13 de junho de 2011

Natal: sol, praia, dunas e algumas armadilhas

Natal - RN

De João Pessoa a Natal
Uma vez mais tivemos de recorrer à Viação Nordeste para seguir de João Pessoa a Natal, com a passagem custando 22,50 reais por pessoa e, novamente, com um ônibus em péssimas condições.

Ao chegarmos à rodoviária, fechamos com um taxista para nos levar até o nosso hotel na Ponta Negra por 15 reais, que foi uma barganha pela distância, além de o taxista ter se perdido no caminho, o que teria encarecido bastante a corrida se fosse pelo taxímetro (aliás, nem vi taxímetro nos táxis de Natal).

Onde nos hospedamos?

Hotel Nautilus em Natal - RN

Havíamos combinado com o Hotel Náutilus o valor de 78 reais por noite, um dos valores mais baixos que encontramos para a região da Ponta Negra.

Hotel Nautilus em Natal - RN

Como antecipamos a nossa ida à Natal por causa da chuva interminável em João Pessoa, não tínhamos certeza se haveria quartos disponíveis nao hotel, mas eles conseguiram nos alocar num outro quarto e, no dia seguinte, mudamo-nos para o quarto da reserva, com uma bela vista para o mar e para o Morro do Careca.

Hotel Nautilus em Natal - RN

O hotel não é luxuoso, mas tinha tudo que necessitávamos, inclusive, havia até um computador no quarto, lento, mas que quebrava um galho para quem precisa usar a internet. O café da manhã era simples, mas gostoso, e o salão também tem vista para o mar.

Natal - RN

Um ponto negativo do hotel é a localização: apesar de estar na Ponta Negra, a região mais procurada pelos turistas, ela fica no alto do morro e é preciso estar com as pernas em dia com a academia para aguentar as subidas, descidas e curvas das ruas.

Além disto, justamente por ser uma área turística, existem pouquíssimas opções de alimentação barata e de mercadinhos onde comprar mantimentos e economizar um pouco. Em Ponta Negra, você fica praticamente à mercê dos receptivos turísticos e dos restaurantes careiros.

http://www.hotelnautilus.com.br/

O que fazer em Natal?
Ir à praia

Natal - RN

A região da Ponta Negra é a preferida dos turistas, com a melhor infraestrutura de bares, restaurantes, lojinhas de souvenir e hotéis.
Se você quiser uma cadeira de praia e guarda-sol, terá de pagar 5 reais para os moços do setor, por isto leve a toalha, e ao contrário de outras praias badaladas do Nordeste, não há tanto assédio de vendedores ambulantes.

Natal - RN

Há outras praias bonitas, como a Praia do Meio e do Forte, mas que podem afastar um pouco os turistas, pois não parecem ser muito seguras em relação a crimes, especialmente aos domingos, como nos advertiram alguns moradores.

Você provavelmente optará por praias do Litoral Norte ou Sul, mais tranquilas e lindíssimas.


Passeio de bugue a Jenipabu

Natal - RN

Este é um dos programas obrigatórios em Natal, que pode ser um belíssimo programa de índio, dependendo do seu gosto e do bugueiro que levar você até lá.
Nós demos o azar de pegarmos talvez o pior bugueiro de Natal, que estava mais interessado em divertir a si próprio do que à gente.

Natal - RN

O primeiro detalhe a considerar é o fato de que, com a criação da cooperativa dos bugueiros, acabou a história de chorar o preço do passeio. É a cartelização do passeio de bugue! Qualquer bugueiro cobrará, na baixa temporada, o valor de 60 reais por cabeça para levá-lo a Jenipabu, isto sem incluir o custo 18 reais da travessia ida e volta de uma balsa no trajeto.

Corrida de bugues em Natal - RN

O bugueiro não nos fez a famosa indagação: "com ou sem emoção?" e já começou a montanha-russa cheia de adrenalina pelas dunas de Jenipabu. A Denise, que odeia qualquer coisa mais radical, já mandou ele parar, ameaçando descer do bugue, principalmente porque dois turistas haviam morrido num capotamento de bugue na semana anterior naquelas mesmas dunas.

