20 março 2011

Ana Maria Braga alerta sobre furtos em Buenos Aires


Para quem reside em Buenos Aires, ou é viajante frequente, nada do que a Ana Maria Braga disse no programa dela esta última semana é novidade.

O fato é que o bicho anda pegando na capital argentina, principalmente na Calle Florida, o calçadão no Centro de Buenos Aires, perto de onde muitos turistas se hospedam e uma das ruas mais movimentadas da cidade.

Recentemente, os altíssimos índices de furtos na Florida e a existência de quadrilhas especializadas em roubar turistas tem atraído a atenção da imprensa, mas não da polícia portenha, cuja fama de incompetente e corrupta a precede.

Mais de uma vez, argentinos nos alertaram para tomarmos cuidado com nossas mochilas no Centro ou no metrô, pois os alvos da bandidagem são geralmente turistas distraídos.

Provavelmente, talvez este seja o grande equívoco dos brasileiros que acabam vitimados por estes batedores de carteira: acreditarem que estão seguros apenas porque estão fora do Brasil.
Buenos Aires já foi uma cidade segura, hoje não é tanto. Além dos punguistas do Centro, há também os motochorros, ladrões em moto que aguardam suas presas em saídas de banco (a famosa "saidinha bancária", no Brasil), os inumeráveis golpes (cambistas; atrair homens para boates, dar uma surra e roubar tudo), as notas falsas de peso, os taxistas desonestos, e assim por diante.

O recomendável é que você, enquanto estiver passeando por Buenos Aires, tome as mesmas precauções que tomaria numa grande cidade brasileira, mas também sem muita paranóia.
Os bairros de San Telmo (aos domingos), Recoleta e Puerto Madero são relativamente seguros, no entanto, no Centro, La Boca, Once e Congresso é preciso maior cautela.

Ainda é possível passear bastante à pé, ou de metrô, por Buenos Aires, mas o ideal é não ostentar jóias, câmeras fotográficas, não falar português muito alto para não chamar atenção, pois os portenhos pensam que os brasileiros estão bem da vida.

Sugiro que, quem estiver viajando a Buenos Aires, assista ao vídeo abaixo para ter uma noção de qual é o perfil dos punguistas portenhos.

http://maisvoce.globo.com/videos/v/cresce-o-numero-de-assaltos-a-turistas-em-buenos-aires/1463022/#b

De resto, tenho a certeza que, com atenção e cuidado, você terá uma ótima viagem.

16 comentários:

  1. Estive em BsAs por 2 dias no início de fevereiro por um cruzeiro. Realmente temos que tomar cuidado.
    A começar pelo serviço de taxi que é oferecido "ilegalmente" em frente ao porto... um "agente" lhe pergunta para onde vai e já lhe da o preço, em reais! Entrando no taxi, o tal agente avisa o preço combinado ao taxista e este não liga o taxímetro, ABSURDO! Me cobraram 10 reais para uma corrida de 3 minutos.
    Não peguem estes taxis, esperem em frente ao porto que rapidinho vai aparecer algum, lhe cobrando o preço justo!
    Logo no 1º dia, passeando pela Calle Florida, minha noiva sentiu que estavam mexendo na minha mochila, e não deu outra.. uma mulher estava abrindo o 1º ziper, onde eu não estava levando nada, exatamente para evitar ser roubado... CUIDADO!

    ResponderExcluir
  2. Esse tipo de serviço tb tem no aeroporto e alguns pontos da Florida, o negocio é sempre ficar esperto ao redor para ver o que está acontecendo e nao cair em furada.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Adorei a dica. Logo vou estar em BsAs e vou prestar atenção nesta questão.
    Meu blog:
    http://www.penatabuacar.blospot.com
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Fui furtada em Buenos Aires em questão de segundos. Deixei uma bolsa pequena na mesa enquanto me ajeitava, quando fui pega-la para pagar o caixa já não estava mais ali. Coisa rápida, de gente que tem prática nisso, não vi absolutamente nada, nem uma movimentação, nada. Fiquei choacada!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de Buenos Aires ,mas como em outras grandes capitais ,todo cuidado é pouco, pois agora deram para bater carteiras dentro das lojas mesmo!Incrível ,
    e a polícia de lá não está nem aí!

    ResponderExcluir
  6. Montevideu está um perigo. Propalado como país seguro, no Uruguai fui assaltado por três marginais. Me levaram "só" a camera fotográfica. Vimos várias pessoas serem assaltadas. O crack ou pasta base com dizem estal assolando a populacao. Cuidado principalmente na av. 18 de julio e feiras de artesanato e antiguidades.
    Cuidado com países da América Latrina.

    ResponderExcluir
  7. Roubam sim, fácil. Principalmente nos primeiros dias quando percebem que a temos problemas com o cambio do dinheiro local.
    Passam a perna. Pior são os marginais de rua. Muito cuidado com Montevideu. As ruas estão infestadas de pedintes, drogados e margians. Como disse: a polícia não está nem aí". O uso de crack tomou conta do país, como no Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Verdade!!! Estou em BsAs e hoje no metrô direção Retiro, estava entrando no vagão quando, inesperadamente, sinto um esfregado ao meu lado. Quando dei por mim, estava sendo furtado... Gritei e o larápio entrou junto comigo no vagão do metro e continuei a olhar firme e gritar com ele... Todos ficaram apenas observando, e o cara, com medo, saiu bem ligeiro antes que a porta tivesse fechado. COnsegui me safar, mas por pouco ele não levou todos os meus cartões e mais R$800,00 que iria cambiar. Mas o cuidado não tem que ser apenas com esses tipos não.

