30 março 2011

A sua compra no exterior com cartão de crédito sairá mais cara!


No Brasil, as coisas funcionam assim: ao invés de solucionarem os problemas, tapa-se o sol com a peneira e somos nós quem pagamos a conta no final.

Numa medida para tentar controlar o gastos dos brasileiros no exterior e conter a queda do dólar, o governo brasileiro decidiu aumentar o imposto sobre compras com cartão de crédito (IOF) fora do país de 2,38% para 6,38%.

Isto quer dizer, para proteger os "interesses nacionais", entenda-se dos empresários do país, que estão se sentindo ameaçados com o maior poder de compra do real no exterior, seremos nós que amarguraremos o prejuízo.

Qualquer um sabe que, com dólar alto ou baixo, com imposto em 2% ou em 6%, quase sempre sairá mais barato comprar no exterior, o quer que seja, já que vários preços de produtos no Brasil estão atrelados ao dólar, adicionados à absurda taxação brasileira.

Duvido que esta medida reduza o consumo dos brasileiros no exterior, que estão viajando mais do nunca, no fundo, só servirá para encher ainda mais os cofres da União.

Este aumento de imposto passar a vigorar a partir de 28 de abril de 2011.

E o que podemos fazer?

Basicamente, além de reclamar, ainda teremos as mesmas três opção de antes: dinheiro, cartões de viagem e os cartões de débito/crédito.

Carregar grandes quantias em dinheiro nunca é o mais prudente quando se trata de viajar, e jamais deve ser única garantia monetária. Basta que um pilantra leve sua carteira/mochila/bolsa, que você estará mendigando na praça mais próxima para poder voltar para casa.

Os cartões pré-pagos de viagem se tornaram uma opção confiável e segura. Funcionam como um cartão de débito convencional, que pode ser usado para compras em estabelecimentos comerciais ou para saques em caixas eletrônicos.
O Léo, do blog "Melhores Destinos", escreveu um artigo interessante sobre estes cartões.

Por fim, você pode continuar comprando com o seu cartão de crédito e engolir o imposto, afinal de contas, se você comprar nos EUA um tênis que custa 100 dólares (já com o imposto local), o total será de pouco mais de 106 dólares no cartão; nada mal, ainda mais se este mesmo tênis custar 3 ou 4 vezes mais no Brasil.

Definitivamente, este pequeno contratempo não o impedirá de viajar, divertir-se e comprar muito no exterior.

4 comentários:

  1. Henry,
    Os Travelers Cheques são bem aceitos em NY?
    Seria uma opção para fugir do aumento do imposto com segurança.

    Amaury

    ResponderExcluir
  2. Oi, Amaury.

    Sinceramente, acredito que os cartões de viagem pré-pagos seriam as melhores opções. São bem mais práticos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelas suas dicas, sempre atuais e pertinentes.

    Amaury

    ResponderExcluir
  4. Henry,
    Qual é o cartao mais aceito em NY ?
    estou indo para lá mais não sei como levo o dinheiro ! se levo em cartao ou capital vivo !

    ResponderExcluir