18 outubro 2012

Roma para Mãos de Vaca - La Fraschetta, o mais saboroso nhoque de Roma


O restaurante La Fraschetta, no bairro cheio de vida e encanto de Trastevere, é conhecido por preparar o melhor nhoque de Roma.
Quando fiquei sabendo disto, e por ser um nhoqueiro de primeira categoria, na hora entrou em nosso roteiro obrigatório pela capital italiana.


A portinha perto de La Viale de Trastevere e a poucas quadras da lindíssima Piazza Santa Maria in Trastevere esconde um ambiente acolhedor e intimista, com iluminação fraca e à prova de vampiros (os alhos dependurados por todo o restaurante devem ter alguma utilidade prática, imagino...).


Os garçons são simpáticos e os preços dos pratos dentro do limite do razoável. Se você for mão de vaca ao extremo, provavelmente evitará a maioria dos restaurantes romanos, restringindo-se a lanches e fatias de pizza, mas se você quiser se dar um luxo ocasional, definitivamente La Fraschetta pode constar no topo de sua lista.


Com 30 euros, eu e minha esposa comemos duas bruschettas deliciosas (torradas com azeite de oliva, alho e tomate), dois pratos inesquecíveis de nhoque (um com molho vermelho, outro com molho gorgonzola) e uma garrafa d'água, além de incluir uns trocados para a gorjeta.


Sinceramente, eu não consideraria 15 euros por pessoa uma exorbitância em Roma, é um valor bastante razoável para, se realmente não for o melhor nhoque da cidade, um dos melhores nhoques que já comi na vida, com certeza.

Infelizmente, a má notícia é que o nhoque só é servido às quintas-feiras, ou seja, no restante dos dias você terá de se contentar com o menu usual.
Só lembrando que os pratos de noque não aparecem no cardápio. Às quintas, você deve chegar lá e pedir para o garçom lhe dizer quais são os molhos disponíveis (a maioria dos funcionários se viram bem no inglês), pois esta é uma especialidade para os locais e para alguns poucos turistas mais antenados. Prove o nhoque com molho gorgonzola, que é algo de outro mundo.


Depois, retornamos ao La Fraschetta para experimentar a pizza com massa ultra-fina, igualmente extraordinária. Parece até uma bolacha de tão crocante, com um sabor incomparável.


Já o spaghetti alle vongole estava bom, mas nada muito memorável. O lance mesmo é o nhoque.

Abre todas as noites das 8 à meia-noite, mas o ideal é chegar um pouco antes das nove para não correr o risco de ter ficar esperando por um lugar, pois o restaurante enche rapidamente.

La Fraschetta
Via San Francesco a Ripa 134
http://www.lafraschetta.com/

***

4 comentários:

  1. Oi! Preciso muito do email de vcs para enviar meu comprovante de compra do livro.
    Já enviei outros 2 comentários em posts diferentes ainda sem respostas
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi, Chris.

    O nosso e-mail é maosdevaca@hotmail.com

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you for your beautiful review.
      I hope you come visit our restaurant soon.

      Best regards
      Gianluca from la Fraschetta Restaurant

      Excluir