01 abril 2011

The Cloisters, um museu medieval em Nova York (atração turística)


Escondido no finalzinho da ilha de Manhattan, está um dos museus mais incríveis de Nova York: the Cloisters.
Até as próprias pedras do edifício contam sua História: construído com partes de castelos e monastérios medievais europeus, the Cloisters abriga parte do acervo medieval do Metropolitan Museum.


O preço cheio da entrada nos Cloisters é de 20 dólares, porém este é um preço sugerido (recommended admission) e, assim como no Metropolitan, você paga quanto quiser.

Além disto, para quem visita os dois museus no mesmo dia - o que é um pouco fora de mão, pois um é no Upper East Side e o outro passando o Harlem -, paga-se apenas uma entrada e se tem acesso aos dois.


A melhor maneira para se chegar lá é com o metrô A, descendo na estação da rua 190th e pegando um elevador medonho para sair. Dali é possível seguir à pé, pelo Fort Tryon Park, que por si só já é um belo passeio, ou pegar o ônibus M4, que o deixará na frente do museu (eu prefiro pegar o ônibus na volta).




The Cloisters abre de terça a domingo às 9:30 da manhã, mas o horário de fechar varia de acordo com a época do ano (mais cedo nos meses frios), por volta das 5 da tarde.




Como seria de se esperar para um museu medieval, há vários artefatos sacros, além de itens da nobreza européia, tapeçarias, móveis, artigos pessoais e retratos.


Mesmo assim, não é um museu tão grande e, em pouco mais de um hora, pode-se ver tudo e aproveitar o resto do tempo para descansar um pouco nos jardins, que, na minha opinião, é uma das grandes atrações do Cloisters, pois tem uma pequena horta com plantas típicas da culinária e medicina medievais.




Alguns dias pela tarde, às 3 horas, há um tour gratuito pelo museu, mas exige inglês fluente para entender as explicações, além de ser bastante tedioso. Você checar as datas do tour no site oficial do Cloisters.



E todos os anos, no final de setembro, nos arredores do museu, ocorre o Festival Medieval. Uma festa enorme, na qual os participantes se fantasiam com roupas de época, princesas, reis e cavaleiros andantes e, durante um dia inteiro, fazem mágicas, cantam e simulam torneios de lança de justa.


Este museu é umas das pérolas mais bem guardadas de Nova York. Visitá-lo é uma viagem no tempo e, como o escritor Borges havia dito ao conhecê-lo, um grande paradoxo, pois o edifício é mais antigo do que o próprio descobrimento da América.


Site oficial do Cloisters
http://www.metmuseum.org/cloisters/
99 Margaret Corbin Drive - Fort Tryon Park



Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

Um comentário:

  1. Olá Henry.

    Como seu guia é espetacular para viajantes de primeira viagem em NY com dicas bem inteligentes, desejamos muito comprá-lo. Como nossa viagem está marcada para o dia 03 de junho, o guia não chegaria aqui no Brasil a tempo. É possível comprar o livro e recebê-lo em NY no dia 04 de junho? Nosso hotel é o Roosevelt.

    ResponderExcluir