09 março 2010

Mamma Mia - Broadway (resenha)


O Enredo
Se você já assistiu ao filme, sabe que o enredo de "Mamma Mia!" beira a boçalidade: uma jovem americana vai se casar e gostaria que seu pai a conduzisse até o altar; o problema é que sua mãe era uma piriguete e há três pais possíveis, pelo que a jovem havia descoberto no diário da mãe.
A trama aborda a tentativa da moça em descobrir qual dos três é realmente seu pai.

O segredo do musical está na trilha sonora, composta de sucessos do grupo "ABBA", ou seja, é o tipo de musical que levanta até defunto!

A Produção

O musical é minimalista. Existem pouquíssimas trocas de cenário e, quando ocorrem, baseiam-se numa estrutura fixa duma hospedaria grega (sim, a história se passa na Grécia), ao redor da qual toda a ação se desenvolve.

O figurino também é bastante simples. Definitivamente, não é um musical para quem espera uma superprodução.

A Trilha Sonora
Como já havia dito, este é o trunfo de "Mamma Mia!".
Boa parte dos maiories hits do "ABBA" estão no musical, como "Dancin' Queen", "Mamma Mia!", "Take a Chance on Me", "Money, Money, Money", "Knowing me, knowing you", "Super Trouper", "Chiquitita", "S.O.S".
Mesmo se você não for um fã deste grupo sueco, com certeza você já ouviu ou conhece uma porção destas canções e talvez até consiga cantarolar junto.

Na verdade, quem segura o musical são as atrizes que interpretam Donna (a mãe), que é uma cantora excepcional, e Rosie (amiga da mãe), a personagem cômica.

O Teatro
O Winter Garden Theatre é um dos melhores teatros nos quais já estivemos na Broadway. É bastante largo e com um ótimo espaço entre as poltronas, assim, você não fica espremido.
Os ingressos variam de U$ 62,75 a U$ 116,50.

Nível de inglês
Não é necessário ser um expert em inglês para entender a maioria dos diálogos ou a história. No entanto, para captar todas as sutilezas e as piadas, além de compreender o inglês britânico e o sotaque australiano de dois dos personagens, nível intermediário é recomendado.

Qual foi a barbada?
Compramos os ingressos no e-bay de um russo que foi obrigado a cancelar sua viagem a Nova York e, desesperado, tentava se desfazer de três ingressos para o musical "Mamma Mia".
Demos o lance e conseguimos comprá-los ao preço de 15 dólares cada um, ou seja, pagando menos que o preço de um único ingresso na bilheteria, fomos em três pessoas assistir ao musical.

Visão Geral
"Mamma Mia" tem mais fama do qualquer outra coisa. Para o que se pensa quando se fala em Broadway, é bastante simples.
Não recomendo para quem assiste a um musical em Nova York pela primeira vez. Por mais que pareça repetitivo, quem deseja ver um espetáculo, tem de assistir a Mary Poppins, Billy Elliot ou Fantasma da Ópera.

Aliás, se não fosse pelo final, que realmente levanta a galera, o musical poderia ser classificado como fraco. Mas as músicas são ótimas!

Site oficial de Mamma Mia!
http://www.mamma-mia.com/default.asp

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

2 comentários:

  1. Vou comprar ingressos para assitir Mamma Mia em abril, mas não consigo decidir qual é a melhor localização das cadeiras (dentro do preço promocional, é claro)...
    Vocês podem me ajudar a escolher o melhor, por favor?

    ResponderExcluir
  2. Estive na cidade em fevereiro e um dos momentos mais especiais foi assistir o musical Mamma Mia!!!
    Explico: fui para nova york com minha mãe para comprar o meu vestido de noiva... e como o musical é sobre mães, filhas e casamentos, teve tudo a ver! Por incrível que pareça até me emocionei, hehehe!
    E o melhor é que conseguimos ingressos na 3a fila, bem no centro, por 60 dólares cada!!! Compramos na bilheteria da TKTS da Times Square, cinco minutos antes do início do espetáculo!!! Nem preciso falar que fizemos um super "cooper" pra chegar lá a tempo!!!

    ResponderExcluir