24 de fevereiro de 2010

Foto(s) da semana - Carnaval e Ano Novo Chinês

Ao contrário do habitual, deste vez postarei duas fotos da semana, ao invés de uma. São de dois eventos anunciados aqui no "Nova York para Mãos-de-Vaca" quinze dias atrás: o Carnaval brasileiro em Nova York e o Ano Novo chinês em Chinatown.

Carnaval Brasileiro

O Carnaval ocorreu no prédio da New York Film Academy, na Union Square.
Quando chegamos, o salão ainda estava meio vazio, mas, aos poucos, ficou lotado de gringos e brasileiros, todos pulando ao som de marchinhas tradicionais. Aliás, a presença de americanos - muitos que arranhavam um português - foi o que mais chamou atenção.
Uma festa bastante divertida!

Aqui há mais fotos do Carnaval.



Ano Novo Chinês


Durante dois domingos, a comunidade chinesa de Nova York comemorou a virada do ano chinês. Estivemos lá nas duas ocasiões.
No primeiro domingo, o movimento era pequeno e apenas alguns curiosos e locais acompanhavam a dança dos leões, que iam de loja em loja num ritual que parecia de bênção ao comércio. Algumas pessoas ficavam na frente dos estabelcimentos, com uma bandeirola vermelha, chamando os leões (foto acima), então eles se dirigiam para lá e "comiam" uns papéis.
Muito curioso e bonito.
No domingo seguinte, chegamos um pouco tarde e a parada já estava acabando. Como as ruas estavam fechadas e o movimento era enorme, mal conseguimos nos aproximar do burburinho. Por isto, aproveitamos para nos embrenhar numas vielas escondidas de Chinatown, que talvez tenha valido mais a pena do que encarar a multidão.

Você pode ver mais fotos de Chinatown aqui.

***

18 de fevereiro de 2010

Chipotle - fast food mexicano (alimentação)


Ficar por muito tempo fora do Brasil nos faz ter aquela saudade do arroz e feijão de cada dia, e aqui em Manhattan é complicado matar essa saudade, mas um restaurante tipo fast food mexicano me ajuda, de vez em quando, a ficar mais perto da comida que eu tanto gosto.
Claro, não é o arroz e feijão da mamãe, mas quebra um galho!

Chipotle é uma rede com várias lojas espalhadas por toda cidade, assim, é sempre muito fácil de achar um. O cardápio não é dos mais variados: arroz, feijão (na tortilha ou no prato), carne de porco, frango ou boi, e saladas. Você pede no balcão e a atentende vai colocando no prato.

A refeição custa em torno de 8 dólares. Porém, aqui vai minha dica: se você não gostar ou não quiser a famosa pimenta mexicana, não peça os molhos; na outra bancada, somente o queijo e a alface não são apimentadas, já nas carnes, a carne de porco (carnitas) e desfiada não são apimentadas.
O prato é bem servido, mas não dá para duas pessoas, a não ser que você coma pouquíssimo. Além disto, o refrigerante é refill.

O Chipotle é uma prova que não só de hamburguer e pizza se faz a refeição mão-de-vaca em NY. Você pode encontrar uma filial deste restaurante bem embaixo do Empire State Building, então não há desculpa para deixar de experimentar.

Chipotle - Site Oficial
http://www.chipotle.com/


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

15 de fevereiro de 2010

Concurso "Sou Mão-de-Vaca porque..." - 2ª etapa


De hoje até o dia 5 de março, ocorrerá a segunda etapa do Concurso "Sou Mão-de-Vaca porque...", que selecioná a melhor frase dos leitores. O ganhador será premiado com um MP3 de 8 gigas da Sony.

A votação está aberta na enquete no final da página e deverá ser feita de acordo com a numeração das frases abaixo. O resultado final será divulgado no dia 6 março, a frase que receber o maior número de votos será a ganhadora.

Obs.: Em caso de empate, a decisão ficará a critério dos organizadores.
Obs.2: Incluímos os nomes dos autores de cada frase para evitar confusões.

Frase 1 - Sou Mao de Vaca porque com um pouquinho de esforço, se consegue ter o mesmo prazer do que gastando muito. Ser Mao de Vaca nao é ser mesquinho, mas sim inteligente. (LUIZ M.)

