22 janeiro 2012

O que há de melhor em Buenos Aires, La Cabrera e Sarkis, do bife de chorizo à comida armênia

Bife de Chorizo

Quando se fala da gastronomia argentina, a primeira coisa que se vem à mente é o churrasco (parilla), principalmente o famoso bife de chorizo, um corte conhecido como entrecot no Brasil, uma carne macia e muito saborosa.
Há um mito entre os brasileiros que todos os bifes de chorizo em Buenos Aires são bons, o que está longe de ser verdade. Existem ótimos bifes de chorizo, mas também os bifes de chorizo sola.

O que pode ocorrer é que aquela portinha imunda perdida em alguns dos barrios portenhos prepare carnes excelentes, mas isto não é a regra.
Outro equívoco é ir em algum restaurante, principalmente os de bufê livre (tenedor libre), pedir um bife de chorizo e receber uma carne qualquer, ainda mais se o churrasqueiro perceber que é turista e, por isto, que não saberá identificar qual é o corte. Há muitos restaurantes do gênero que simplesmente lhe dão qualquer carne no lugar de um verdadeiro bife de chorizo.

Como saber se o restaurante tem um bom churrasco, então?

Via de regra, você só saberá indo lá e experimentando, mas dois bons indícios são: 1 - uma porção de portenhos e 2 - os comentários no Guia Óleo (onde se pode obter descontos para alguns restaurantes).

Mesmo se você for num lugar legal e a carne estiver boa, isto não é uma garantia que será sempre assim, pois muitos restaurantes de Buenos Aires tem dificuldade de manter um padrão de qualidade, com pouca consistência nos produtos e serviços. Você vai uma vez, está ótimo; vai outra, está uma porcaria.

No entanto, se você quiser o melhor bife de chorizo de Buenos Aires, você acabará passando, sem dúvida, no restaurante La Cabrera. O problema é que não é um restaurante muito barato, ainda mais se você incluir bebidas caras, mas para um casal sairá em torno de uns 50 dólares. Mesmo assim, você estará indo num dos melhores restaurantes de Buenos Aires, enquanto que em São Paulo e Rio de Janeiro você mal consegue ir a uma churrascaria meia boca por este mesmo preço.

Existem dois restaurantes desta rede na mesma rua, a uma distância de meia quadra, o La Cabrera e o La Cabrera Norte. particularmente, preferimos o La Cabrera Norte, com um ambiente mais intimista e agradável e com os garçons que já conhecemos.

Por ser o melhor churrasco da cidade, reserva acaba sendo quase imprescindível, principalmente no jantar e em feriados. Aparecer sem reserva no La Cabrera pode ser sinônimo de horas de espera em dias mais movimentados. Não faça esta burrada!

Como acompanhamento aos cortes de carne, há uma série de molhos que são uma atração à parte, pois nem sempre são os mesmos. Se você estiver em duas pessoas, a dica é pedir o bife de chorizo em corte mariposa, pois eles abrem o bife, que não fica tão grosso, mais bem passado e maior.
De uma segunda vez, sugiro que experimente também a bondiola, uma carne de porco maravilhosa.

La Cabrera

de quarta a domingo das 12:30 às 16:30
de segunda a quinta das 20:30 às 1:00/ de sexta ao domingo das 20:30 às 2:00

Sarkis, o melhor restaurante de Buenos Aires

Você provavelmente não deve associar comida árabe com Buenos Aires, mas o fato é que o restaurante considerado o melhor da cidade é um de comida armênia, Sarkis, com pratos bastante conhecidos para nós brasileiros, como kibe, tabule, cordeiro, arroz marroquino e kafta.

É um dos locais preferidos dos portenhos e, assim como o La Cabrera, pode ficar lotado para o jantar, mas raramente se vê turistas no Sarkis. Por isto, reserva também é imprescindível, se você não quiser amargar horas de espera por uma mesa. Agora, se você chegar para o almoço na hora de abrir, ao meio dia, é quase certeza que encontrará o restaurante quase vazio.

A grande sacada do Sarkis, além de uma comida deliciosíssima, é a opção de perdir meia porção de quase todos os pratos, assim você pode experimentar uma variedade enorme de acompanhamentos e pratos principais. A nossa recomendação para carnes é o cordeiro e a kafta al fierrito (as duas carnes nas fotos acima), com um pão sírio que sai quentinho do forno a lenha, além do tabule e o arroz marroquino, mas tudo é de alta qualidade.
O preço da refeição sai em média uns 30 dólares para um casal, empanturrando-se e talvez até dê para levar o restante comer mais tarde.

O Sarkies é uma boa alternativa, caso você esteja há muitos dias em Buenos Aires, para quebrar um pouco o ciclo churrasco/pizza/empanada.

Restaurante Sarkis
Thames 1101
de segunda a domingo das 12:00 às 15:00 e das 20:00 às 1:00

E tanto o La Cabrera quanto o Sarkis estão localizados na Villa Crespo, pertinho dos outlets onde os turistas fazem a festa. Se você for até lá no horário do almoço, dá para sair e passar fazer umas comprinhas.

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

12 comentários:

1. La cabrera e sensacional! Carne maravilhosa! E as melhores alcachofras q Ja comi! Estive semana passada la e adorei. Virou meu restaurante favorito em buenos Aires!!!

ResponderExcluir
  2. These dishes look amazing! Thanks for sharing!

