19 julho 2011

Caminito, o encanto dos cortiços portenhos

Caminito - Buenos Aires

O Caminito é um museu a céu aberto em memória aos imigrantes italianos do final do século XIX e início do XX que se instalaram nesta região e residiam em cortiços de zinco.

Caminito, Buenos Aires

Hoje, o Caminito, situado no bairro do Boca, é uma das principais atrações turísticas de Buenos Aires e parada obrigatória em qualquer roteiro pela cidade. Esta rua de pedestres é curtinha, mas cheia de lojas de souvenirs, restaurantes e museus.

Caminito, Buenos Aires

Não há nenhuma linha de metrô que chegue até perto do Caminito, por isto, você terá de escolher uma das três opções seguintes: de táxi, de ônibus ou van turística ou de ônibus de linha. A última opção é, de longe, a mais barata e a menos prática.
Se você estiver em três ou quatro pessoas, um táxi pode ser uma boa escolha, pois acabará custando quase o mesmo que sairia por pessoa para um passeio turístico e você terá mais mobilidade. Uma corrida de táxi do microcentro até o Caminito sai em torno de uns 10 dólares.

Caminito, Buenos Aires

Os restaurantes ao longo do calçadão são armadilhas turísticas, extremamente caros pelo que ofertam e tentarão convencê-lo com shows de tango e de dança típica dos pampas. O melhor é caminhar um pouco mais além e experimentar os restaurantes fora do circuitão turístico, ou deixar para comer em outra região da cidade.

Caminito, Buenos Aires

Você também pagará muito mais caro para comprar souvenirs nesta região, tire fotos, dê uma volta, admire tudo, mas deixe para comprar as bugigangas mais tarde.

Caminito, Buenos Aires

Como ainda hoje o Boca ainda é um bairro muito pobre e perigoso, recomendo que você não se afaste muito do Caminito e da margem do rio, existem muitos relatos de roubos e assaltos a turistas ousados que se enfiam nas regiões mais afastadas, por isto, não arrisque-se a fazer parte destas estatísticas.

Tango no Caminito, Buenos Aires

Se você quiser assistir a um tango grátis, geralmente há casais se apresentando nas redondezas, mas, por favor, não façam como a maioria, que assiste o show inteiro e, na hora de passar o chapéu, saem correndo para não dar nada. Dar alguns pesos não vão matar ninguém!

O Caminito é uma parte importante da história cultural de Buenos Aires, vários artistas importantes residiram lá e muitos tangos famosos foram compostos por aquelas ruas. É extremamente pitoresco e interessante.


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

3 comentários:

  1. Estive em BsAs, no Caminito já fazem alguns anos. Sem dúvida é um local muito charmoso.
    Quando fui até lá, estava em uma excursão (o que não é muito comum no meu caso).
    Talvez porisso não fiquei exposto aos problemas que foram colocados.
    De qualquer maneira, valem as dicas numa futura viagem solo.
    Abraço !

    ResponderExcluir
  2. Aquele passeio clássico, pra ir só pra dizer que foi e tirar umas fotos pro instagram. Mas, a bem da verdade, um local sem história relevante e sem belezas que justifiquem a fama.

    ResponderExcluir
  3. Estive no El Caminito há algum tem atrás numa das paradas do ônibus turistic e não achei o kugar digno da propaganda. É um lugar sujo e a comida não dá vontade de comer. Umas carnes escuras nos pratos não me convidavam a comê-las. Não retornei quando fiz nova viagem a BA. Agora, se alguem quiser ver show de tango somente é possível no Carlos Gardel pq no resto de BA é só ensaio e mais nada.

    ResponderExcluir