Corrida de bugues em Natal - RN

Demos a "sorte" de, naquele exato dia, acontecer uma corrida de bugues no meio das dunas. Paramos por alguns minutos para acompanharmos uma bateria, mas aqueles minutos se tornaram mais de uma hora, pois o bugueiro era amigo de todo o mundo ali, desapareceu no meio da multidão, e nós ficamos sentados em cima do bugue, torrando sob um sol de uns 40 graus, esperando ele retornar para prosseguirmos. Tive de chamá-lo para irmos embora mais de três vezes, mas ele insistia: "só mais uma bateria!".

Natal - RN

Neste trajeto, você terá muitas oportunidades para torrar seu dinheiro, com esquibunda, com aerobunda, andando em camelos (os defensores dos animais que fiquem de cabelo em pé!) e por aí vai, tudo custando mais de 10 reais por pessoa.
Nós estávamos tão saturados do bugueiro que pedimos para ele nos deixar no Forte mesmo e, depois, tivemos de amargar uma corrida de táxi que custou 45 reais da Praia do Meio até Ponta Negra.

Forte dos Reis Magos

Forte dos Reis Magos - Natal

Ao norte da cidade, é possível visitar o forte que foi o marco zero de Natal. Está bem preservado e várias áreas da fortaleza podem ser vistas.

Forte dos Reis Magos - Natal

Não tenho muita certeza se o valor de 3 reais é muito justo por um passeio tão breve, mas para quem curte História é um prato cheio.
Só é um pouco remoto e sem muito acesso de transporte.

Nas postagens seguintes, falaremos de alguns passeios nas proximidades de Natal.


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


9 comentários via BLOGGER
comente também
  1. E bote mão de vaca nisso, viu!
    "Não tenho muita certeza se o valor de 3 reais é muito justo por um passeio tão breve". Pelo amor de Deus!! 3 reais não é nada! E os custos com a manutenção, meu querido? ("Está bem preservado e várias áreas da fortaleza podem ser vistas.")
    Esse título está altamente tendencioso! "Natal: sol, praia, dunas e algumas armadilhas". Aconteceram situações chatas com você, e não a cidade que é uma armadilha para os turistas! Que absurdo..
    Ah, e como assim os táxis de Natal não têm taxímetro!? E essa última corrida que você menciona, de 45 reais, foi na negociação?! Tem que rever isso aí, amigo.. Você é um péssimo mão de vaca, já que não sabe negociar!
    E outra, me fala em que outra cidade do Brasil você conseguiria uma corrida do aeroporto até o seu hotel por menos de 15 reais?!

    Péssima descrição de uma cidade que tem muito a oferecer! E o rapaz, além de mão de vaca, é muito sedentário.. Se quer andar a pé para não gastar, querido, tem que se garantir na caminhada! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Conheço esse Nautilus, fica na vila de ponta negra, um pouco longe da badalação, sempre fico na pousada ventos do mar, muito melhor localizada, os quartos são todos completos, com ar, frigobar, chuveiro quente, internet e tv a cabo, fica hã apenas uma quadra da orla de ponta negra o que garante a tranqüilidade e o melhor de tudo, fica a poucos metros da vida noturna de ponta negra e isso tudo por módicos 50 reais, é mais barato que hostel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! gostei das suas dicas, por acaso vc teria o site ou telefone da pousada ventos do mar. Estou planejando ir pra Natal nas proximas férias. Obrigada!
      E-mail aline07set@bol.com.br

      Excluir
  3. Mês passado estive em natal também, conseguimos uma otima promoção no flat praiaazul por 45 por pessoa, e o hotel é na beira da praia... Otimos quartos com cozinha ... recomendo a todos..

    ResponderExcluir
  4. Não sou de Natal, mas visito frequentemente a cidade.

    Fico triste de ver um lugar tão legal, ser mal descrito como foi por nosso amigo no post. Pelo jeito ele não teve muita sorte por aqui, mas garanto que essa não é a regra.

    O site é muito bom, e o acompanho desde sua criação (minha primeira viagem para NY foi em 2006), mas acho que deveriam repensar essa parte de dicas dos leitores.

    ResponderExcluir
  5. Estou indo terça feira e espero ser uma semana maravilhosa lá :) depois volto contando como foi 0/

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o Afrânio em alguns pontos. De fato, Natal tem suas armadilhas (em relação a preços e atendimento ruins). No entanto, Genipabu continua sendo uma das mais belas praias do meu Nordeste brasileiro.

    ResponderExcluir



guias NY .PDF