4 de janeiro de 2012

Taiwan para Mãos de Vaca - um dia em Tainan? É pouco! - parte 1

Tainan, Taiwan

Tainan é a mais antiga cidade de Taiwan e, se você estiver buscando tradição, a verdadeira China de seu imaginário, este é um ótimo contraponto à modernidade da capital Taipei.

Estive em Taiwan a convite do governo chinês para conhecer e falar sobre o país, e visitar Tainan foi uma grande surpresa e uma maravilhosa experiência a de se embranhar em suas ruelas e, a cada esquina, dar de cara com belíssimos templos.

Como chegar?
Taiwan - trem-bala

Desde de Taipei, a maneira mais fácil e rápida para chegar em Tainan é com o ultramoderno trem-bala da linha Taipei-Kaoshiung High Speed Rail. O tempo de viagem é de 1 hora e 45 minutos, mas o trem é tão confortável e a paisagem no caminho tão bela que o tempo passa voando. O preço de um trecho é mais ou menos de 50 dólares americanos.
No entanto, a estação do trem-bala é um pouco afastada da cidade, então você tem duas opções: 1 - pegar um táxi, que custará em torno de uns 10 dólares, ou 2 - pegar um outro trem que o levará até a estação central de Tainan, e que custará menos de 1 dólar. Você pode fazer a conexão dentro da própria estação do trem-bala.

Onde me hospedei?

Eu dei azar de chegar na cidade na véspera de um grande evento, ou seja, todos os hotéis estavam lotadérrimos. Como não havia feito reserva, tive de procurar bastante até encontrar quarto vago no Hotel Tainan, a uma quadra de distância da estação de trem.
O preço é bastante salgado para os parâmetros taiwaneses, cerca de 100 dólares americanos, mas este acabou sendo um dos poucos luxos que me dei nesta viagem. Valeu a pena, pois é um hotel muito bom, bem localizado e com uma equipe bastante atenciosa.

http://www.hotel-tainan.com.tw/Design/cmain.htm

No entanto, se seu orçamento for muito mais restrito, existem boas opções a partir de 30 dólares pela cidade, basta saber procurar.

O que ver?

Tainan, Taiwan

Sem dúvida, o mais fascinante de Tainan é a viagem no tempo que você realiza ao caminhar por aquelas ruas e visitar seus templos centenários.
Há muito para se ver e a quantidade de pequenos templos é avassaladora. Literalmente, você acabará pulando de templo em templo.

Templo de Confúcio

Tainan, Taiwan

Construído em 1665, este é o mais antigo templo confucionista de Taiwan. É um ambiente extremamente agradável e pacífico, apesar da multidão de visitantes diários.

Tainan, Taiwan

Enquanto a visita ao parque ao redor e aos templos secundários seja gratuita, você terá de pagar para entrar no templo principal, mas é uma bagatela que custa em torno de 1 dólar.

Tainan, Taiwan

O templo fica localizado em Section 1, Fuqian Rd.

Templo Koxinga

Tainan, Taiwan

Não muito longe do templo de Confúcio, você encontrará o templo Koxinga, em homenagem ao herói que libertou Taiwan da dominação holandesa no século XVII e, na minha opinião, um dos mais belos templos de Tainan.

Tainan, Taiwan

Ao redor do templo há um parque com uma fonte de dragão, local bastante tranquilo para sentar-se e descansar, ou refletir um pouco.

Tainan, Taiwan

O templo Koxinga fica também na Section 1 Fuqian Rd., no cruzamento com Kaishan Rd.

Museu National de Literatura Taiwanesa

Tainan, Taiwan

Subindo a Kaishan Rd. em sentido norte, você chegará ao Museu National de Literatura Taiwanesa, com entrada franca e onde sempre há exposições temporárias. Quando estive lá, havia um acervo de obras de Honoré de Balzac traduzida para o chinês, além de uma exposição sobre o desenvolvimento da língua taiwanesa, que é bastante diferente da chinesa e não possui escrita.
O único problema é que todas as legendas e informações estão em chinês, ou seja, só dá para "ler" as figuras.

Este percurso pelo sul de Tainan pode ser feito em metade um dia, com tranquilidade. Conhecer os templos da cidade é uma experiência de paz e reverência.
Uma observação: se você ficou curioso para conhecer estes templos e não pensa em ir para Taiwan tão cedo, no Google Map há a opção de street view dentro dos parques e do templo. Dá uma bela noção do que esperar.


View Tainan in a larger map



Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

Postar um comentário



guias NY .PDF