12 julho 2011

Cusco para Mãos de Vaca

Plaza de Armas de Cusco

Falar em dicas para mãos de vaca em Cusco, no Peru, é quase uma redundância. Cusco possui opções de passeios, alimentação, compras e hospedagem tão econômicas que, naturalmente, já é um destino que deveria atrair os mãos de vaca de carteirinha.

Cusco é a porta de entrada para quem deseja explorar Machu Picchu e o legado da cultura incaica. É uma cidade lindinha, especialmente na região turística, totalmente preservada, bastante segura e com uma variedade de lojas e restaurantes que satisfarão quem quer gastar pouco, mas também quem quer esbanjar. É incrível a quantidade de turistas norte-americanos em Cusco, grupos enormes, muitos em excursão, que tomam as ruas da cidade.

Chegando a Cusco
Sobrevoando Peru

De Lima a Cusco existem duas opções principais de transporte: de avião ou de ônibus.
As empresas aéreas que operam a rota entre Lima e Cusco são a Lan, a Taca e Starperu e os preços das passagens aéreas custam em torno de 80 dólares.
O ideal é reservar um voo no período da manhã, pois os ventos ficam mais fortes depois do meio dia e alguns voos podem ser cancelados por causa do mal tempo em Cusco.

Não vejo nenhuma razão sensata para se pegar um ônibus entre Lima e Cusco, a diferença de preço não é tão gritante a ponto de compensar uma viagem de 24 horas por estradas perigosas. Não tenho certeza se, neste caso, vale a pena tentar economizar, quando de avião em duas horas você já está desembarcando na cidade.

Altitude e soroche
Chá de coca, em Cusco, Peru

Para quem pretende fazer a Trilha Inca, recomenda-se ficar duas ou três noites para se aclimatar à altitude.
O mal da altitude, conhecido como soroche, não é brincadeira e provavelmente você sentirá um mal-estar assim que desembarcar no aeroporto de Cusco.
Os sintomas podem variar de uma simples tontura, até náusea, vômito, fadiga, insônia, falta de apetite e dificuldade de respirar, como também pode se tornar algo mais sério, como edema pulmonar ou cerebral.
Contudo, a maioria das pessoas só reclama mesmo de tontura e um mal-estar inicial, que tende a passar nos dias seguintes. É importante tomar bastante chá de coca (não espere nenhum chazinho de camomila ou erva-sidreira, o chá é forte, amargo e sem açúcar), mascar as folhas de coca (todos vão lhe oferecer gratuitamente as folhinhas, nem terá de comprar) ou comprar na farmácia um remedinho para soroche (que custa bem mais barato diretamente em Cusco do que você comprar numa farmácia de Lima, por exemplo).
Recomenda-se também evitar derivados de leite, que podem aumentar o enjoo.
Se você estiver vindo por via terrestre, como para quem chega através da Bolívia, é provável que você já se aclimate no caminho e não sofra tanto por causa da altitude em Cusco.

A vantagem de ser latino-americano
Se você for brasileiro, já tem um ponto a favor na hora de barganhar. Os preços nos sites dos albergues, hotéis e pousadas são cotados em dólar, mas, se você alegar que é latino-americano, conseguirá, na maioria das vezes, que os preços sejam cobrados em soles, por exemplo, se um hotel custa 30 dólares, você será cobrado 30 soles, que é 1/3 do valor inicial.
Obviamente, esta negociação é mais fácil pessoalmente, portanto, se você fizer reserva antecipada, acabará pagando o preço em dólar mesmo, por outro lado, nas épocas de alta temporada, você corre o risco de encontrar os melhores albergues e hotéis cheio se deixar para a última hora.

Isto também vale na hora de pechinchar em lojas ou na compra de artesanato. Os peruanos pensam que os americanos e europeus estão montados na grana, mas serão bem mais compassivos se você for latino-americano na hora de dar um desconto.

Lembre-se de sempre pechinchar na hora de comprar alguma coisa, ou quando for pegar um táxi, além de combinar o preço com o taxista logo antes de embarcar. Mesmo assim, o valor de uma corrida de táxi sempre será ridiculamente barato em comparação aos do Brasil.