3. O La Cabrera fez uma fama enorme entre os turistas, mas os locais não acham que o custo vale o beneficio. Eu particularmente estive lá por 2 vezes e realmente achei medianas as carnes pertos das opções que a cidade oferece.
    Uma alternativa é a Cabaña Villegas em Puerto Madero, local maravilhoso, preços menores e atendimento sensacional ...
    Com minha esposa e filho tomando um vinho muito bom, minha conta saiu equivalente a 100 reais .

ResponderExcluir
  4. sou portenho e a cabrera é muito "turismero" muito caro cheio de gringo, feito para gringo, o preço muito caro para comer carne, em buenos aires tem muitos meljores lugares..

5. E quais vocês sugeriria que seja bom, com qualidade constante e que não sejamos maltratados pelos garçons?

Abraços.

ResponderExcluir
  6. Henry, têm um lugar pitoresco, um pouco longe, mas que vale a visita.
    Eu aproveitei minha visita ao Shopping Unicenter e fui conhecer:
    Los Talas del Entrerriano
    Brigadier Juan Manuel de Rosas, Av. 1391, Zona Oeste > José León Suárez, O lugar é simples,( muito simples), mas o lechon (leitão), o matambre e a fraldinha valem a viagem. Final de semana bomba, indice de turistas quase zero ( até pq é distante).

ResponderExcluir
  7. É isto que mata, Henrique. Existem vários locais bons fora do circuitão turístico, mas que às vezes não valem a viagem.

Em Paris, fomos naquele que é considerada a melhor croissanteria da cidade, ou seja, provavelmente do mundo, mas era tão longe e fora de mão, que não valia a pena, ainda mais quando boa parte dos croissants de Paris são bons.

Acho que um fenômeno semelhante ocorre em Buenos Aires. São tantas as portinhas com parilla excelente ou boa, que às vezes não vale se deslocar para ir em algum restaurante longe, ainda mais se o turista tem poucos dias na cidade.

Abraços.

ResponderExcluir
  8. Henry, você têm toda razão. Como voltei várias vezes pude fazer incursões fora do roteiro turistico. Para o marinheiro de primeira viagem o ideal é maximizar o tempo nas proximidades, até porque tempo vale ouro em viagens curtas.

Só acho que em qualquer lugar do mundo devemos pesquisar onde os locais comem e evitar arapucas ( em Buenos Aires o Guia Oleo é nota 10 para isso). Fico surpreso ao ver os brasileiros acharem lindo comer no Cabana Las Lilas, levar uma facada no bolso e achar que
    fizeram um grande negocio ...

Alias, parabéns pelo seu trabalho, estou indo a NY neste mês e seu guia têm sido de grande ajuda no planejamento da viagem. Grande abraço !

ResponderExcluir
  9. Estive no La Cabrera em Abril do ano passado; fui com meu marido e uma filha. Pedimos um bife de chorizo de 800gr p/ os 3. Comemos bem. De fato, os molhos são sensacionais. Sabíamos da fama e da necessidade de reserva mas como era uma 2° feira e, por perto existem outros restaurantes, arriscamos e, depois de esperar por +ou-1:30h, conseguimos uma mesa. Achei o restaurante muito "apertadinho" e a decoração deixa o lugar "entulhado". Prefiro comer em um local mais "arejado" no sentido de amplo mesmo...rsrs
    Valeu p/ matar a curiosidade de tanta fama mas vamos combinar... Dizer que é a melhor carne de Buenos Aires é um pouco demais... Comemos muita carne melhor que a delá. Um que pra mim foi inesquecível, foi o Buenos Aires Grill, ao lado da Livraria Ateneo. Excelente e muito melhor.
    Fomos tb a um restaurante com comida excelente(carne tb), o Maipú. Bem mais simples, mais barato e muito melhor. Enfim, estou indo novamente p/ BA no proximo dia 15, ao La Cabrera, com certeza não iremos mas já anotamos alguns endereços que fomos ano passado p/ voltar. Vamos ver se, ao contrário do que foi postado, a qualidade está mantida. Volto com mais dicas.

ResponderExcluir
  10. Estive em Buenos Aires esse fim de semana, fui ao Sarkis, por conta da indicação de vocês e tive alguns contratempos. Com relação à comida, realmente, é muito saborosa, mas o atendimento e a falta de informações quase me deixaram sem dinheiro algum para poder voltar para o hotel, já que eu não vi na porta do restaurante que eles não aceitavam "tarjeta" (cartão de crédito), porque tal aviso estava praticamente apagado. Pedia duas meias-porções, uma de Kafta e outra de carne, mais um refrigerante e uma água, e a conta deu 120,00, por conta de uma taxa que me cobraram chamada "cobierto", referente as duas mesas que ocupamos (uma sentamos e a outra colocamos nossas sacolas.... aliás, não foi só aqui que tive a surpresa de comprar algo e depois perceber que não aceitam cartão. Em um supermercado de Palermo, em pizzarias e até no hotel, tudo tinha que ser pago em dinheiro.

11. O Sarkis é sensacional! Já fui umas três vezes lá e em todas comi muito bem! O único porém, talvez, seja o mal-humor de alguns dos garçons...

12. celia - estive em 29/03/14 no Cabrera Norte. Escolhemos o vinho e não tinha, depois escolhemos outro vinho que tb não tinha, por último escolhemos um outro vinho e por sorte tinha. A carne, escolhemos o "Ojo de bife Kobe" de 500 gramas e como não sabíamos pedimos um acompanhamento, (esse foi desnecessário), já que eles trazem varias minis porções como acompanhamentos e tb nos ofereceram saladas.
    Gostei do atendimento e tb da carne, achei o custo beneficio muito bom. RECOMENDO