Frase 2 - Sou mão de vaca porque dou valor ao dinheiro que custo para ganhar e acho que devo gastá-lo de forma inteligente. (Marcia Bento)

Frase 3 - Sou mao-de-vaca porque sou brasileira, se fosse americana seria "cow's hand"! (Flavia Pesarini)

Frase 4 - Sou mão de vaca porque viajar está no meu sangue mais cartão de credito tem limite! (Murilo Siqueira de Moraes)

Frase 5 - Sou Mão-de-Vaca porque... quero curtir essa cidade maravilhosa e aproveitar tudo oque ela tem de bom sem gastar muito!! (Pedro Goedert)

Frase 6 - Sou mão de vaca , porque só assim consigo conhecer lugares diferentes, passar por aventuras, fazer amizades , me divertir e depois voltar novamente porque não gastei muito. (Aline Gonzaga)

Frase 7 - Sou mão-de-vaca porque é assim que eu vou conseguir juntar uma grana pra ir à NY. Eu até ia escrever mais só que eu tenho que desligar rapidinho o computador pra economizar na conta de luz. (Luciano Alex Marazzio)

Frase 8 - Pois vou as compras somente aos domingos, quando as lojas estão fechadas. (Amanda Campolina)

Frase 9 - Sou mão-de-vaca porque antigamente, quando ia ao cinema, retirava os chicletes presos nas cadeiras para mascar só para não gastar dinheiro com o baleiro! (Christiane de Andrade Chiesse Coutinho)

Frase 10 - Sou mão-de-vaca porque meu dinheiro poupado nesta viagem me leva a outra viagem tão maravilhosa quanto esta. (Claudia de Fátima Craveiro Cunha)

Frase 11 - Sou Mão-de-Vaca porque, se não fosse, não estaria hoje em Nova York utilizando o Guia Nova York para Mãos de Vaca, e desfrutando de tudo que tenho direito nessa maravilhosa cidade. (DÉBORA DA SILVA LEITE)

Frase 12 - Sou mão-de-vaca porque aprendi que, tendo o espírito alegre, não preciso gastar rios de dinheiro para aproveitar e curtir o que a vida oferece de melhor!:-) O melhor da vida está dentro de mim! (ARCHELE FLORES FELIX CHIMELLI)

Frase 13 - Sou Mão-de-Vaca porque economizei dois anos e fiz um empréstimo para conseguir viajar para os Estados Unidos e conhecer Nova York, sendo que ao chegar roubaram todo quase meu dinheiro, me sobrando $120 de um total de $800. Graças às dicas deste blog e minha pão-durice consegui curtir um mês de viagem assim! (Mackeila Goulart)

Frase 14 - Sou mao-de-vaca porque gastar nao é td na vida.Viver e saber fazer as melhores escolhas é o que temos de mais fortunoso. (Valeria Simao)

Frase 15 - Sou mão-de-vaca porque é muito mais prazeroso investir o nosso dinheiro em momentos e sensações do que em coisas materiais. Mão-de-vaca é aquele que faz mais por menos e aproveita sempre. (Daniel Pizarro)

Frase 16 - Sou Mão-de-Vaca porque tenho sempre dias sobrando quando minha renda mensal termina, como a maioria do povo brasileiro... (GISELLE IOKILEVITC)

Frase 17 - Sou "mão-de-vaca" porque conheci a forma mais inteligente de gastar o meu dinheiro em diversas situção. (Rafael Paulino Silva Sobrinho)

Frase 18 - Sou Mão-de-Vaca porque até nas viagens pro exterior,levo minha maleta térmica de farrofeira licenciada. (Rose Pires)

Frase 19 - Sou Mão-de-Vaca porque uso meu dinheiro com seletividade! (Sandra Sueli Vallim Marques)

Frase 20 - Sou mão-de-vaca porque o importante na vida não tem preço. (Andrea S.)

Convoque seus parentes, amigos, vizinhos e conhecidos para votarem em sua frase e boa sorte!


***

13 de fevereiro de 2010

Ano-novo chinês em Nova York (eventos)


Ao contrário do nosso calendário solar, os chineses seguem o calendário lunar, o que faz com que a virada do ano caia em dias diferentes, entre meados de janeiro e fevereiro.

Em 2010, o ano-novo chinês - o ano do Tigre - ocorrerá no dia 14 de fevereiro, domingo, e, como sempre, haverá uma grande celebração nas ruas de Chinatown, uma das maiores comunidades chinesas dos EUA.
A festa de ano-novo será celebrada no Columbus Park, uma quadra para baixo da rua principal do bairro, a Canal St.
Entre as 11 horas da manhã e as 3 da tarde, haverá a tradicional queima de fogos chineses, dança do leão, cantores e bailarinos orientais.

Mas a festa não acabará aí. No final-de-semana seguinte, no dia 21 de fevereiro, também domingo, o ano-novo será comemorado com uma parada pelas ruas do bairro, começando na Mott St., passando pela Canal St., Bayard St., East Broadway e acabando na Worth St. Espera-se, desfilando na parada, mais de 5 mil pessoas neste ano.
O horário da parada é entre 11 da manhã e 3 horas da tarde.

As festividades étnicas de Nova York são sempre experiências muito interessantes para compreender as influências e origem da diversidade cultural da cidade.
E seja em dias de festividades ou corriqueiros, um passeio por Chinatown é repleto de surpresas e descobertas.

10 de fevereiro de 2010

Foto da Semana - Nevasca em Nova York


Pelo que estão dizendo, neste dia 10 de fevereiro ocorreu em Nova York a pior nevasca dos últimos 70 anos. Vários trens que vinham de cidades próximas a NY foram cancelados, escritórios fecharam mais cedos e as aulas foram canceladas.