Qual é a melhor área para ficar?
Cusco, Peru

Existem muitas pousadas badalas no bairro de San Blas, mas, por se tratar de um morro bastante íngreme, é crueldade para aqueles que acabaram de chegar e ainda estão se adaptando à altitude. Você descobrirá que até atravessar a rua ou subir um par de degraus pode ser um grande esforço, a princípio, quanto mais subir um morro.
A boa notícia é que toda a cidade é bem servida de hospedagens, afinal de contas, sua base econômica é o turismo, e você poderá encontrar bons hotéis e albergues nas proximidades da Plaza de Armas ou do sítio arqueológico de Qorinkancha.

Quando ir a Cusco?
As férias de verão do Brasil coincidem com a época de chuvas na região de Cusco e do Vale Sagrado, que ocorre de novembro a março.
O ideal é visitar a cidade em época de baixa temporada, como em outubro ou maio, ou no inverno, quando ocorre o festival de Inti Raymi, em 24 de junho, celebrando o Deus-Sol, mas prepare-se para multidões inimagináveis.
O ar é muito seco em Cusco e, mesmo em dias quentes, pode esfriar bastante à noite. Se possível, leve um cobertorzinho consigo para dormir à noite, pois muita gente reclama que passa frio. Um gorrinho de lhama também ajuda para suportar as noites geladas.

Nas próximas dicas, falaremos sobre as atrações turísticas em Cusco e nas regiões próximas.

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

16 comentários:

  1. Onde se acha passagens para Cusco por cerca de 80 dolares? Em todos os sites que procurei as
    passagens são caríssimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estive em Cusco há uma semana, paguei ida e volta mais taxas 210 dólares.... uns 470 reais...

      Excluir
  2. Eu também não estou achando passagens à esse preço. Será que se eu deixar para comprar lá sai mais barato?

    ResponderExcluir
  3. A Peruvian Airlines também faz esse trecho entre Lima e Cusco. Semana passada comprei uma passagem na agência em Tacna, para o trecho Tacna-Arequipa, poucas horas antes do embarque e é o mesmo preço que se comprar antecipado. Deem uma pesquisada no site deles também.

    ResponderExcluir
  4. Comprei pela Peruvian por 158 dólares, ida e volta, para o final de setembro. Isso depois de procurar muito. A maioria dos sites (decolar por exemplo) não listam esta empresa. Mas foi tudo tranquilo. Mandei email para eles e me responderam instantaneamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse valor é para que percurso exatamente? obrigado. Juvenal

      Excluir
  5. Esta complicado achar uma viagem barata :( fiz o erro de comprar a passagem pra Lima e depois descobrir que a viagem de ônibus dura umas 21 h saindo de Lima- Cusco, agora estou aqui tentando achar uma viagem mais barata. Só acho um absurdo ter passagem mto baratas só pra residentes, de verdade é uma falta de consideração com os turistas. Achei passagem por 48,00 dólares( só pra residentes) e para turista 173,00 dólares, mta diferença de valor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As passagens não são baratas para residentes. Elas estão no preço, passagem aerea não é gasolina da Venezuela, a cotação é em dollar e o fato de os residentes pagarem reduzido certamente deve-se a alguma resolução do governo, e que bom que eles pagam menos, acredito que iria ser muito duro para eles pagarem $173. Aliás o nativo sempre pagará menos, mesmo no Brasil os estrangeiros pagam horrores... esse é o preço que se paga quando se é gringo lá fora!

      Excluir
  6. ... estou começando a fazer os planos daminha viagem pra novembro... preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
  7. Vou em outubro (aproveitarei pra ver o show do Black Sabbath em Lima) e achei bem mais interessante - E BARATO, claro (hehehe)- ir mesmo de ônibus pra Cusco... A viagem de ônibus sinceramente não me aborrece, além de vislumbrar aquela paisagem com mais calma e ter chance de conhecer mais pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi everaldo, qual o valor da passagem de onibus? e qual a empresa? Obrigadoo!!!

      Excluir
  8. Só pra constar o valor da passagem de US$80,00 é de Lima para Cusco e vice versa.

    ResponderExcluir
  9. Gente o comentário é de 2011, temos q ficar atentos a isso. Os preços lógico não são mais os divulgados rs

    ResponderExcluir
  10. Acabei de cotar! $279 aéreo e $159 ônibus

    ResponderExcluir
  11. não consigo comprar passagem aérea aqui no Brasil ? alguém já passou por isso

    ResponderExcluir