20 de julho de 2014

Nova York, bairro a bairro: Union Square e Gramercy Park


Posso dizer, sem titubear, que uma das minhas regiões favoritas de Manhattan é a Union Square. Esta praça, palco de manifestações artísticas, protestos, ou que serve apenas para o lazer dos moradores e estudantes da vizinhança, é cheia de vida e História.


Além disto, é uma região repleta de lojas econômicas, opções gastronômicas boas e baratas e muito entretenimento, incluindo outras muito mais requitantas e elitistas. Ao redor, você encontrará McDonald's, Dunkin' Donuts, Wendy's e várias delis.


Todas as segundas-feiras, quartas, sextas e sábados, das 8 da manhã até as 6 da tarde, há o Greenmarket, uma feirinha orgânica, onde é possível comprar frutas, verduras, legumes, pães e queijos de produtores locais, e é uma das melhores maneiras para compreender o estilo de vida dos nova-iorquinos.

www.grownyc.org/greenmarket/manhattan-union-square


Na Union Square também é montada, todos os finais de ano, uma feirinha de Natal, com artesanatos, camisetas, roupinhas para cachorros, e é uma ótima maneira para passar as noites, apesar do frio do inverno. É uma feira sempre cheia e animada.

Mas quase todo o ano rola alguma coisa na praça, sejam artistas de rua, bandas, manifestações pacíficas, ou simplesmente um bando de doidos que se reúne para dançar, fazer ginástica ou outras macaquices. Se você estiver com pique, junte-se a eles e dê algumas boas risadas!

Para iniciar um roteiro pela área da Union Square, desembarque na estação 14th St/Union Square, com o metrô 4, 5, 6 (linhas verdes), N, Q, R (linhas amarelas) ou L (linha cinza) e saia pela rua 14. Bem, isto não é exatamente tão fácil, pois a estação de metrô da Union Square é uma das mais importantes de Nova York e possui várias saídas.


Na rua 14 com a Quarta Avenida, você dará de cara com uma grande loja da Best Buy (One Union Square South) e abaixo a Nordstrom Rack (60E 14th St). Do outro lado da rua a leste, seguindo pela rua 14, há o mercado Food Emporium (10 Union Square East), com opções baratas de alimentação self-service, e uma loja da Gamestop (107E 14th St.), para os aficcionados por videogames e, seguindo um pouco mais adiante, há o supermercado Trader Joe's, para os mais naturebas.

(Cena do show Fuerza Bruta)

Se você retornar e subir pela Quarta Avenida, que naquele ponto é chamada Union Square East, e depois se torna a Park Avenue, há uma loja imensa da Babies'R'Us (24 Union Square East), para roupas, acessórios e outros badulaques para bebês, e seguindo um pouco mais, há o teatro onde está em cartaz o espetáculo Wayra, um dos melhores shows do planeta!

http://fuerzabrutanyc.com

Neste vídeo, você pode conferir a gravação deste show no Luna Park, em Buenos Aires. A versão nova-iorquina tem proporções bem mais reduzidas, mas tem a mesma vibração incrível. É simplesmente uma experiência única.



Retornando pela rua 14 em sentido oeste, você passará pelo Whole Foods Market (4 Union Square South), um supermercado careiro mas de encher os olhos e, ao lado, há uma loja enorme da Forever 21 (4 Union Square South). Acima há uma ótima loja da Burlington Coat Factory. Um pouco mais adiante, há uma outra loja que faz a alegria da mulherada, chamada Strawberry (38E 14th St.), com preços ótimos.

Entre a Quinta e a Sexta Avenidas, há uma grande loja da Guitar Center (25W 14th St.), de deixar qualquer músico ensandecido. A seção de guitarras, logo na entrada, é estonteante e você pode testar o equipamento ali mesmo na loja e, de vez em quando, algum músico acaba dando um showzinho particular ali.

Retorne para o parque e suba pela Union Square West, subindo até a rua 17, ali você encontrará o mega-petshop Petco (860 Broadway), caso você queira levar uma lembrancinha para seu totó.


Prossiga pela Broadway e, neste trecho, você avistará a Paragon (867 Broadway), uma loja de produtos esportivos bastante completa e também um restaurante Chipotle do outro lado da rua.

Vire à esquerda na rua 18, caminhando até chegar na Sexta Avenida. É nesta rua que está a Adorama (42W 18th St.), uma das principais lojas de fotografia de Manhattan, muito menor do que a B&H Photo, mas também muito completa e que, às vezes, tem alguns preços melhores.

Volte pela rua 18, passando pela Broadway, Park Avenue até chegar à Irving Place. Você estará na região do Gramercy, uma das vizinhanças mais luxuosas da cidade, com antigas townhouses e prédios residenciais históricos.


Subindo pela Irving Place mais duas quadras, você avistará o Gramercy Park, um parque privado, um conceito estranhíssimo, fechado à chave e que só pode ser visitado pelos moradores da área.

Dentro do parque, há algumas esculturas e as cerejeiras são belíssimas na primavera, mas você só poderá ver tudo de fora e fotografar pelas grades, infelizmente...

Por fim, siga pela rua 21 em sentido oeste até a Park Avenue e você encontrará a estação do metrô da linha 6 (verde), ou poderá retornar à Union Square seguindo para o sul pela Avenida.



Eu recomendo metade de um dia para percorrer este itinerário e, se for um dia bonito, sente-se um pouco na Union Square, almoce ao ar livre e aproveite para admirar os cachorros brincando no parque destinado a eles ao sudeste da praça. E tire uma foto com a estátua do Gandhi também!



Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


6 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Estou indo para Nova York e acabei de comprar o guia mão de vaca em 04/02/12.Espero que me ajude,principalmente em relação a transporte,principalmente que não falo nada de ingles, mas não gosto de ser enganado..muito bom o site e as dicas, mas prefiro o ebook,por ser mais pratico.

    ResponderExcluir
  2. Fala galera do Mãos de Vaca. Vou embarcar para NY em maio e ficarei no NYMA perto do Empire State Building. É mais ou menos nesta área do Gramercy Park. Já estou de olho em suas dicas há bastante tempo e tenho certeza que serão bem úteis. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. texto muito bom! estou indo para NY no dia 2/3 e vou ficar nesta região. já conhecia o blog mas procurava um texto que falasse sobre essa região, vim olhar as nova postagens e encontrei. hehe
    parabéns pelo blog, gosto muito dele!

    ResponderExcluir
  4. Estimados.. otimo guia... vou comprar um para levar comigo na minha viagem a NY. A proposito preciso de um informação: Vou por dois meses a NY (abril e maio). Qual o bairro mas barato (e que seja bom também) para alugar um apartamento pequeno para um casal ??? E em que site encontro ??? Muito obrigado. !! E parabéns !!

    ResponderExcluir
  5. quando voltarem, postem aqui as atualizações, gracias
    jeanete

    ResponderExcluir
  6. AMO NY!! JA FUI 5 VEZES E NUNCA DA PRA VER TUDO MESMO! ADOREI AS DICAS

    ResponderExcluir



guias NY .PDF