25 março 2011

Lima, capital gastronômica da América Latina?

 (Sanduíche de porco assado do La Lucha)

Quando ouvi pela primeira vez que a cidade Lima, no Peru, era considerada a capital gastronômica da América Latina, quase caí na gargalhada.

E São Paulo? E Buenos Aires?

No entanto, depois de passar alguns dias em Lima, sentimos que mal conseguimos romper a superfície das maravilhas culinárias limenhas.
Se há alguma grande concorrente para Lima, certamente é São Paulo; quem ficou um pouco mais de tempo em Buenos Aires já sabe que, na capital argentina, tudo é praticamente variação do mesmo.

As três grandes surpresas de Lima são a variedade gastronômica, o cuidado na decoração e limpeza dos restaurantes e o baixo preço (em comparação ao dólar ou ao real).

Há várias redes americanas que ainda não chegaram ao Brasil, além das redes próprias peruanas.

Talvez sejam necessários meses para se aprofundar na imensa rede de bons restaurantes de Lima, mas o que segue são algumas recomendações de boas refeições ou lanches que tivemos a oportunidade de experimentar.


La Lucha, sangucheria


Esta é uma lanchonete tão extraordinária, com lanches tão saborosos, que é capaz de causar crise de abstinência. Ainda hoje, só em nos lembrarmos dos lanches do La Lucha, já salivamos e ficamos com vontade de pegar o primeiro voo para o Peru.
O primeiro grande dilema é na hora de escolher um sanduíche, todos tem a cara ótima e são deliciosos. Na ordem de mais gostoso, para o nosso paladar, vem o de frango desfiado (pollo), o la lucha (carne, queijo e salada) e o de porco assado (cerdo).


Infelizmente, não conseguimos experimentar todos do cardápio, mas se você estiver indo acompanhado, a nossa sugestão é que você compre uns 3 sanduíches diferentes e divida-os.
A porção de fritas deles não tem uma cara muito convidativa, pois é feita de batata roxa, mas se você ignorar o aspecto e se concentrar no sabor, com certeza não se arrependerá.

Dois sanduíches, mais uma porção de fritas e um refrigerante custou em torno de 23 soles (pouco mais de 8 dólares).


O ambiente é muito agradável e, durante o happy hour, é repleto de executivos saindo do trabalho. Você tem três opções, pedir para levar, comer no balcão ou ser servido nas mesas. Não há custo adicional para ser servido, e os peruanos não tem o costume de deixar gorjeta.

A lanchonete fica localizada no bairro de Miraflores, na Av. Benevides 309, em frente ao Parque Kennedy. Há um mini La Lucha a poucos metros dali, com um cardápio mais condensado, na Psje. Champagnat 139, numa viela de pedestres.

Se tivéssemos de indicar um único lugar para se comer em Lima, este seria La Lucha.


https://www.facebook.com/pages/LA-LUCHA-SANGUCHERIA-CRIOLLA/129614247519

Larcomar Shopping

O shopping center na orla do bairro de Miraflores tem ótimas opções de restaurantes a preços acessíveis. Na verdade, a maior parte dos restaurantes mais atraentes estão em Miraflores.

Duas redes que experimentamos no Larcomar Shopping foram o Otto Grill e o Tony Roma's.

Otto Grill


O Otto Grill é uma rede de pratos feitos, com várias opções de carne e frango. As refeições não são caras, mas sempre há pratos promocionais quase pela metade do preço.


Um prato promocional, com frango grelhado, batata frita e banana, ou de bife à cavalo (ou a lo pobre, em espanhol), com batata frita, banana e arroz, incluindo o refri, custa a bagatela de 18 soles (em torno de U$ 6,5).
Uma delícia e muito barato!

Tony Roma's


Já o Tony Roma's é um restaurante de luxo dentro do Larcomar Shopping, não é exatamente uma refeição mão de vaca na maioria das circunstâncias, PORÉM, há uma promoção para almoços em dia de semana para alguns pratos específicos, que pode custar a barbada de 10 dólares por pessoa.
Se quiser impressionar a gatinha e pagar uma de chic, leve-a nesta promoção que vai fazer bonito!




http://www.tonyromas.com/

O Larcomar Shopping fica na Av. Larco com a Amendariz, não tem erro, pois é uma atração turística e um ponto de referência em Miraflores.

Fast-food


Lima também pode ser considerada uma das capitais mundiais do fast-food. Além do óbvio, como McDonald's e Pizza Hut, em Lima há uma série de outras redes famosas, como Domino's, Kentucky Fried Chicken, e as redes locais, como o Bembo's.
Não é um lugar onde se passa fome.

E qual é a sua recomendação de um bom restaurante mão de vaca em Lima?



Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

4 comentários:

  1. Olá...
    Adorei os seus post, muito construtivo para uma boa viagem.
    Estarei indo a Lima no fim de Maio, gostaria de um pouco mais de informação sobre vestuário.
    Você sabe lugares de lojas de grifes como, Tommy, Lacoste, Polo Ralph Lauren, Abercrombie e a média de preços, realmente compensa comprar lá?
    Abraço e Parabèns...

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a comida peruana, junto a chinesa, japanesa, mexicana e francesa são as melhores do mundo, parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  3. Não curti muito esse post. Esperava dicas de culinária regional peruana, e não de comidas em shoppings. Ainda por cima sobre restaurantes e comidas que encontro e frequento no Brasil. Você viajar pra ir em shopping é de doer.

    ResponderExcluir