07 setembro 2011

Junte-se a um tour gratuito por Buenos Aires

Buenos Aires

Um tour por uma cidade que não conhecemos direito acaba sendo inevitável, mas nada vem de graça na vida, não é?

Mais ou menos, pois em Buenos Aires existe um tour gratuito com dois roteiros possíveis: um partindo da Plaza del Congresso e passando por alguns dos principais pontos turísticos da cidade, o outro partindo da Plaza San Martín e fazendo um percurso pelo charmosíssimo bairro da Recoleta.

O primeiro roteiro começa às 11 horas da manhã e os interessados só precisam aparecer, de segunda à sábado, na Plaza del Congreso, na Avenida Rivadavia com a calle Rodrigues Peña. Não precisa de reservas, nem de nada, é só chegar lá e se encontrar com o guia que veste uma camiseta verde.

Plaza San Martin, Buenos Aires

O segundo roteiro começa às 5 da tarde, na Plaza San Martín, na Avenida Santa Fé com a Maipú, em frente à estátua do Libertador (acima). Também não necessita reservas, basta chegar a participar do tour, também de segunda a sábado.

Buenos Aires Free Walking Tour

O passeio é bastante informal e com vários vislumbres não-tradicionais sobre a cidade de Buenos Aires e sobre os portenhos. Os guias são alto astral e podem fazer do tour um programa bastante divertido.

Ao todo, são umas 2 horas caminhando pelas ruas de Buenos Aires, portanto, se você é do tipo sedentário e que não consegue (ou não quer) caminhar algumas quadras, o negócio é pular o passeio gratuito e contratar um tour que o leve de van ou ônibus para as atrações.

Recoleta at night

No entanto, este tour é direcionado para os gringos, por isto, todas as explicações são em inglês. Se você dominar o idioma, ou tiver uma boa compreensão do inglês falado, esta é uma excelente opção de passeio.
Se você só confiar no português mesmo, então terá de procurar um guia brasileiro por aí.

E comos gringos tem a cultura de dar gorjetas, o tour gratuito acaba não saindo totalmente de graça.
Se você compareceu, ouviu as explicações e aproveitou, eu não vejo razão alguma para que você não desembolse alguns pesos para pagar o guia, pois esta é a única renda que ele terá por aquele dia, afinal de contas, uns trocados não vão matar ninguém!

Conclusão: se você entende inglês, gosta de caminhar e estiver disposto a dar uma contribuição voluntária no final do passeio, eu recomendo fazer um dos passeios do Free Walking Tour em Buenos Aires. É uma ótima maneira para explorar esta incrível cidade.

Site oficial do Free Walking Tour
http://www.bafreetour.com/


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

12 comentários:

  1. Fiquei muito triste em saber q mudaram p BA, pois realmente vai muito brasileiro, mas so pobreza, ou seja o lugar pobre esta BA.
    Deveriam ter mudado para algum lugar onde iriam crescer, mas regredir? Sinceramente, fiquei triste, eh uma pena....

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mariza.

    Obrigado por sua preocupação, mas 1 - não nos mudamos para Buenos Aires, 2 - nós sabemos exatamente o que precisamos fazer para crescer, não foi seguindo conselho dos outros que realizamos nossas conquistas, 3 - Buenos Aires é uma cidade muito linda e pobre de espírito é aquele que só consegue enxergar beleza em países de Primeiro Mundo.

    ResponderExcluir
  3. Aonde já se viu uma completa desconhecida querer dar pitaco em nossas vidas? Pq vc nao perde seu tempo com vc e sua familia? Get a life!

    ResponderExcluir
  4. Ola Henry e Denise, as informações e dicas ajudam muito, inclusive estive em Nova York em outubro de 2010, e o roteiro preparado fez muito sucesso graças ao mãos de vaca. Estou indo para BA pela primeira vez, em outubro, pode me ajudar com dicas para para curtir os 4 dias que ficarei lá.
    Obrigado
    Jose Luís

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkk

    ja tinha adorado a ideia do blog de vcs

    com essa resposta pra essa tapada ai, virei fãkkkkkkkk

    buenos aires eh linda, quando me aposentar (daqui uns 32 anos) vo morar lá

    ResponderExcluir
  6. lembrei agora que esqueci uma coisa importante

    anos passado (ou sei la quando, sou ruim de percepcao temporal) fui a BH com a muie e demos a monstruosa sorte de entrar no cemiterio da recoleta no exato momento em que se iniciava um tour com um prof de historia carequeinha. foram duas horas magicas dentro daquele cemiterio, uma vez que eu amo escutar sobre historia e o guia era um carequinha pesquisador de historia de verdade, que sabia horrores sobre tudo o que eu perguntava (olha que nao foi poca coisa). mas perdi o flyer que ele me deu e ate hoje nao sei mais o site dele. era um carequinha que era presidente da associacao historica de BA ou coisa assim. ele organiza tours pra diversos lugares da argentina. se o conhecerem por favor fazer referencia.

    sucesso ai na terra dos hermanos

    tudo de bom

    ResponderExcluir
  7. Fizemos os 2 tours em um dia e valeu muito a pena.
    Os guias são divertidos, descontraídos e os grupos bastante heterogêneos, com pessoas de todos os lugares do mundo.
    Divirtam-se vocés também!

    ResponderExcluir
  8. Esse assunto de gorjeta sempre me deixa confusa. Acho mesmo que o guia merece ser gratificado pelo serviço prestado. Mas quanto seria uma gorjeta ideal e justa para ambas as partes?

    ResponderExcluir
  9. Você tem hotel bom e barato em Buenos Aires para recomendar?

    ResponderExcluir
  10. Henry e Denise, que bom estão em Buenos Aires. Eu tenho dois guias de vcs, um impresso (livro) e outro no computador. Comprei primeiro o livro e depois como voltei a NY, achei melhor atualizar as informações com o ebook. Adoro as dicas de vcs. Agora estou indo pela primeira vez para Buenos Aires, vcs ainda estão por ai? Sobre os guias, eles não tem nenhum dia da semana que falam espanhol. Estou indo com mais 2 casais, e eles não sabem inglês. Eu adoraria fazer este tour a pé. Abraços

    ResponderExcluir