28 setembro 2011

Campanha Wifi Grátis nos Aeroportos


Qualquer um que já teve de esperar em qualquer aeroporto brasileiro por algum tempo e decidiu conectar-se à internet sem fio (Wifi) com seu notebook, seu tablet ou seu smartphone, já descobriu os perrenques de se viajar por um país onde conectividade ainda é uma utopia.

Os aeoroportos brasileiros não oferecem conexão Wifi gratuita e ilimitada para seus passageiros, mesmo pagando uma das taxas de embarque mais caras do mundo. É simplesmente ridículo que haja conexão sem fio gratuita para os 100 mil habitantes da Rocinha, no Rio de Janeiro, e não haja conexão "gratuita" (entenda-se, paga à Infraero pela nossa taxa de embarque) para os milhões de brasileiros que passam todos os anos por nossos aeroportos.

A presidente Dilma havia prometido internet grauita em aeorportos até o final de julho, mas até o final de mês de setembro isto ainda é lenda. Rolam boatos que alguns aeoportos estão implentando Wifi para os passageiros com cartão de embarque e com limite de 15 minutos de acesso.

15 minutos?! Não dá tempo nem de ler o e-mail se a conexão for lenta!

Por isto, gostaria de iniciar agora, entre os leitores do "Viagens para Mãos de Vaca", blogueiros de viagens e todos os demais viajantes do Brasil, a campanha "Wifi Grátis nos Aeoportos".

Como você pode participar?

O primeiro passo é passar esta campanha adiante em seu blog, mural do Facebook, orkut ou no Twitter com o hashtag #freewifiaero

Depois, contatar a ouvidoria da Infraero, tanto através do formulário de contato quanto pelo telefone e fazer uma reclamação.

http://www.infraero.gov.br/index.php/br/ouvidoria.html

Central de Atendimento: 0800  727 1234

Logo está chegando a Copa do Mundo e as Olimpíadas, será que o Wifi grátis nos aeoroportos se tornará apenas mais uma promessa que não se cumprirá, ou chegaremos enfim ao século XXI?

***


5 comentários:

  1. De extremo mal gosto a comparação do wi-fi dos aeroportos com o wi-fi da rocinha... Noto, aliás, que o blog tem comentários que revelam certo ranço preconceituoso (como os posts sobre o Harlem, por exemplo), o que é lamentável. Acha mesmo injusto os habitantes da rocinha terem INTERNET sendo que não tem todo o resto, não possuem mais nada? São pessoas que muito provavelmente nunca viajaram de avião, nem foram sustentadas por alguém enquanto iam se aventurar em Nova York. Antes prefiro pagar um 3G do que me sentir indignado por uma coisa ínfima dessas. Francamente.

    ResponderExcluir
  2. Apoiado! E já coloquei no meu blog o protesto:

    http://viajandoporai.blog.com/2011/09/29/junte-se-a-campanha-para-wifi-de-graca-nos-aeroportos-brasileiros/

    #freewifiaero

    ResponderExcluir
  3. To dentro!Isso é um absurdo mesmo,uma vergonha...Não gosto de ter que falar mal do Brasil,mas eles nos obrigam...rsss..Poxa vida,isso é verdade,temos uma taxa de embarque salgadinha e nossos aeros já são uma "maravilha"..e me vem essa de 15minutos??como vc mesmo falou,n dá nem p fazer login ..:-/
    Vou postar e linkar este post aqui no facebook do blog agora mesmo,tá??
    E assim que chegar em casa ligar p ouvidoria...e é assim que recebermos a nossa Copa..uau!!(ironia..rsss)
    Parabens pelo post!! :-)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo apoio, Débora e Mãe Mochileira, vamos tentar fazer algum barulho, pois é de passo em passo que se faz uma caminhada. Vou preparar um e-mail-modelo para enviarmos à infraero, mas ainda tenho muita coisa para por em dia, acabei de retornar de uma viagem sem wifi pelo Brasil e sabe como as coisas se acumulam... :D

    Que ótimo que você pode comprar um 3G, Paulo, pois há muitos estrangeiros e brasileiros que moram foram do Brasil que não podem se dar este luxo apenas para ficar um par de dias no país, sem contar os milhares de viajantes que fazem o sacrifício para viajar, pagam taxas exorbitantes para isto e não tem um 3G a tiracolo. Conectividade nos aeorportos não deveria ser um bônus. Infelizmente, esta mentalidade é a mesma dos governos populistas, que dão tudo de graça para uma faixa da população, enquanto a classe média tem de pagar sem receber nada (ou muito pouco) em troca.
    Se você acha que o conteúdo deste blog é preconceituoso, talvez esteja na hora de buscar um que o agrade, afinal de contas, o maosdevaca.com ajuda gratuitamente com suas dicas meio milhão de leitores ao ano a economizarem em suas viagens, mas talvez não seja para o seu paladar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Wi-Fi 15 min gratuito no aeroporto de guarulhos e de congonhas já tentei usar. Resumo da ópera, passei todo o tempo tentando me cadastrar (nas duas vezes), sem sucesso, pois nao consegui usar efetivamente o serviço. Pelo menos me distraí até a hora do embarque

    ResponderExcluir