14 de março de 2011

A cotação do peso argentino e o melhor câmbio


Você está indo para Buenos Aires e está com dúvidas sobre qual é o melhor lugar para trocar seu dinheiro por pesos argentinos?

Definitivamente não é em nenhum dos aeroportos em que você chegar.

Se você já não estiver trazendo um alguns pesos consigo para pagar o transporte desde o aeroporto até seu hotel, albergue ou apartamento de temporada, o ideal é trocar apenas um pouco nas casas de câmbio do aeorporto, e deixar para trocar o resto em casas de câmbio com cotação melhor.

Como descobrir qual câmbio tem a melhor cotação?

Assim como o real, o peso argentino tem o câmbio flutuante, isto significa que o valor da moeda pode oscilar diariamente e, ao somar-se à alta inflação argentina, está em constante desvalorização.
Se você for ficar várias semanas ou meses em Buenos Aires, o melhor é ir trocando seus reais (ou dólares) por pesos aos poucos, assim que for precisando, para não perder dinheiro com a desvalorização do peso.

Muita gente que já esteve em Buenos Aires antes vai lhe recomendar esta ou aquela casa de câmbio, algumas até em áreas remotas da cidade. No entanto, rapidamente descobrimos que uma das fontes mais fidedignas para saber qual é a casa de câmbio com a melhor cotação é o site abaixo, Dolar Hoy.

http://www.dolarhoy.com/

Uma casa de câmbio que às vezes figura com as melhores cotações segundo o Dolar Hoy é a Cambio America, localizada da Calle Sarmiento 501, na esquina com San Martin. Se por acaso esta casa de câmbio estiver muito cheia, na Sarmiento existem várias outras, basta comparar as cotações e ver o que vale mais à pena.

Só lembrando que, para efetuar a troca de reais por pesos, todas as casas de câmbio solicitarão seu passaporte ou RG (isto é, o documento que você usou na imigração), com a data que você entrou no país e o endereço onde você estiver hospedado.
Se você for ficar por longo prazo em Buenos Aires, você precisará solicitar a residência, pois necessitará do DNI (identidade argentina) e o CUIL (o CPF argentino) para efetuar a transação.
Estas casas de câmbio da Sarmiento funcionam em horário bancário.

Fique bastante atento quando estiver saindo dos bancos ou das casas de câmbio, já que esta área é notória por seus motochorros, ou ladrões em motos que passam e levam tudo que puderem.

Também evite trocar com os doleiros que ficam nas ruas chamando as pessoas, mesmo que ofereçam uma cotação melhor. Eles estão ali para enrolá-lo.

E se eu quiser sacar dinheiro?

Uma outra opção é sacar dinheiro em caixas eletrônicos. No entanto, geralmente a cotação dos bancos é mais baixa, além de você ter de pagar uma taxa para o saque, em torno de 4 dólares.
O limite máximo de saque é de 3000 pesos, mas em alguns caixas eletrônicos o limite é menor.
Novamente, assim como no Brasil, seja bastante cauteloso ao realizar saques volumosos e a deixar caixas eletrônicos.
Vale lembrar que, durante feriados ou finais-de-semana, pode haver um problema crônico de abastecimento dos caixas eletrônicos e você não conseguir sacar. É bom sempre ter uma reserva, nestes casos.

Posso pagar em real?

Algumas lojas e restaurantes, principalmente em áreas de grande concetração turística, aceitam reais ou dólar para pagamentos, inclusive com cotações que chegam a ser melhores do que em casas de câmbio.
Esta não é a regra, mas você verá cartazes na frente dos estabelecimentos indicando que aceitam real, ou, se você estiver na dúvida, melhor perguntar antes.
Mesmo assim, praticamente todos os lugares aceitam cartões de crédito, ou indicam que só aceitam dinheiro - "sólo efectivo".

O peso argentino

Você encontrará notas 100, 50, 20, 10, 5 e 2 pesos argentinos; já em moedas, de 1 pesos (em escassez), de 50, 25, 10 e 5 centavos.
Várias notas falsas de 100 e 50 pesos estão em circulação, mas nós que não estamos habituados dificilmente reconheceremos uma verdadeira da falsa, a não ser que seja uma imitação muito grotesca.
Tente sempre trocar as notas altas em estabelecimentos mais confiáveis, como supermercados e farmácias, e vá se acostumando com o dinheiro detonado e fedido da Argentina...


