20 janeiro 2012

Ano-novo chinês em Nova York (eventos)


Ao contrário do nosso calendário solar, os chineses seguem o calendário lunar, o que faz com que a virada do ano caia em dias diferentes, entre meados de janeiro e fevereiro.

Em 2012, o ano-novo chinês - o ano do Dragão - ocorrerá no dia 23 de janeiro, segunda-feira, e, como sempre, haverá uma grande celebração nas ruas de Chinatown, uma das maiores comunidades chinesas dos EUA.
A festa de ano-novo será celebrada no Roosevelt Park, seguindo pela Grand Street até a Chrystie Street.
Entre as 11 horas da manhã e as 3:30 da tarde, haverá a tradicional queima de fogos chineses, dança do leão, cantores e bailarinos orientais.

Chinese New Year in New York

Mas a festa não acabará aí. No final-de-semana seguinte, no dia 29 de fevereiro, domingo, o ano-novo será comemorado com uma parada pelas ruas do bairro, começando na Mott St., passando pela Canal St., Bayard St., East Broadway e acabando na Worth St. Espera-se, desfilando na parada, mais de 5 mil pessoas neste ano.
O horário da parada é entre 11:30 da manhã e 4 horas da tarde.

As festividades étnicas de Nova York são sempre experiências muito interessantes para compreender as influências e origem da diversidade cultural da cidade.
E seja em dias de festividades ou corriqueiros, um passeio por Chinatown é repleto de surpresas e descobertas.

Um comentário:

  1. Olá Henry.

    Amanhã pelas 4horas da tarde ainda vale a pena dar uma passadinha por chinatown?

    é que eu chego amanhã do funchal a newark pela uma e meia da tarde, vou directo pro hostel e só por volta dessa hora estou despachado

    ResponderExcluir