17 fevereiro 2012

Mãos de Vaca na Mídia - Revista MRV


Camila Freitas

De tão acessível e simples de gerenciar, os blogs se popularizaram entre os internautas e hoje é difícil encontrar quem não tenha se aventurado por esse terreno do mundo virtual. Passada a empolgação inicial, porém, muitos deles são deixados de lado por seus donos, e acabam desatualizados ou esquecidos na rede. Mas há quem leve esta ferramenta a sério, transformando o que era um hobby em fonte de renda.

Quando o curitibano Henry Bugalho, de 31 anos, e a paulistana Denise Nappi, de 29 anos, criaram o blog Nova York para Mãos de Vaca, em 2007, não imaginavam que falar sobre turismo econômino na capital do mundo pudesse atrair a atenção de tantos leitores: 600 mil ao ano. "Tudo começou como uma grande brincadeira. Havíamos mudado recentemente para Nova Iorque e tínhamos dificuldade para encontrar coisas baratas e acessíveis. Resolvemos, então, compartilhar nossas experiências no blog, mas não esperávamos ganhar dinheiro com isso", conta Henry.

Enquanto o número de visitas saltava de 300 por mês para 300 por dia, a demanda dos próprios leitores por um material impresso para levar na viagem impulsionou a criação do Guia Nova York para Mãos de Vaca. O retorno financeiro da venda dos exemplares se somou à receita gerada pelo Google Adsense - sistema automatizado que cria anúncios de texto de acordo com o conteúdo do blog. A quantia a ser paga é baseada no número de acessos. Quanto mais, melhor.

"Quando chegou o primeiro cheque no valor de U$ 100 ficamos muito felizes. Mas não foi tão simples assim. Tivemos um retorno financeiro apenas dois anos e meio após criar o blog", revela Denise, que destaca a importância de manter o conteúdo atualizado para atrair o leitor fiel. "A nossa relação com os leitores é muito boa. Muitos se tornaram nossos amigos e, pelo menos uma vez por ano, nos reunimos em um encontro. O último foi em São Paulo e contou com a presença de 50 pessoas de todo o país", comemora.

Argentina na mira

O casal não parou por aí. Ao perceberem o potencial do blog, eles decidiram expandir o negócio. "Vendemos nossa casa e a pequena empresa que tínhamos em NY e colocamos o pé na estrada", lembra Henry. Atualmente eles estão em Buenos Aires preparando um guia da cidade. A capital da Argentina foi escolhida por um motivo muito simples: "Se tínhamos 300 mil acessos por ano e cerca de 200 mil brasileiros viajam a NY nesse mesmo período, podíamos concluir que grande parte desses turistas visitavam o nosso blog. Imagina, então, o alcance que podemos ter escrevendo sobre Buenos Aires, que recebe mais de um milhão de brasileiros todos os anos?", argumenta a paulista. Europa, próximo destino da dupla, que os aguarde.

Com tanto sucesso, o blog foi rebatizado: Viagens para Mãos de Vaca (http://www.maosdevaca.com) e, hoje, é a principal fonte de renda do casal. "Nós mesmos custeamos todas as despesas de nossa viagens, sem nenhum tipo de cortesia ou patrocínio. Até preferimos manter o anonimato quando visitamos locais turísticos para não receber nenhum tratamento diferenciado, para sentir tudo na pele como qualquer outro turista", destaca Henry.

Publicado na Revista MRV fev/mar de 2012



Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

2 comentários:

  1. Henry, o blog é sensacional

    Nessa imersão na Argentina, não esqueçam de "Brasiloche"

    Armenio Terzian

    ResponderExcluir
  2. Que bacana o blog de vocês!! Adorei!!!
    Beijos,
    Carol
    http://colaemmim.com/

    ResponderExcluir