Realmente, o clima estava terrível e o ideal era ficar quentinho, embaixo das cobertas, em casa. Mas, mesmo assim, muita gente estava nas ruas, encarando o vento gelado, a nevasca e as enormes poças de neve derretida.

Para ver mais fotos da nevasca, basta clicar aqui.


***

9 de fevereiro de 2010

O Fantasma da Ópera - Broadway (resenha)


O Enredo
"O Fantasma da Ópera" é um dos maiores clássicos ainda em cartaz na Broadway.

O musical é a história de um triângulo amoroso entre Raoul, Christine e o Fantasma da Ópera, um sujeito que vive nos subterrâneos de um teatro e esconde-se atrás de uma máscara.
Por causa de seu ciúme por Christine, o Fantasma é capaz de ir até as últimas consequências.

A Produção

É impressionante os efeitos que a equipe de "O Fantasma da Ópera" consegue obter, com recursos criativos e belos, dignos de uma megaprodução.
Logo na primeira cena, quando o candelabro que está sendo leiloado, num flashback, retorna a seu lugar no teto do teatro, já dá para sentir que estamos de um espetáculo de primeira grandeza.
Outra cena de cair o queixo é quando o Fantasma da Ópera conduz, em seu barco, Christine pelos canais subterrâneos do teatro.
O cuidado na produção é uma ótima explicação para o musical estar tantos anos em cartaz.

A Trilha Sonora
Poucos musicais possuem tantas canções conhecidas como "O Fantasma da Ópera". O mérito é de Andrew Lloyd-Weber, provavelmente um dos maiores compositores que a Broadway já conheceu, responsável pelas trilhas sonoras de "Cats", "Evita" e "Jesus Superstar".

Canções como "The Phantom of Opera", "Angel of Music", "Masquerade" e, principalmente, "The Music of the Night" e "All I ask of you" (que tem uma versão em português na voz de Emílio Santiago) são do tipo que não saem da cabeça, mesmo após meses.

Por outro lado, ao contrário de vários outros musicais, que alternam entre canções lentas e outras mais animadas, o tom geral de "O Fantasma da Ópera" é de uma trilha sonora lírica e um tanto tediosa depois de uma hora sentado.

Dá até para "pescar" na poltrona em algumas cenas...

O Teatro
O Majestic Theatre não é dos mais confortáveis do mundo. As poltronas são relativamente apertadas, portanto, nem pensar em esticar as pernuchas.
Os ingressos variam de U$ 26,50 a U$ 121,50.

Nível de inglês
É preciso ter um bom domínio de inglês para compreender todas as falas dos personagens. Em alguns instantes, o áudio não é dos melhores e, como praticamente todos os diálogos são cantados, a compreensão é ainda mais difícil.

Para piorar, é em inglês britânico. Por isto, ter uma noção do que se trata a história - assistir ao filme antes ajuda - é uma boa alternativa para quem não entende o idioma muito bem.

Qual foi a barbada?
Nós compramos ingressos nas últimas poltronas, ou seja, 26,50 dólares para cada um. Foi o mais barato que conseguimos.

Visão Geral
Desde 1986, "O Fantasma da Ópera" encanta plateias do mundo inteiro, já que a produção também pode ser assistida, além de Nova York, em Londres, Las Vegas, Budapeste e Varsóvia.

Como disse anteriormente, é o maior clássico em cartaz hoje em dia na Broadway e sua reputação o precede.
Apesar de ser um musical um pouco arrastado, extremamente operístico e erudito em alguns trechos, a trilha sonora, a produção e o elenco são impecáveis.

Talvez seja um dos musicais mais belos, mas não tenho certeza se é para todos os gostos.

Site oficial de The Phantom of Opera
http://www.thephantomoftheopera.com/new_york/

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

6 de fevereiro de 2010

Carnaval Brasileiro em Nova York (eventos)


Você é do tipo que tem de ir a uma festa de Carnaval mesmo estando fora do Brasil?

A boa notícia é que, até em Nova York, você terá a oportunidade de mostrar todo o seu samba no pé na festa promovida pelo Centro Cultural Brasil-New York, a Carnafolia.

A ideia é resgatar o verdadeiro espírito dos carnavais de salão, com música ao vivo e comida típica brasileira.

A Carnafolia ocorrerá na sexta-feira, dia 12 de fevereiro de 2010, a partir das 8 da noite, na sede da New York Film Academy, na região da Union Square. Os ingressos custam 15 dólares.

Carnafolia 2010
12 de fevereiro de 2010, a partir das 20 horas.
100W da rua 17, de frente para a Union Square.
Ingressos a 15 dólares.

Maiores informações para comprar os ingressos através do telefone 212-371-1556 ou do e-mail bibliobrnyc@gmail.com

http://www.brasilianendowment.org/


***



guias NY .PDF