vinho se comprasse 1, ganhava outrO! kkkkkk As carnes realmente nao sao grandes coisas nao... Em Puerto Madero mesmo comi no Capisce que é bem melhor, e mais caro. Portanto, Siga la Vaca nao é nenhum fim do mundo nao. rs

    ResponderExcluir
  3. Assim como o Renato, também cheguei em BsAs e fui direto para o Siga la Vaca. Como nosso hotel era próximo a Puerto Madero, optamos por passar as primeiras horas da nossa estada na Argentina naquele bairro. Passeamos pelas margens do Rio de la Plata durante algumas horas e, quando a fome bateu direito, rumamos para o SLV. Também não achei que foi o fim do mundo, mas cometi o erro de experimentar o arroz e o purê de batatas gelados (arrrrgh!).
    Na época, lembro que foi realmente muito barato. Cada pessoa tinha direito a refeição livre, uma garrafa de vinho, água à vontade e uma sobremesa.
    Saindo de lá (com duas garrafas de vinho na cabeça...rs) pegamos um taxi pro hotel e caímos no golpe da nota falsa. Dei uma nota de 100 pesos para o motorista, ele me devolveu, dizendo que não tinha 'cambio' e eu ainda paguei a corrida em real. Quando descemos do taxi percebi que a nota que ele me devolveu era falsa.
    Dias depois, voltamos a Puerto Madero para um jantar bem diferente no restaurante Gourmet Porteño. Era uns 40% mais caro que o SLV e bebidas à parte. Mas valeu cada centavo!
    ;-)

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa noite!
    Gostaria de saber que dia vc foi no La Bistecca pois vi em outros blogs que o jantar pode custar até 110 pesos, bem diferente dos 15 dólares citados. Entendo q vc foi nao almoço, mas sabe me dizer qual foi o dia?

    Obrigado!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Iuri! Se você chega com dólares na argentina atualmente, consegue trocar (no mercado negro, claro) por mais ou menos 6 pesos. Ou seja, 15 dólares = 90 pesos, bem próximo aos 115 que você comentou.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Acabei de voltar de lá e o melhor almoço que tive em Puerto Madero foi no Rey de La Bondiola, na Costanera! O melhor Choripan de Buenos Aires!!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia estou indo a trabalho para Buenos Aires dia 10 e vou ficar hospedado em Puerto Madero com o dinheiro contado onde posso jantar com um preço bom nada de luxo só jantar mesmo simples e quem sabe no ultimo dia poder comer um churrasco rsrsrsrs

    ResponderExcluir