Curitiba é a capital ecológica do Brasil e já foi um dia uma cidade-modelo. Apesar de não ser um grande destino turístico, é uma cidade encantadora, organizada e que ainda mantém um estilo de vida que lembra um pouco um povoado do interior.
O centro de Curitiba é o coração econômico e cultural da cidade, onde se localiza uma boa parte das atrações turísticas e, ao contrário de outras metrópoles, é relativamente segura e com belos edifícios históricos.
O setor histórico, que parte do Largo da Ordem e engloba o movimentado calçadão da Rua XV, é um vislumbre da época áurea de Curitiba, quando a indústria ervateira a projetou rumo à modernidade.
A reputação do curitibano como um povo fechado até procede em certa medida, mas, mesmo assim, o visitante sentirá um gostinho de estar num canto da Europa, onde tudo parece funcionar.
O transporte público é um dos mais eficientes do país; parques e áreas verdes estão espalhadas por todos os bairros. O bairro gastronômico de Santa Felicidade é um legado dos imigrantes italianos e vale a visita.
Mas é nos shopping centers que você encontrará os verdadeiros curitibanos, sempre a fugir do clima imprevisível.
Nas próximas semanas, acompanhem-nos neste passeio pela "Cidade Sorriso", a capital com o inverno mais rigoroso do Brasil.
(continua...)
Curitiba is unquestionably Brazil's ecologic city, and once was an example of urban development. Even though it's not a great tourist destination, it's a charming and organized city, that's still maintain a quality of life resembling countryside towns.
Downtown Curitiba is the economic and cultural center of the city, where you can find many of its touristic attractions and it is relatively safe, also there're beautiful historical buildings.
The historical section, starting at Largo da Ordem and leading to Rua XV's crowded pedestrian mall, is a glimpse at the golden age of Curitiba, during the yerba-mate cycle that projected the city towards the modern times.
The curitibanos have a reputation of being an introspective people, which is quite true, despite that the visitor will feel like if he or she is somewhere in Europe, where everything seems to work like a clock.
Public transportation is one of the most efficient in Brazil; parks are everywhere in every neighborhood. Santa Felicidade, the italian food district, deserves to be visited.
However, it's in the shopping malls that you'll find the true curitibanos, who are always trying to find shelter from the unpredictable weather changes.
During the next weeks, follow our steps up through the streets of the "Smile City", one of the big city with the most severe winter season in Brazil.
(to be continued...)
sou curitibano e... acho q quem fez este texto de introducao da cidade visitou a cidade errada. curitiba com povo fechado? cidade do interior? melhor atracao, shopping? puxa!
ResponderExcluirEu também sou curitibano e falo da minha experiência de 26 anos morando aí.
ResponderExcluirAcho que a minha opinião sobre a cidade deve ser tão válida quanto a sua...
Aliás, seria tão válida se eu houvesse estado aí por dois dias, pois a experiência de cada cidade é bastante particular.
Morei em Ctba por 18 anos,estou em Cuiabá MT há quase 4 anos e não vejo a hora de voltar para Ctba, infelizmente quem não conhece Ctba, sempre diz isso sobre o povo ser "fechado",isso não procede.O Ctbano não é folgado, não incomoda as pessoas,dai acabam confundindo dizendo que são fechados.Prá vc ver a ironia da situação,fora o calor insuportável que faz aqui em Cbá,o pior daqui são as pessoas, que são extremamentes individualistas e mal educadas.E mesmo que o Ctbano fosse fechado, Curitiba por si só já vale á pena,é M A R A V I L H O S A!!
ResponderExcluirSou paulista e moro em Cuiabá. Os Cuiabanos são mal educados com quem é extremamente mal educado(a) e grosseiro(a). Sim, é uma cidade quente, mas se vc está insatisfeito, se mude. Não fale mal de um lugar com o qual vc está tirando proveitos. Fui a Curitiba e são mal educados, fechados, grossos, literalmente parecem bichos do mato. Nã te dão bom dia, nem informações passam. Mas é uma cidade que oferece uma boa qualidade de vida.
ExcluirSou paulista e moro em Ctba há 1ano e 6 meses. O pessoal daqui é sim fechado, assim como é sem educação, dirige MTO mal, seta é item opcional no carro (não sabem usar, talvez por isso NUNCA dão passagem!) Por mais de 6 meses trabalhando no mesmo lugar, dando bom dia todos os dias e ngm respondia... Cidade suja, que não te permite um almoço de domingo após as 14h, pq TODOS os restaurantes fecham as 15h-16h. Dps, só shopping. Não vejo a hora da residencia terminar e eu voltar pra Santos...
ExcluirSou do Rio de Janeiro mas vivo em Curitiba praticamente há 20 anos no total de idas e vindas.Pra alguém que como eu já morou em vários lugares (inclui-se BRasília , Santa Catarina e Rio), concordo com o Henry de que o curitibano no geral é fechado sim.Aqui tem a velha história do "vamos combinar de sair!...e fica por isso mesmo...mas tirando isso, sou suspeita pra falar de Curitiba porque amo essa cidade.A qualidade de vida é ótima e barata comparada a Rio,SP e Brasília; excelentes restaurantes,parques,shoppings (que realmente é o programa do Curitibano depois de almoçar em santa felicidade),excelentes escolas,universidades,transportes.enfim,não troco essa cidade por nada.
