30 dezembro 2011

Feliz Ano Novo! A festa da virada em Nova York

TIMES SQUARE  NEW YEAR'S EVE  2011     -     Times Square, Manhattan NYC   -   12/31/10 & 01/01/2011


Reveillon em Nova York

A virada do ano na Times Square é uma das mais famosas do mundo, mas precisa ser corajoso para encarar:

- aquela multidão de milhões de pessoas;
- o frio que pode chegar a uns menos 15 graus;
- as longas horas de espera (uma média de 8 horas, se você quiser ficar num bom lugar);
- a impossibilidade de comer algo ou ir ao banheiro.

Quem nunca ficou exposto por horas a temperaturas negativas não tem ideia de como isto é ruim, mas se você estiver com disposição e um casaco bastante reforçado, desejo-lhe coragem para passar o reveillon na Times Square.


Confira a programação deste ano, no dia 31/12:

15:00 - a região é fechada para o tráfego e a polícia começa a organizar a multidão por seções. Quanto mais cedo você chegar, melhor será a sua visão da festa.
18:00 - a bola da Times Square é erguida.
18:03 até 18:13 - cerimônia de abertura, com dança do leão
18:20 - começa a distribuição de chapéus, bexigas e cachecóis para a festa.
19:18 em diante - haverá apresentações de música, com Justin Bieber, Lady Gaga, Pitbull, Diego Torres, um potpourri do musical da Broadway "Rock of Ages", entre outras atrações.
23:59 - começa a contagem e, quando chega a meia noite, desce a bola da Times Square.

Você pode conferir em detalhes tudo que ocorrerá nesta noite no site oficial da virada na Times Square.

http://www.timessquarenyc.org/events/new-years-eve/index.aspx

Central Park na virada do ano

New Year's Eve in Central Park

O Reveillon é a oportunidade para muitos restaurantes e bares meterem a faca nos turistas e cobrarem preços exorbitantes. É muito difícil encontrar algum divertimento gratuito ou barato nesta data, e é aí que entra a festa no Central Park.

A multidão, muito menor da que vai para a Times Square, se reúne na concha acústica perto da Besthesda Fountain, na altura da rua 72 do East Side. A festa é gratuita.

O bom é que não precisa chegar tão cedo. Se você for para o Central Park por volta 22:30, já encontrará bastante gente, mas mesmo assim ainda há espaço para se mover. Há concurso de fantasias, algumas apresentações de grupos pouco conhecidos, mas o clima é descontraído e todo o mundo se diverte bastante. Aparentemente, a maior parte do público é de nova-iorquinos, que foge da loucura turística da Times Square.

(clique na foto para ampliá-la)

Fogos de Artifício

Exatamente à meia-noite, ocorre uma linda queima de fogos, que deixa aquela do 4 de julho no chinelo. São uns 20 minutos de fogos, de várias cores e que podem ser vistos de vários pontos do parque, sem aglomeração nem tumulto.
É o momento do início da corrida da meia-noite, quando centenas de pessoas percorrem um trecho de alguns quilômetros pelo Central Park.

E, assim como ocorre na maioria das festas nos EUA, há hora para começar e para acabar. Logo após a queima de fogos, todos vão embora. O mesmo ocorre na Times Square. Meia hora depois, a prefeitura já começa a limpar as ruas e não resta uma alma para contar a história.

(clique na foto para ampliá-la)

Tudo que posso dizer é que, para aqueles que pretendem passar o Reveillon em Nova York mas ainda não sabem o que fazer nem querem se meter na Times Square, a festa no Central Park é uma ótima alternativa.
Está longe de ser tão badalada, mas é diversão garantida.

É a certeza de uma festa legal, sem empurra-empurra.

Um comentário: