5 de agosto de 2013

Paris para Mãos de Vaca - Museu do Louvre, muito mais do que a Mona Lisa

Museu do Louvre - Paris

Talvez o Louvre seja o museu mais famoso do mundo; é um dos maiores e mais visitados e abriga uma das obras de Arte mais notórias da humanidade: a Mona Lisa (ou La Gioconda) de Leornado Da Vinci.
Como você pode ver, tudo no Louvre é superlativo, o edifício é gigantesco, ocupando uma área imensa numa das regiões mais privilegiadas de Paris. É uma das visitas obrigatórias para qualquer um que vai pela primeira vez à capital francesa e, às vezes, não tem jeito, vai ter de encarar as galerias lotadas e algumas filas quilométricas.

Museu do Louvre - Paris

Inquestionavelmente, a Mona Lisa é a grande atração do Louvre, com cartazes sinalizando sua direção por todo o museu. Não tem erro, basta seguir a multidão ensandecida que se dirige mecanicamente para o salão onde ela está exposta.

Assim que você chegar lá, é uma visão do inferno! Acho que nem a Madonna ou o Bono Vox causam tanto furor. É uma legião de pessoas com câmeras fotográficas aglomerada ao redor daquele pequeno retrato protegido por um vidro. Considere-se afortunado se conseguir chegar perto o suficiente da Mona Lisa para poder apreciá-la, principalmente na época de férias.
Agora, prometa-me uma coisa, depois de cumprir a obrigação de ver esta pintura de Da Vinci, por favor, dê uma percorrida pelas outras galerias do Louvre e veja as outras obras de arte, não faça como a maioria que simplesmente vai embora depois.

Museu do Louvre - Paris

Existem vários outros artefatos interessantes no Louvre, como o Código de Hamurabi, na ala da Mesopotâmia, onde também se encontram murais da Babilônia.

Outra atração é a escultura grega a Vitória Alada de Samotrácia, do segundo século antes de Cristo, que está sempre rodeada de admiradores.

Adianto que o preço para entrar no Louvre é salgado: 12 euros para visitar a exposição permanente, e não tem muito o que reclamar.
Todos os primeiros domingos do mês, a entrada é franca para todos, mas é complicado fazer com que sua visita coincida com esta data, no entanto, não se desespere, a entrada também é gratuita para menores de 18 anos, para residentes da União Européia entre 18 e 25 anos, para professores de Artes, deficientes e, todas as sextas, a entrada também é livre para jovens menores de 26 anos de qualquer nacionalidade nos horários entre 6 da tarde e 10 da noite.
No entanto, se você não se encaixa em nenhuma das categorias acima, sinto muito, terá de pagar preço integral mesmo.

Museu do Louvre - Paris

A melhor maneira para evitar as longas filas do museu é comprar o ingresso antecipadamente na FNAC, com uma conveniente loja na Champs Élysées. Depois, é só entrar no Louvre pela entrada da estação Porte des Lyons, fugindo assim da enorme fila da Pirâmide.

Agora, se você for um entusiasta de museus e pretender retornar várias vezes ao Louvre durante o intervalo de um ano (ou se estiver em duas pessoas e quiser economizar um pouco), existe o Carte Louvre Jeunes, que lhe dá direito a entrar quantas vezes quiser no Louvre durante um ano por um preço fixo, 15 euros para menores de 26 anos, ou 35 euros para menores de 30 anos.
O mais legal deste passe é que ele dá acesso ilimitado por um ano tanto à exposição permanente quanto às temporárias, sem precisar ficar na fila, e nas quartas-feiras e sextas após às 18 horas você ainda poderá trazer consigo alguém, de graça e independentemente da idade, para visitar o museu. O passe pode ser adquirido no Espace Adhésion.

O Louvre é o tipo de museu que exige várias visitas para conhecê-lo bem e, ao lado da Torre Eiffel, um dos pontos altos de qualquer viagem a Paris.
Só precisa de um pouco de paciência para aguentar a muvuca, mas, estando em Paris, tudo bem...

Site Oficial do Museu do Louvre
www.louvre.fr
1er Arr., entre Rue de Rivoli, Quai des Tuléries, Rue du Louvre e Place du Carrousel
Segunda, quinta, sábado e domingo, das 9 da manhã às 6 da tarde.
Quarta e sexta, das 9 da manhã às 9:45 da noite.
Fechado às terças.

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


10 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Oi Henry, como vai?
    Paris é mesmo imperdível. E o Louvre, é claro, também. Do mesmo jeito que li absoutamente tudo do seu blog quando planejei minha viagem para NY, li ensandecidamente o blog CONEXÃO PARIS. Segui a excelente dica de ir ao Louvre no final da tarde. Olha o que ela diz no blog: "Quase todos os museus de Paris fecham suas portas às 18 horas. Mas existem as visitas noturnas e eu insisto para escolham este horário. Esta prática libera tempo durante o dia para passear e flanar e, importante, os museus estão vazios. A partir das 19 horas os grupos que invadem a cidade se encontram devidamente instalados em restaurantes e hotéis."
    Resultado: vi tudo o que eu quis, e tirei fotos da Monalisa de todos os ângulos, sem aquela multidão toda.
    Um abraço.
    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, obrigado pela sua dica de melhor horário, pois não gosto de multidão. Era exatamente isso que eu precisava

      Excluir
  2. Amo o Louvre, pra mim é uma maravilha aquele lugar. Cansei de ir a Paris mas nunca fui no primeiro domingo do mês, uma pena! Beijos*

    ResponderExcluir
  3. Paris é linda.
    Porem eu esperava mais da Mona Lisa.
    um quadro muito pequeno, muito menos do que eu esperava. O Louvre tambem, claro é enorme, é lindo, porem achei um pouco desorganizado, achei o National Gallery em Londres muito melhor

    ResponderExcluir
  4. Muito bom ! Realmente quando se fala em Museu do Louvre muitas pessoas logo pensam na Monalisa quando na verdade ele é um museu completíssimo com muitas outras obras importantes.

    ResponderExcluir
  5. Fui aPAris no início de novembro. Também segui a dica do Conexão Paris e fui no Louvre por voltas das 18::30 e foi ótimo. Não peguei fila para entrar e o museu não estava lotado. Paris é um encanto!! Quero muito voltar por lá!

    ResponderExcluir
  6. e no Louvre tem isto http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/91/Egypte_louvre_285_scribe.jpg/438px-Egypte_louvre_285_scribe.jpg

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Eu li aqui que a entrada no Louvre no primeiro domingo do mês é gratuita. Por coincidência estarei lá nesta data. A pergunta que lhe faço é a seguinte: eu só preciso entrar ou preciso reservar com antecedência ou adquirir um bilhete gratuito antes também? Grato

    ResponderExcluir
  8. Todos os museus tem um dia da semana que abrem até mais tarde, visitar o Louvre à noite, além de uma experiência incrível, é bem mais vazio. Nada dessa multidão que tanto mostram.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Eu li aqui que a entrada no Louvre no primeiro domingo do mês é gratuita. Por coincidência estarei lá nesta data. A pergunta que lhe faço é a seguinte: eu só preciso entrar ou preciso reservar com antecedência ou adquirir um bilhete gratuito antes também? Fora isso como funciona a visita noturna. Gostei dessa dica. Depois que fecha temos possibilidade de continuar lá dentro ? Até que horas ?

    ResponderExcluir



guias NY .PDF