30 junho 2011

Antiguidades e muita História na Feirinha de San Telmo, em Buenos Aires

San Telmo, Buenos Aires

San Telmo é o bairro mais antigo de Buenos Aires, que ainda preserva seus casarões históricos e as ruas de paralelepídedos, e é para lá que convergem legiões de turistas aos domingos, disputando o espaço das ruas com os comerciantes da tradicional feirinha de antiguidades.

San Telmo, Buenos Aires

O ponto de partida da feira é na Plaza Dorrego, e ela se estende em direção ao norte pela Calle Defensa até chegar na Plaza de Mayo.

San Telmo, Buenos Aires

Mesmo que você não pretenda comprar os badulaques antigos, como talheres de prata do arco da velha, telefones da época da vovó, livros usados, câmeras de filme, tudo a preços bastante extorsivos, só o passeio pelas belas ruas do bairro já vale.

San Telmo, Buenos Aires

Nesta região, há uma porção de museus e igrejas antigas, e para quem desejar assistir a um showzinho de tango de graça, no final da feira, quando as barracas já foram desmontadas, alguns artistas de rua tomam a Plaza Dorrego e fazem a alegria dos passantes.

San Telmo, Buenos Aires

Outra parada obrigatória neste percurso é a Galería Mercado de San Telmo, que ocupa um quarteirão inteiro e onde também se pode encontrar antiguidades.

San Telmo, Buenos Aires

Neste mercado vende-se frutas, livros, obras de arte e você pode comprar uma empanada se bater a fome. Fica entre as ruas Defensa, Carlos Calvo, Bolívar e Estados Unidos.

http://www.mercadodesantelmo.com/

San Telmo, Buenos Aires

Mas tome cuidado com as várias armadilhas turísticas desta região, pois San Telmo é um dos poucos bairros da cidade onde se ouve mais inglês do que português. Os restaurantes são careiros e com pouca qualidade, e como são aqueles indicados na maioria dos guias de viagens, estão sempre abarrotados de gringos na hora do almoço.

La Continental, San Telmo, Buenos Aires

Deixe para almoçar depois de sair da feirinha, ou pegue uma pizza ou empanada no La Continental e siga adiante.

A Feira de San Telmo ocorre todos os domingos, das 10 da manhã às 5 da tarde.

Uma boa ideia é combinar este passeio por San Telmo e acabar na Casa Rosada, aproveitando para fazer também a visita grátis aos domingos ao palácio presidencial.

Se você estiver indo de metrô, basta pegar a linha C (azul) e descer na estação San Juan, que é mais perto da Plaza Dorrego, ou na Independência.


Site Oficial da Feira de San Telmo
http://www.feriadesantelmo.com/

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

Um comentário:

  1. Henry,

    A Feira funcionará no dia 1 de janeiro? Será meu único domingo por lá...

    Abraços de quem já lhe agradeceu antes pelas dicas de NY?

    ResponderExcluir