07 abril 2010

Mercado negro na Broadway (compras)


Geralmente, quando se fala em produtos contrabandeados a preços baixíssimos em Nova York, a primeira imagem que vem à mente é Chinatown, com seus becos estreitos, chineses sorrateiros e constantes batidas policiais.

No entanto, mais perto das principais atrações turísticas do que se imagina - da Macy's, do Empire State Building, do Madison Square Garden -, o viajante à procura por barbadas pode encontrar muito do que há em Chinatown, por preços igualmente baixos, entre outras variedades de produtos supostamente originais.


O trecho da Broadway entre a rua 32 e até por volta da rua 26 é repleto de lojinhas e ambulantes oferencendo produtos a um custo bem menor do que em outras lojas da cidade.
Muitas destas lojas são de atacado e solicitam Tax ID para os compradores, mas várias outras são de varejo e qualquer um pode entrar e barganhar.

Ao contrário do costume entre os americanos, os vendedores da Broadway adoram uma pechincha, por isto, recuse-se a pagar o preço inicial; você quase sempre pode conseguir uma redução em torno de 30% ou mais do preço do produto.
Isto ocorre porque você estará regateando com indianos, paquistaneses, nigerianos, bangladeshianos, malianos, ou seja, povos acostumados a uma boa pechincha.
Geralmente, eles são muito educados e querem arrastá-lo para dentro da loja e mostrar todas as barbadas. Aqui, vale o lema: "olha, eu vi mais barato na outra loja", e eles vão tentar cobrir o preço.
Quanto mais para baixo você vai, em direção à rua 26, mais os preços caem também.


Na Broadway, diferente de Chinatown, você não encontrará produtos falsificados (ou, pelo menos, são falsificações muito bem feitas, pois até embalagem e etiqueta original elas tem), mas acho que é algum tipo de contrabando, pois apenas isto justificaria os ambulantes com sacos pretos chamando os transeuntes para mostrar o que tem dentro.
É uma ótima área para quem quer comprar malas, mochilas, perfumes, relógios e bijuterias. Há também várias lojas de celulares desbloqueados, com que costumam custar mais caros do que na loja, mas que exigiriam a contratação de um plano anual.
Há também outros eletrônicos genéricos, como MP3 ou MP4 a preços bem em conta. Se você não se importar com a marca, nem com a qualidade, a Broadway é uma boa saída. Só não espere garantia ou assistência técnica.


Por fim, se você quiser se arriscar e fazer um lanchinho, há algumas opções de pizzarias e carrinhos de falafel (como o da foto acima). No entanto, como mais para cima esta região é muito bem servida de bons restaurantes e fast-food, que eu esperaria para comer em algum local mais perto da Macy's.
Os muambeiros da Broadway também costumam rondar as quadras do Manhattan Mall, oferecendo bolsas, relógios, filmes pirateados e óculos. De longe, você os ouvirá gritando.


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

6 comentários:

  1. Henry, gostaria de saber se as bolsas e malas vendidas aí seriam as mesmas do chinatown pois no chinatown me pareceu mais complicado pois a gente teria que entrar em um lugar que as vendedoras nos levava. Gostaria de maiores detalhes sobre estes dois locais de compra. Será que compensa passar risco se eu vou comprar umas 2 ou 3 bolsas? As marcas vendidas são Luis Viton e Guess?

    ResponderExcluir
  2. Olha, Mirian, não sei se dizer se são as mesmas de Chinatown. Tenho a impressão que as falsificações de Chinatown são mais bem feitas do que as da Broadway, mas não tem muito perigo não. Se você entrar nas galerias em Chinatown, geralmente há uma porta secreta que leva para os fundos da loja, sem precisar se enfiar em becos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adoro mto td que vc posta!!!
    Vou pra NY em setembro e gostaria de trazer um Iphone 3 desbloqueado, (Sei q já ta chegando o 5, mas nao me importo). Gostaria de saber se na Broadway seria uma opção para encontrar bom preço?

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é muito legal, obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  5. Mto bom seu Blog. minha namorada e eu fomos recentemente para nyc e seu guia nos ajudou muito. soh queria dizer que, com relacao aos perfumes da broadway, tomem cuidado, pois comprei um "one million pacco Rabanne" que chegando em santos pude constatar que era falsificado (mto bem falsificado por sinal, mas era). Nao aconselho comprar perfumes la, nao.

    ResponderExcluir
  6. Fui para a Chinatown fui levava para o fundo da loja e quase que obrigada a pagar um eternity que tinha cor mais amarela que tudo....tive que sair de lá correndo em direção ao metro...estar em nyc e querer comprar coisas falsificadas acho melhor ir na 25 de março...
    A century 21 pratica quase os mesmos preços com garantia de originalidade!

    ResponderExcluir