23 de janeiro de 2011

Mãos de Vaca na Mídia - Folha de Pernambuco


Vai viajar? A web pode ser sua aliada

Aprenda como planejar sua viagem 100% online e economize dinheiro
Duda Gueiros

Mês de dezembro e janeiro, tempo de férias, por que não viajar? Se você quer economizar dinheiro com agências de turismo, pode encontrar na web uma aliada. Lugares, passagens, passeios, dicas, estadia, trajetos e tudo mais que uma viagem demanda para ser organizada pode ser encontrado na internet. Uma imensidão de sites dedicados a ajudar no planejamento de uma viagem, além de blogs e fóruns que agrupam viajantes relatando os pontos que chamam a atenção estão compartilhados na rede. É importante lembrar: planejamento e pesquisa são essenciais nesse processo.

O primeiro passo é escolher o local. Para saber a história, os pontos turísticos, idioma, costumes e questão monetária, o Wikitravel é um grande parceiro. Por ser um portal colaborativo, lá está disponível, em todas as línguas, um banco de dados sobre cada um desses aspectos. Depois, é organizar voos. De acordo com Raul Silva, analista de projetos que viajou pela Europa e organizou tudo pela internet, ao marcar as passagens o ideal é checar os horários para que se adéquem aos tempos limites de check-in dos hotéis. Para que essa intersecção funcione, o site Decolar faz muito bem as combinações, tanto dos vôos, quanto de hotéis e até aluguel de carros. Logo na página inicial, eles oferecem um formulário para preencher as datas e locais desejados.

Depois, é decidir os passeios. Esse ponto vai depender dos interesses do viajante. Nesse momento os blogs, por terem mais liberdade, conseguem compilar as informações da melhor forma. O Viagens para Mãos de Vaca, por exemplo, que tem como autores uma ex-comissária de bordo e um fotógrafo, junta informações bastante detalhadas sobre diversos destinos, além de, em alguns posts, contarem com a colaboração de leitores, dando pontos de vistas próprios. Outros sites, a exemplo do Canallondres, nasceu quando um casal de brasileiro que vive em Londres percebeu a necessidade de dicas feitas em formato de vídeo. Lá, eles contam com material enviado de viajantes brasileiros pela Europa. Segundo Silvino Ferreira, dono do Canallondres, eles tinham a idéia de fazer um documentário que falasse da Europa para brasileiros, o canal surgiu como uma compilação de minidocumentários.

Ana Maria Accioly, nutricionista, já viajou quatro vezes para fora do Brasil e diversas vezes dentro do País e planejou 100% das viagens pela internet. “Após decidir o que eu quero fazer, eu baixo guias on-line, compro as passagens, faço as reservas em sites com convênio em hotéis, monto os passeios, tudo pela internet”, afirma Ana. Ela alerta que duas coisas são essenciais: conferir se o site é confiável, lendo a política de serviço, e planejamento. Além disso, de acordo com ela, o fator economia pesa muito. Em uma viagem pela América Latina, a nutricionista economizou 50% não comprando pacotes de agências e planejando pela internet.

No sofá

O que é Couchsurfing (CS)? Do inglês, surf de sofá, é um serviço de hospitalidade com base na internet. Nele, os participantes criam seus perfis e disponibilizam seu sofá, cama, quarto ou até se dispõem a mostrar a cidade e tomar um café com outro aventureiro. A parte boa é que o sistema é colaborativo e existe no mundo inteiro. As pessoas que participam do CS se comprometem a não cobrar nada pela hospedagem. O objetivo é formar uma grande rede de viajantes que se ajudam. A parte ruim é que é uma espécie de tiro no escuro. por não conhecer quem irá lhe abrigar, a pessoa corre o risco de cair em uma casa que não se encaixe no perfil desejado.

Serviço

Decolar - www.decolar.com
Canallondres - www.canallondres.tv
CouchSurfing -ww.couchsurfing.org

Reportagem publicada na Folha de Pernambuco em 29/12/2010


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

Postar um comentário



guias NY .PDF