    ResponderExcluir
  9. Passei 5 dias eu e minha noiva em Buenos Aires..

    No dia 09 de abril de 2012, entramos no metro do centro a pallermo as 11h30..

    Tentaram abrir a bolsa da minha noiva.. ela notou que estava aberta e segurou firme.. e logo em seguida um individo fez que estava passando mal e veio em minha direção parecendo que ia vomitar.. esbarrando.. fazendo um verdadeiro teatro.. saiu do onibus..

    Quando dei por mim, la se foi meu iphone e o vagabundo saiu correndo.. tudo muito rapido e nem senti o celular sair do bolso..

    estavam em 3.. tudo muito calculado!!

    NAO ANDEM DE METRO!!

    ResponderExcluir
  10. Para ser assaltado em Montevidéo ou Buenos Aires, "lo sinto", fico no Brasil. Pelo menos aquí vamos ser atendido pela polícia.
    Funjam do Uruguai, não tem nada para se ver e é muiiiito perigoso. Como no Rio, eles dizem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo que o melhor é viajar pelo nosso Brasil. A América Latina já era!!!!

      Excluir
  11. Boa noite. Escrevo direto de Buenos Aires, aonde estou a 3 dias, tenho mais 4 dias de viagem, porem não pretendo voltar.
    Meu relato:
    Chegando no aeroporto, o carrinho que traz as malas quebrou e tivemos q esperar mais de uma hora e meia.
    Na primeira noite, fomos a um restaurante proximo a onde estamos hospedados. "Siga la Vaca Express". Não tinham taças para servir vinho, tivemos que tomar vinho em copos. Tambem achamos um cabelo em nosso prato.
    Ontem enquanto estavamos batendo fotos em frente a Casa Rosada, passou um cara de bicicleta e arrancou meu iphone da mão de minha esposa. Com sorte pulei nele e recuperei o celular, porem rachou todo o vidro da parte traseira.
    Hoje, domingo, 26/8, fomos a tão falada feira de San Telmo. Enquanto tomavamos um café dentro do Starbucks, minha esposa teve sua bolsa furtada. Descobrimos que já eramos o terceiro sorteado do dia!!
    Fora isso, tudo esta mais caro que no Brasil. E não podemos esquecer do mal humor incrivel do Argentino.
    Por isso digo: Viagem para a Europa, Estados Unidos ou mesmo em nosso lindo Brasil. Não vale a pena vir deixar seu dinheiro para este povo!
    Espero muito até o fim de minha viagem atualizar este comentario com algo positivo.

    ResponderExcluir
  12. Fui vitima do golpe da "sujeira na sua roupa", onde jogam algo que fede e suja sua roupa, muito comum em B.A.. Enquanto você fica atordoado com a situação, vem alguém te "ajudar" e enquanto isso sua bolsa ou carteira é levada. Gracas a Deus não levaram meu passaporte, mas fiquei muito abalado e pensando em voltar pro Brasil enquanto estive em Buenos Aires (fala-se mal do nosso Brasil, mas furto e roubo é coisa que nunca sofri em São Paulo e olha que sou morador da Grande SP e ando bastante por SP). Depois dessa, vejo que me sinto mais seguro aqui no Brasil (se acontece alguma coisa, vc consegue se virar. Se acontece fora do Brasil, aí vc tá perdido!!!!!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de passar pela mesma situação. Pediram informação, paramos e jogaram algo bem fedido na roupa... a sorte que meu noivo e eu saímos correndo quando isso aconteceu. Mas a situação é realmente bem atordoante ! Muitos fatores na cena que te deixam sem reação!

      Excluir
  13. Viajando de Montevideo, Buenos Aires e Santiago. Embarquei em Montevideu e em Buenos Aires na esteira de desembarque de bagagem notei a falta de uma maquina fotográfica que levava para fotografar a final de esqui no Chile, minha esposa um perfume usado e quando cheguei ao Chile meu perfume tambem tinha sumido, em Buenos Aires reclamei a falta da Camera, fiz ocorrência no próprio aeroporto, malas foram pesadas e ocorrência feita e atrasado para embarcar no aeroporto internacional em Buenos Aires, fui a guiché da Aerolinea Argentina, que mandou pegar táxi até o próximo aeroporto que a companhia restituir, paguei 50dolares pela corrida e taxista emitiu nota de 60dolare(pensando que eu teria vantagem na cobrança da aerolinea), não tem ninguem sério? ??? Entrei em contato com Aerolinea Argentina que pediu e enviei, ocorrencia, ticket malas, nota fiscal da camera, embarque, identidade da minha irmã (estávamos entre três, eu, esposa e minha irmã) , e todas as malas foram embarcadas em nome da minha irmã . No final de toda dor de cabeça recebi uma proposta da empresa de pagar por tudo, 27 dólares, a princípio achei ser brincadeira. Que estímulo a furto de malas..........Ir de automovel é pior, policia, aduana etc....corrupção generalizada. Adeus Buenos Aires, nunca mais!!!

    ResponderExcluir
  14. Estive no Uruguai em setembro último. Fiquei 3 dias em Punta DelEste, e 3 dias em Montevideu. Em Punta, foi tudo bem , mas em Montevideu, no segundo dia de nossa estada, minha irmâ e eu fomos assaltadas,após sairmos de uma casa de câmbio, na mesma rua do hotel, no bairro de Pocitos, às 7 horas da noite(ainda anoitecendo) , por dois ladrões , que nos arrancaram as bolsas pelas costas, e fugiram. Montevideu não parece, mas é uma cidade perigosa, sendo recomendável muito cuidado, mesmo em bairros aparentemente tranquilos, como Pocitos!

    ResponderExcluir