03 janeiro 2010

Foto da Semana - Virada do Ano no Central Park

New Year's Eve in Central Park
(clique na foto para ampliá-la)

Reveillon em Nova York

Apesar de a virada do ano na Times Square ser uma das mais famosas do mundo, é preciso ser corajoso para encarar:

- aquela multidão (parece que eram 2 milhões de pessoas em 2009);
- o frio que pode chegar a uns menos 15 graus;
- as longas horas de espera (uma média de 8 horas, se você quiser ficar num bom lugar);
- a impossibilidade de comer algo ou ir ao banheiro.

Quem nunca ficou exposto por horas a temperaturas negativas não tem ideia de como isto é ruim e, todo o dia 31, quando pensamos no que vamos fazer na hora da virada do ano, a primeira hipótese a ser descartada é a Times Square.

- 'tá é louco que vamos ficar congelando lá por horas!

Por isto que a descoberta da festa de Ano Novo no Central Park surgiu como uma revelação.

Central Park na virada do ano

O Reveillon é a oportunidade para muitos restaurantes e bares meterem a faca nos turistas e cobrarem preços exorbitantes. É muito difícil encontrar algum divertimento gratuito ou barato nesta data, e é aí que entra a festa no Central Park.

A multidão, muito menor da que vai para a Times Square, se reúne na concha acústica perto da Besthesda Fountain, na altura da rua 72 do East Side. A festa é gratuita.

Chegamos no parque por volta das 10:30, havia bastante gente lá e um concurso de fantasias ocorria no palco. Logo depois, uma banda começou a tocar e, mesmo sem atrações famosas, o clima era descontraído e todo mundo estava se divertindo bastante. Aparentemente, a maior parte do público era de locais, que deviam estar fugindo da loucura turística da Times Square.

(clique na foto para ampliá-la)

Fogos de Artifício

Exatamente à meia-noite, ocorreu uma linda queima de fogos, que deixou aquela do 4 de julho no chinelo. Foram 20 minutos de fogos, de várias cores e que podiam ser vistos de vários pontos do parque, sem aglomeração nem tumulto.
Naquele exato instante começava também a corrida da meia-noite, quando centenas de pessoas percorrem um trecho de alguns quilômetros pelo Central Park.

E, assim como ocorre na maioria das festas nos EUA, há hora para começar e para acabar. Logo após a queima de fogos, todos vão embora. O mesmo ocorre na Times Square. Meia hora depois, a prefeitura já começa a limpar as ruas e não resta uma alma para contar a história.

(clique na foto para ampliá-la)

Tudo que posso dizer é que, para aqueles que pretendem passar o Reveillon em Nova York mas ainda não sabem o que fazer nem querem se meter na Times Square, a festa no Central Park é uma ótima alternativa.
Está longe de ser tão badalada, mas foi diversão garantida. O clima também contribuiu, pois a chuva gelada se tornou neve antes da meia-noite e não estava tão frio.

É a certeza de uma festa legal, sem empurra-empurra.

Confira aqui mais fotos do evento

6 comentários:

  1. Pois estamos aqui eu e meu marido arrumando as malas para o retorno ao Brasil e concordando com tudo que foi postado sobre o belissimo reveillon que passamos no Central Parque. Sem empurra empurra e muito divertido!

    ResponderExcluir
  2. Pra fim de ano minha dica é ficar no Park Central Hotel. Pedimos uma bela de uma pizza, depois tomamos um espumante no saguão do hotel pra entrar no clima (eles montam até um quiosque com mesinhas na entrada) esperamos até umas 23:30 pra entrar na rua fechada. O hospedes tem entrada e saida livre e privativa no bloco na frente do hotel. Tava até vazio (dava pra andar) e não ficamos esperando horas na chuva. O bom é que depois que a bola desce, você tem uma vista perfeita dos fogos do Central Park no lado oposto. A gente só não animou ir pra la por causa do frio congelante. Esperava bem menos, foi ótimo meu ano novo.

    ResponderExcluir
  3. Alô galera MDV, vou passar a semana de Natal-Ano Novo em NY. Gostei muito da dica de vocês sobre essa festa de fim de ano no Central Park, fugindo do programa de índio que é o Times Square. Só tenho uma dúvida: vamos ficar num hotelzinho na W 107th Street, como fazemos ao acabar a festa no CP? É seguro andar até o metrô depois da festa (quase 1AM)? E no metrô linha 1 até a eatação 110th St também não seria perigoso? Dá para achar um táxi por ali? Qualquer dica ou comentário me ajudaria. Muito obrigado a todos e parabéns pelo blog. Marco Torres

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, estamos a caminho de NY para Natal e Ano Novo e gostaríamos de saber qual a festa mais indicada para irmos no dia do Ano Novo. Encontramos esse site http://newyearsnyc.com/events mas tem muitas opções ... alguém pode nos ajudar? Desde já obrigada e parabéns pelo blog !!!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Dizem que reveillon é uma data pouco recomendada pra se passar em Nova York: Muito frio, cidade lotada de turistas, comércio fechado... Assim, eu NÃO recomendaria esse período para uma "primeira ida à NYC". Já vi gente que foi nessa época e ficou com uma impressão ruim da cidade...

    ResponderExcluir
  6. Alô pessoal do MDV, é a minha primeira viagem a NYC e infelizmente não tenho outra oportunidade, a não ser entre os dias 29/12 e 06/01. Concordo que o Reveillon não seja a oportunidade melhor, porém como vou ficar alguns dias no mês de janeiro por lá, vou procurar aproveitar o máximo possível. A opção do Ipanema foi muito boa. Caso tenham mais alguma opção de hospedagem para 6 pessoas da mesma familia, agradeceria. macnauta@hotmail.com

    ResponderExcluir