01 dezembro 2010

Ellis Island e o Museu da Imigração


O passeio para a Estátua da Liberdade é procurado, obviamente, porque as pessoas querem ver a estátua de perto.
Já falamos sobre os prós e os contras deste passeio de barco, mas uma atração que poucos dão importância, mas que está incluída no valor pago para ir até a estátua, é o de Ellis Island.


Esta ilha fica perto de Liberty Island (onde está a Estátua da Liberdade) e, durante várias décadas, foi a porta de entrada dos imigrantes nos EUA. No pavilhão, que hoje é um museu da imigração, todas as pessoas que chegavam de barco no país tinham de ser cadastradas, para depois poderem seguir para a cidade de Nova York, ou para outros destinos. Quem não estava com a documentação regularizada, ou não tinha dinheiro para prosseguir viagem, tinha de permanecer em Ellis Island até conseguir resolver estes problemas, e o mesmo valia para aqueles que desembarcavam doentes, que ficavam em quarentena na ilha.


Para qualquer um que se interesse pelo tema da imigração, dar uma volta pelo pavilhão de Ellis Island é uma aula de História, e como quase todos nós nascidos na América somos, de alguma maneira, descendentes de imigrantes, é também compreender parte da trajetória pessoal de nossos antepassados, que, seja nos EUA ou em outros países da América, passaram por dificuldades semelhantes.

Muita gente nem desembarca em Ellis Island no trecho de volta da Estátua, o que é uma pena, pois, para mim, é o que mais vale neste passeio.


A princípio, no térreo do pavilhão, não há muita coisa a ser vista mesmo. O mais interessante de Ellis Island é quando você se embrenha pelos corredores do complexo, nos outros andares e entra nos quartos onde dormiam os imigrantes, ou nas celas onde ficavam presos. Há vários fones nas salas, com depoimentos de imigrantes narrando suas viagens e a chegada nos EUA (em inglês) e o sofrimento deles era tão grande que, mesmo se você não entender o que estão falando, é possível sentir suas angústias.
Além disto, há objetos que os imigrantes esqueceram na ilha, como roupas, instrumentos musicais, fotos e objetos pessoais, artefatos que atravessaram o século para nos mostrar aspectos de suas vidas cotidianas.
Definitivamente, vale a pena gastar uns 30 ou 40 minutos para dar uma volta por Ellis Island, afinal de contas, a entrada está incluída no ingresso que você comprou para ver a Estátua, ou seja, você também pagou por isto, depois é só pegar o barco de novo e retornar à Manhattan.


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

Um comentário:

  1. Definitivamente é o que há de melhor no trajeto da estátuda da Liberdade. Museu lindo!

    ResponderExcluir