ResponderExcluirConcordo com o termo "fechado" que me pareceu até delicado para a antipatia do povo de lá. conheço muito a cidade e os Ctbanos tb.Realmente não são nada simpaticos nem amistosos. Não cumprimentam ninguém e além de tudo acham que tem o rei na barriga, são futeis e só se preocupam com status. As meninas td patricinhas, os meninos uns filhinhos de papai metidos, os adultos em geral se reunem só pra falar de carro e de quem tem mais que quem....fzr o que né, cada povo com seus problemas, e em Ctba o problema não é a cidade e sim os curitibanos.
ResponderExcluirNão sou de Curitiba, mas aprendi a gostar da cidade. Daqui não saio mais. Quanto ao curitibano nato ser fechado e fútil, isso também é verdade. Mas vejam pelo lado positivo: mais da metade dos habitantes de Curitiba não nasceram aqui. Ou seja, SÃO SIMPÁTICOS E SIMPLES!!
ResponderExcluirVivo em Curitiba há 18 anos e posso afirmar que o grande problema de Curitiba é o povinho. Fechado, ignorante e com o rei na barriga. A cidade é muito boa, mas parece mesmo idade do interior. Não tem muitas atrações turísticas, a não ser que você goste de ficar andando em parques para ver plantinhas, lagos etc. O lago da ordem é um lugar decadente, e frequentado por gente alternativa. A não ser que você goste de um "bicho grilo", não é o melhor lugar para se conhecer...
ResponderExcluirEu acho que Florianópolis merece um comentário de vocês
ResponderExcluirConcordo..Curitiba é bem interiorana (mentalidade) e, visitou cidade errada..transporte bom???? Não é Curitiba. O trânsito um caos e as coisas NÃO funcionam..De Europa talvez bem pouco da arquitetura tirando os prédios casas de pombos.
ResponderExcluirCuritiba foi VENDIDA como cidade de 1 mundo e blablabla e hoje é mais de terceiro qto qualquer outra, ou mais.
Qto ao povo fechado..não creio..mais fechado é quem vem de outras cidades pra cá e se "acham" europeus.. Curitibano é gente fina..e olha que não sou daqui.
Não creio que vcs não colocaram Florianópolis, Rio , Sampa..
ResponderExcluirSou carioca e moro em Curitiba há 16 anos.
ResponderExcluirNão há como contrariar a informação de que curitibano é fechado. Mas é preciso esclarecer que com a vinda de muitas etnias diferentes para a cidade e o frio local, a comunicação devia ser bem complicada. Cada "tribo" visa manter seus costumes e tradições, o que faz com que elas restrinjam-se em conhecer as demais.
Aqui vale a velha máxima: "não fale com estranhos"!! A cultura vem sendo modificada em virtude das pessoas do interior e dos demais estados que vieram morar na cidade, obrigando o curitibano a ser um pouco mais comunicativo. Em dias quentes [embora raros na cidade] é possível ver a mudança no bom humor e na sociabilidade das pessoas.
A qualidade de vida aqui é boa, mas concordo que o trânsito é caótico comparado as demais capitais do Brasil. Aqui ainda existe o ar interiorano. Fica impossível almoçar depois das 14h30 na cidade. Mesmo finais de semana você tem dificuldade para achar algo aberto.
Aqui, apesar de ser a "cidade modelo" tem poucas opções de teatro, música e artes. E, ainda que tenha, são de preços absurdos, cuja maioria da população não tem acesso, ou não tem a devida divulgação. Quando você descobre que teve o show da sua banda favorita, a chance de não ter mais ingressos é grande. De mesmo modo são as apresentações no Teatro Guaíra, em que a "nata" curitibana tem acesso aos ingressos antes da "ralé".
Mas acredito que Curitiba é muito bela no seu contexto geral. As opções de lazer aqui são parques e shoppings... Para os bebedores, bares e botecos!
Quem quer vir, não pode perder a UNILIVRE também. Acho lá lindíssimo e quase nunca visitado. Os bares da Trajano Reis também são ótimas opções para um passeio descolado e inusitado, pois dificilmente você fica sem falar com alguém pelas calçadas dali.
Ponto negativo
ResponderExcluirEstou em Curitiba há 8 meses, sou de SP. Os curitibanos são fechados, se acham melhores sim, porém o salário não condiz com o nariz empinado, sendo assim não passam de endividados com a "parceirinha que cabe no bolso".
Ponto positivo
São prestativos na hora de indicar uma ação a ser tomada, as casas daqui são bem acabadas, a cidade no geral é muito bonita, não abrem comércio no domingo assim conseguem se dedicar as mais famílias.
Curitiba é uma cidade muito rica! E mais ao sul, em Santa Catarina encontramos uma diversidade enorme de paisagens e culturas... lindo de viver!! Vejam nossas dicas lá no blog... emanarporai.wordpress.com/
ResponderExcluirEu amo curitiba, ja morei la, agora estou em Foz do Iguaçu, toda vez que vejo alguem falando de lá eu ja tenho vontade de voltar.
ResponderExcluir