23 fevereiro 2011

Centro Histórico de Lima, Peru - parte 2

Leia a primeira parte

 
O Museo de la Inquisición foi o melhor passeio gratuito que fizemos em Lima, na minha opinião. Não é tão fácil encontrá-lo, pois trata-se de um edifício discreto, parecido com uma loja maçônica, na Calle Junin, quase na esquina com a avenida Abancay.

 
Neste mesmo local, a Igreja Católica havia instalado o primeiro Tribunal do Santo Ofício na América do Sul, onde os heresiarcas e inimigos da fé eram torturados, julgados e, em muitos casos, condenados à morte.

 
O museu possui uma grande variedade de itens relativos aos métodos de tortura da inquisição, além dos antigos calabouços no subsolo, que podem ser visitados.



O tribunal onde os julgamentos eram realizados também é aberto ao público. O clima é um pouco pesado, se pararmos para pensar quantes pessoas sofreram por aqueles corredores. Se for dia de excursão de escola, o museu pode ser bastante barulhento e cheio, ainda mais por ser gratuito. Mas é parada obrigatória em Lima.

http://www.congreso.gob.pe/museo.htm

Se você iniciar seu retorno pela Calle Ucayali, passará por vários edifícios históricos da cidade, com as tradicionais sacadas de madeira. Infelizmente, a maioria é fechada à visitação pública, pois se pode vislumbrar, pelas janelas, suas decorações coloniais, pátios e jardins internos, o que aumenta a curiosidade para conhecê-las.

 
Na esquina da calle Ucayali e Pampa há outro museu gratuito, o Museo Banco Central de Reserva. O acervo é um tanto estranho, pois há artesanato peruano e moedas antigas no térreo, pinturas no primeiro andar e artefatos pré-colombianos no subsolo, não há exatamente uma unidade, a não ser o fato de tudo ser peruano.


 Havíamos entrado neste museu principalmente por causa de um cartaz enorme anunciando o acervo de ouro, que fica num cofre no subsolo, porém, parece que esta ala estava em reforma, então acabamos não podendo ver, apesar de haver algumas poucas peças sempre abertas ao público.


Mesmo assim, se você quiser entrar apenas para visitar o saguão do edifício, já vale o passeio. Mas, se você tiver mais tempo, recorrer todo o museu não demora mais do que 40 minutos, e as pinturas à óleo de artistas peruanos merece também um pouco de atenção.


Site oficial do Museo Banco Central de Reserva
http://museobcr.perucultural.org.pe/



Prosseguindo pela calle Ucayali, você acabará chegando no Jirón de la Union, um calçadão comercial, com lojas, restaurantes, cinemas e monumentos históricos, que o levarão, se você virar à esquerda, até a belíssima Plaza San Martín.


Deste ponto, nós pegamos um táxi para retornarmos ao nosso hostel, mas você pode iniciar o retorno à Plaza de Armas ou explorar mais o Centro de Lima, que possui incontáveis atrações históricas, Igrejas e museus, para serem apreciados.


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

3 comentários:

  1. Amei as dicas desse museu da inquisição.
    Acabei de fazer este roteiro, e não sabia desse tipo de museu lá.
    Peninha!
    Perdi.

    Mas valeu a dica e fica para a proxima!

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas!!! Passarei umas horas em Lima, gostaria de saber se há algum onibus que sai do aeroporto para o centro, ou se temos que ir de taxi mesmo? e se lá podemos fazer isso tudo a pé? ou o deslocamento entre esses pontos turisticos é longo?
    agradeço!
    Grice

    ResponderExcluir
  3. No balcão de informações do aeroporto de Lima nos disseram que não havia ônibus para a cidade, apenas táxi, o que achamos um pouco estranho, mas o táxi é tão barato na cidade que você se acaba acostumando a só utilizar este transporte.

    As distância são longas, não há metrô, mas há um serviço de ônibus expresso.

    Abraços.

    ResponderExcluir