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


17 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Os melhores locais que encontrei para fazer o câmbio foram o Banco de La Nación Argentina e o Banco Piano.
    O Banco de la Nación Argentina tem a mesma cotação no aeroporto e no centro (próximo da calle florida), entào é melhor trocar no aeroporto, mesmo porque com o aumento do fluxo de turistas as filas no banco, localizado no centro, no setor de câmbio são grandes e demoradas, fui recentemente e fiquei três horas na fila. O Banco Piano fica nas imediações da calle florida, na calle San Martín, 345. É um banco menor e menos ponposo que o de la Nación, mas é mais rápido e apresenta pouca diferença de valor, apresentando um custo/benefícios favoráveis. Afinal de contas fomos a Bs.As. para passear e não para perdermos tempo no banco, como ocorreu comigo inicialmente.

    ResponderExcluir
  2. este blog me faz viajar por lugares que quero conhecer e ainda não pude!
    Tbm me mostra de outra forma lugares que já conheci...
    Adoroooooooooooo

    bjoS2

    ResponderExcluir
  3. Henry, também existem as notas de 2 pesos. Parabéns pela criatividade, seu portal é demais!

    ResponderExcluir
  4. Você tem razão, Marcos, inclusive, esta é uma das que mais uso! :D

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, como a Mari disse, o melhor local pra se trocar Real por Peso é no Banco de La Nación. Entretanto, somente as unidades do aeroporto Ezeiza (que funciona 24h!) e na agência próxima à Casa Rosada / Florida é que fazem esse serviço.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, já estive em buenos aires no ano passado e realmente moedas são troços rarissimos. Pagamos micos e mais micos...kkk Alguém sabe como conseguir moedas em buenos aires? Os onibus não aceitam notas/papel e dai fica quase inviável. Voltarei em Junho e tenho essa duvida.
    PS: Chega de MICO

    ResponderExcluir
  7. melhor cotação do real é "Cerrito Express" está localizado em Cerrito 228, a uma quadra do obelisco.
    2,6 Hoje!.
    Bom atendimento e confiabilidade.

    ResponderExcluir
  8. Cheguei em Buenos Aires dia 17-02 e por causa do carnaval todas as boas casas de cambio estavam fechadas, a melhor cotação que achei fui no Banco de la Nacion em Ezeiza (2,44) e no Banco Piano em Ezeiza e no Sheraton na Plaza San Martin (2,42).
    Agora esse do Cerrito eu desconheço mas amanhã vou passar lá.

    ResponderExcluir
  9. Se engana quem acha que comprar peso no aeroporto é mal negócio! Cheguei dia 18/03 aqui em Bs As e comprei peso a 2,35, estou há 3 dias aqui na cidade e a melhor cotação que encontrei na rua foi 2,15! Ou seja, ganhei bastante tendo em vista o volume que comprei, vale a pena revisar o post, pois embora util a informação está incorreta. A propósito, troquei no Banco de La Nation, fica a direita logo depois que sai das esteiras de bagagem!!!

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, vcs sabem se a casa de câmbio do aeroporto abre aos fins de semana?

    ResponderExcluir
  11. pessoal.. vou pra argentina semana q vem... vou só para o fim de semana.. nao vou levar muito dinheiro... mas não queria perder com taxas e tudo mais... já ouvi que no Banco de la nacion é a melhor cota. Mas queria saber... é melhor trocar lá do que trocar no brasil antes???

    ResponderExcluir
  12. pergunta??q fazo com os pesos q nao vou usar pq volto pro brasil¿?¿

    ResponderExcluir
  13. leve reais o máximo que puder. tenha um cartão de crédito e vá trocando seus reais aos poucos por pesos em casas de câmbio indicadas no blog. não volte com pesos, é melhor troc-alos por dólar no final da trip. ou reais..

    ResponderExcluir
  14. OLA, POR FAVOR ALGUEM SABE: ESTANDO NA ARGENTINA, COM QUANTOS PESOS ARGENTINO NO BOLSO POSSO RETORNAR AO BRASIL?

    ResponderExcluir
  15. Troquei mais de mil reais na rua, sempre com o mesmo carinha que gritava "Cambio, cambio, cambio"... Só que sempre trocava pequenas quantias, em uma semana não peguei nenhuma nota falsa...
    Acho que sou mais mão de vaca do que o escritor do blog, pq minha gentem, trocar na casa de câmbio por 2,40, enquanto na rua era 3,90 ? Me arrisquei e fiquei quase ryyyca em BsAs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline vou para Buenos Aires em Maio. Vc pegou referencia deste cara?

      Excluir



Guias Nova York .PDF





Mundi - Compare Preos de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preos