25 de março de 2012

Roma para Mãos de Vaca - saiba sobre a cidade


Roma é imensa e não é tipo de cidade que se conhecerá bem em uma semana. São tantas as atrações, tantos os museus, tantas ruelas e pracinhas para se conhecer, que você poderia dedicar dias para cada bairro, somente para entrar no clima de Roma.

Aliás, se você é mão de vaca e está indo com a mentalidade de economizar, Roma o deixará de cabelo em pé. São pouquíssimas as atrações importantes de graça e, quando você gasta 10, 5, 15 euros, além dos microgastos, como 1 euro para isto, 2 euros para aquilo, e os 50 centavos usuais para se usar o banheiro, no final das contas o custo pode ser alto. Esta é a má notícia.

Já a boa notícia é que Roma é um museu a céu aberto (impossível escapar deste clichê). Onde quer que você vá, em qualquer esquina que você virar, você dará de cara com a incrível história de Roma, uma cidade que já foi a capital do magnífico Império Romano, sede do cristianismo, um dos centros artísticos durante o Renascimento e um pólo cinematográfico na Itália do pós-guerra.
Há ruínas, edifícios históricos, praças, fontes, monumentos, mosaicos, afrescos, estátuas, portais e aquedutos onde quer que você pise, ou seja, se você for o extremo do mão de vaca e não quiser gastar nada mais além de hospedagem e alimentação, Roma também será um prato cheio, com suas ruas lindas e cheias de vida, um povo falador e a multidão de turistas do mundo inteiro.
Não sei eu recomendaria este extremo da sovinice, pois há algumas atrações que realmente valem o custo da entrada, mas é possível.
Além disto, esta será uma ótima oportunidade para tirar a barriga da miséria e comer muito bem, isto se você não cair numa das incontáveis armadilhas turísticas da cidade, e acabar comendo um macarrão insosso (ou ultra-apimentado) preparado por um indiano.


E prepare o psicológico para as filas, inevitáveis em boa parte das atrações turísticas. Roma é a Disneylândia da arqueologia e você pode facilmente perder uma meia hora numa fila, mesmo que seja para ver uma cripta.

Roma é uma cidade caótica e encantadora, com tanto para se ver que exige do visitante o compromisso de voltar outras vezes para explorá-la melhor, por isto, não se esqueça de jogar a sua moedinha na Fontana di Trevi, para garantir seu retorno um dia.


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


3 comentários via BLOGGER
comente também
  1. viagem.com.betina1 de abril de 2012 19:33

    Muito bom seu blog, fui pra Nova York lendo ele!

    ResponderExcluir
  2. Oi Henri!
    Quando fui para NY comprei seu guia e realmente foi indispensável.
    Bom, ano que vem pretendo ir à Europa e gostaria de conhecer Roma.
    Estou fazendo uma previsão de gastos e estou considerando 80 euros de diária em um Bed & Breakfast em Roma. O que você acha? suficiente?
    Onde ficou em Roma? Poderia me indicar?
    Obrigada,
    Nanci

    ResponderExcluir

  3. Uma boa é Air B&B é uma boa pedida, para os mãos de vaca um amigo conseguiu diária por R$ 80 em Roma.

    Eu vou embarcar nessa também.

    ResponderExcluir



guias NY .PDF