20 abril 2011

Praia dos Carneiros, uma das mais lindas do Brasil?

Praia de Carneiros

Em nossa rota pelo Nordeste do Brasil, de Alagoas até o Ceará, passamos por várias praias bonitas, e outras nem tanto. Visitamos algumas das consideradas a mais lindas do país, mas uma das que mais nos impressionou foi a Praia dos Carneiros, no litoral pernambucano, ao sul de Porto de Galinhas.

Carneiros reúne tudo que há de bom: praia, piscinas naturais, um bom restaurante (que nem é tão caro!), passeios e sossego.

De Porto de Galinhas até Praia dos Carneiros

Praia de Carneiros

Ficamos sabendo desta praia através do dono da pousada Canto do Mar.
Quando um morador de Porto de Galinhas nos deu uma carona da Pousada até o Centro (carona esta que nos custou 5 reais), ele nos perguntou se iríamos até Carneiros e que ele trabalhava como motorista, bem, o resto da história você já deve imaginar, ele queria nos levar até lá.

Já havíamos pesquisado o preço do transporte e o que este motorista estava cobrando valia à pena, 90 reais, quase trinta reais mais barato do que dos receptivos.
Fechamos com ele a ida até Carneiros, mas o que o motorista "se esqueceu" de nos contar era que havia uma travessia de barco para chegar à praia, que custaria mais 40 reais, ou seja, transporte + travessia saiu 130 reais para duas pessoas, além da sensação de ser sido enganado mais uma vez no Nordeste.


A travessia por si já era toda uma aventura. Como a maré estava baixíssima naquele dia, o barco não conseguia atravessar um banco de areia a não ser que todos desembarcassem, para depois prosseguirmos na travessia.
A volta, algumas horas mais tarde, foi ainda mais emocionante. A maré já estava alta, as ondas chocavam-se lateralmente contra o barco e a sensação era de que iríamos virar, sem coletes salva-vidas nem nada, e parecia que não saíamos do lugar. Mas, felizmente, chegamos vivos às margens!

Praia de Carneiros

Com os serviços de receptivos, a travessia é feita de catamarã, que não deve ser tão emocionante quanto com a pequena lancha, mas também não é tão exclusivo e você terá de aguardar todo o resto do grupo para retornar.
O tempo total entre Porto de Galinhas e Carneiros foi de uns quarenta minutos de viagem.


Praia de Carneiros
Uma vez que você tenha chegado à Praia dos Carneiros, você precisa reservar uma mesa no restaurante para o almoço. Não tenho certeza se isto é obrigatório, mas como não há nenhuma outra opção para comer por lá, você não tem muita saída, a não ser que leve a marmita consigo.

Almoço - Praia de Carneiros

Mesmo assim, o restaurante Bora Bora não é tão caro e a comida é boa. Para duas pessoas, com carne, salada, batata-frita, arroz e refrigerante, o almoço custou de 40 reais.

Praia de Carneiros

A grande atração de Carneiros são as piscinas naturais, que se formam nuns corais rochosos e são uma maravilha. É o tipo de lugar que você ficaria o dia e a noite inteira boiando nelas, mas como tem a variação das marés, acaba-se tendo apenas algumas horas para aproveitá-las.

Praia de Carneiros

Além disto, há aluguel de snorkels pela bagatela de 5 reais.

Em nossa viagem mão de vaca pelo Nordeste, Praia dos Carneiros não ganharia o prêmio de mais barata, mas ganharia como uma das mais lindas praias do Brasil. Simplesmente encantadora!

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

3 comentários:

  1. Conheci a praia de Carneiros há uns 10 anos atrás, realmente é muito linda!

    ResponderExcluir
  2. O grande problema da Praia de Carneiros eh que os acessos apenas podem atraves das propriedades. Eles costumam exigir que vc reserve o almoco ou uma consumacao minima apenas para ter acesso a praia.
    Hj ha uma ponte que facilitou muito a travessia, mas jah existia o acesso pela praia de Tamandareh que eh um pouco mais longa, mas evitaria a cobranca da travessia.

    ResponderExcluir
  3. Atualmente existe acesso totalmente novo e asfaltado até a praia dos carneiros, bem como uma parte de acesso público.

    ResponderExcluir