27 de março de 2011

Palácio de La Moneda e a troca de guarda, em Santiago



O Palacio de La Moneda é a sede da presidência do Chile, e um das grandes atrações turísticas de Santiago.
Infelizmente, a visitação ao palácio está temporariamente suspensa por causa do terremoto de 2010, que abalou a estrutura do edifício.
Esta é uma região muito segura e agradável, pode-se sentar na grama e descansar depois de uma manhã de passeios pelo centro de Santiago.


Por um entrada lateral, há o acesso ao Centro Cultural La Moneda, que fica no subsolo do Palácio e que apresenta interessantes exposições temporárias, que costumam ser gratuitas aos domingos.
Além disto, foi nesta área que encontramos uma das poucas conexões wi-fi gratuitas de Santiago, na frente do Ministério de Agricultura, que pode ser utilizada por uma hora.

Site oficial do Centro Cultural La Moneda
http://www.ccplm.cl/


Mas a grande atração que ocorre no Palacio de La Moneda é a troca da guarda presidencial, dos carabineros, que marcham com uma precisão milimétrica.
A troca da guarda ocorre a cada dois dias, pontualmente às 10 horas da manhã. É bom que você confirme a data exata da troca antes de acordar cedo e ficar esperando na frente do La Moneda, e acabar não vendo nada.


Chegamos uma meia hora antes pegarmos o melhor lugar, bem em frente à porta do Palácio e, como não havia quase ninguém, pensamos que seríamos os únicos por lá. No entanto, 5 minutos antes de começar a troca, apareceram ônibus e grupos de excursão e, em questão de segundos, a área ficou cheia.
Como os chilenos tem o estranho hábito de ficar muito perto das outras pessoas na rua, você terá de disputar seu lugarzinho com unhas e dentes.


A ideia que tínhamos desta troca de guarda era que seria uma coisa rápida: sai carabineiro, entra carabineiro e acabou!
Mas que nada! A troca de guarda é uma verdadeira fanfarra. De longe, você começa ouvir a banda chegando e há todo um ritual marcial, com saudações, gritos, cavalaria, e os famosos cães de rua de Santiago aproveitando a festa.
Ao todo é quase uma hora de músicas, até que a troca seja completamente realizada. Vale à pena conferir.

Abaixo, segue um vídeo com o finalzinho da troca.



Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


2 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Não existe um site em que eu possa saber os dias da troca da Guarda? Acontece dia sim, dia não, não é? Você assistiu no dia 27 de março? Vou para lá em junho é quero já me programar para assistir.

    ResponderExcluir
  2. NELITA! Estou em Santiago nesses dias. tomara que esteja a tempo para dar a sua informação.

    Calendário 2011 da Troca da Guarda:

    Dias pares dos meses janeiro, abril, maio, agosto, novembro e dezembro.

    Dias ímpares dos meses fevereiro, março, junho, julho, setembro e outubro.

    consegui essas informações no syte: www.chile-turistik.com/panoramas/cambio-de-guardia-en-palacio-la-moneda?lang=pt
    se quizer sugestoes de passeio pode estar vendo meu faccebook. Terei varias fotos. está como DARCILIO MOREIRA : www.facebook.com/home.php?ref=hp#!/profile.php?id=100001199515937

    ResponderExcluir



Guias Nova York .PDF





Mundi - Compare Preos de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preos