7 de abril de 2012

Itália para Mãos de Vaca - Da Attilio, a melhor pizza do mundo


Eu sempre desconfio quando se fala de "melhor (qualquer coisa) do mundo", principalmente ao se tratar de comida.
O paladar das pessoas ao redor do planeta é tão diferente, que, às vezes, o que é ótimo para um chinês pode ser horrível para um brasileiro.

Pizza existe em todos os países, e o gosto dela também pode variar bastante. No Brasil, existem centenas de sabores e até rodízio, nos EUA e Itália são apenas uma meia dúzia de sabores e o gosto é muito distinto da versão brasileira.

Vários brasileiros que viajam à Itália reclamam da pizza local, mas, no meu caso, excetuando uma furada numa pizzaria ao lado do Roma Termini, nunca tive uma experiência ruim, pelo contrário.

No entanto, ao ver na TV sobre um concurso anual de melhor pizzaiolo do mundo, que ocorre numa cidadezinha no sul da Itália, juro que fiquei bastante curioso para provar esta suposta "melhor pizza do mundo". O ganhador de 2011 é Attilio Albachiara, que possui sua pizzaria em Acerra, a 20 quilômetros de Nápoles e, até o momento, é o detentor do título de "campeão do mundo", após competir com pizzaiolos dos quatro cantos da Terra.
E isto é o tipo de coisa que me senti na obrigação de conferir um dia.

A primeira dificuldade é conseguir chegar a Acerra, um lugarejo sem grandes atrativos turísticos. As duas opções óbvias são de trem ou de carro.
Já adianto que dirigir em Nápoles e região pode causar grandes emoções, pois o comportamento no trânsito é bastante randômico e o respeito às leis de trânsito é opcional. Não é para quem tem coração fraco. Sem contar que um GPS é imprescindível para se orientar pelas rodovias italianas.
De trem, você pode pegar o Circumvesuviana (a mesma empresa que possui rotas para Pompéia), na linha Napoli Centrale-Bivio Botteghelle-Volla-Pomigliano-Acerra, desembarcando obviamente em Acerra.
Você pode conferir a tabela de preços e horários no link abaixo:

http://www.vesuviana.it/web/en


A viagem demora aproximadamente meia hora e custa pouco mais de 2 euros, e a estação de trem é pertinho da avenida principal da cidade, o Corso Vittorio Emmanuelle II, onde está localizada a pizzaria "Da Attilio".

O dono é simpatissíssimo e há grandes chances de você dar de cara com ele por lá, a não ser que esteja viajando e ensinando sua arte para outros pizzaiolos por aí. Segundo ele, estará viajando em breve para o Brasil para revelar seus segredos a 11 pizzaiolos brasileiros.


A pizzaria é pequenininha, com um salão no segundo andar, uma jóia escondida, destinada apenas para os locais ou para os poucos bravos que empreendem a viagem até lá.


O preço da pizza individual (e não tenha medo do tamanho, é realmente individual) é ridículo, a Marguerita, a mais tradicional, custa 3,50 euros e é simplesmente deliciosa, realmente merece o título que a consagrou como a melhor do mundo. Nunca comi nenhuma pizza como esta antes.


Você devora facilmente uma sozinho e é tão leve que ainda deixa a sensação de querer mais, e é aí que entram as pizzas doces, igualmente maravilhosas (e Attillio nos revelou que conheceu as pizzas de chocolate no Brasil).

A pizzaria está aberta para almoço e jantar, mas fecha às quartas-feiras.

No vídeo abaixo, você pode conferir Attilio Albachiara preparando suas obras-primas de Marguerita.



Pizzeria "Da Attilio"
Corso Vittorio Emmanuelle II, 69/71 - Acerra (NA)
http://www.albachiarachebonta.it/

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


3 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Huuum! Preciso conhecer esse lugar! kkkk

    ResponderExcluir
  2. Eu também, deve ser muito bom. Lugar agradavel e comida de ponta!

    ResponderExcluir
  3. Gente, comi esta pizza e é MARAVILHOSA!
    Obrigada pela dica!

    Luciana Rocha <><

    ResponderExcluir



guias NY .PDF