24 de outubro de 2010

Maceió para Mãos de Vaca - parte 2


Centro Histórico
Nós havíamos contratado um taxista para nos levar para o litoral sul de Alagoas, que incluía a cidadezinha de Marechal Deodoro, praia do Francês, praia do Gunga e Barra de São Miguel, pelo valor de 130 reais para o casal. E ele aproveitou para nos dar um tour relâmpago também pelo Centro de Maceió.
Assim como em muitas cidades brasileiras, as ruas do centro são estreitas e o tráfico pode ser um pouco lento. Além de alguns monumentos históricos, o Centro é quase exclusivamente uma área comercial, com várias lojas, bancos e lanchonetes. Não é exatamente um trecho atraente da cidade.


Há algumas igrejas muito bonitas, como a Catedral Metropolitana ou a Igreja de Bom Jesus dos Martírios, toda revestida com azulejos portugueses.


Nota-se que há um esforço para revitalizar alguns edifícios históricos e a região do Centro, como com a criação de um calçadão de pedestres, o Calçadão do Comércio.
No entanto, este é o tipo de passeio ao qual não se deve dedicar mais da metade um dia, um rápido tour já é mais do que o suficiente.

Mirante São Gonçalo

Este mesmo motorista nos levou até o Mirante São Gonçalo, de onde é possível ter uma bela vista de Maceió.


O ideal é deixar separado alguns trocados para os artesãos ou para os indigentes que certamente o arbodarão enquanto você tira fotos da paisagem.

Sorvetes Bali

No final do dia, não há nada melhor do que se sentar numa sorveteria e relaxar um pouco. A Sorvetes Bali está localizada na Praia de Pajuçara e dizem que é a melhor sorveteria da região. O esquema dela é por peso e tem uma grande variedade de sabores.
Não é das mais baratas (uns 7 reais por pessoa), mas é bastante tradicional.

***
Maceió for the Tigh-Fisted - Part 2

Historic District
We hired a cab driver to take us to Alagoas' southern shore, including the small town of Marechal Deodoro, praia do Francês, praia do Gunga and Barra de São Miguel, and he charged 130 reais (about 70 dollars) for a couple. He took us for a quick tour to Maceió's Downtown as well.


Just like other brazilian cities, Downtown's streets are narrow and with a slow traffic. Besides some historical monuments, Downtown is a comercial area, where many stores, bank branches and snack shops are located. It's not exactly an attractive part of town. There're some beautiful churches, such as the Catedral Metropolitana (Metropolitan Cathedral) or the Igreja de Bom Jesus dos Martírios, totally covered with portuguese tiles.


You can perceive that there's an effort to revitalize some historic buildings and parts of Downtown by designing a pedestrian walk, the Calçadão do Comércio.
However, you don't need to spend much time in a tour like this, just a couple of hours is enough.

Mirante São Gonçalo

The driver took us to the Mirante São Gonçalo, where you can have a nice view of Maceió.

It's best to take some spare money with you, in case the local artisans or homeless people start harrassing you while you take pictures

Sorvetes Bali (Bali Ice-cream shop)

In the end of the day, there's nothing better than take a seat in an ice-cream shop and relax. Sorvetes Bali is located at Pajuçara Beach and people say it's the best Ice-cream shop in the neighborhood. It's a per pound shop and there's plenty of flavors.
There're cheaper alternatives, but Bali Ice-cream shop is a very tradicional one. It costs about 7 reais (3,5 dollars) per person.

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


Um comentário via BLOGGER
comente também



guias NY .PDF