30 de janeiro de 2010

Dica da leitora - Luciana Rocha (de NY ao Canadá)

(No subsolo de Toronto)

Este ano resolvemos fazer uma pequena aventura pegando um onibus (o megabus), de Nova York a Toronto (cerca de 10 horas de viagem).
Quando chegamos a Toronto, ficamos um pouco assustados ao ver as ruas vazias, mas depois de algum tempo descobrimos o porquê (citarei mais abaixo).

Nos primeiros dois dias que estávamos lá, ficamos comparando a cidade com Nova York, o que é injusto, porque realmente não tem comparação.
Porém, a cidade de Toronto tem seus encantos. Umas das primeiras coisas que se nota por lá é a receptividade das pessoas naquela cidade.

De acordo com a informação do guia turístico, 75% das pessoas que ali moram, são de outros países ou de outras regiões do Canadá, o que faz com que as pessoas sejam bem pacientes e tolerantes umas com as outras, afinal, quase todos ali fazem parte de uma minoria. Por causa desta diversidade cultural, podemos encontrar restaurantes com os mais variados tipos de comida, o que é muito interessante para aqueles que gostam de experimentar coisas novas como eu.
Para se ter uma ideia do que os estrangeiros representam em Toronto, lá existem 6 bairros de chineses (chinatown), sem contar a little italy e as áreas de outras nacionalidades. Acho que uma boa dica de turismo em Toronto é comprar o bilhete dos ônibus turísticos.
Você compra um bilhete que vale para 3 dias de passeios e pode descer e subir do ônibus nos pontos indicados no mapa que a empresa lhe dá.
Estes ônibus são super pontuais e os motoristas falam sobre a cidade durante o passeio.

(Castelo Casa Loma)

Acho que alguns dos passeios imperdíveis são: a visita ao Castelo Casa Loma, onde foram feitos vários filmes, entre eles: X-Men (era a escola do Xavier), o filme Chicago, O Terno de 1 milhão de dólares com Jack Chan, entre outros.

Um outro passeio imperdível é a subida ao observatório da CN Tower, porém, a dica que deixo é a seguinte: para subir ao observatorio da torre paga-se por volta de 26 dólares por pessoa, mas acima do observatório, existe um restaurante giratório onde pode-se jantar com uma vista maravilhosa e a cada 72 minutos, o restaurante faz uma volta de 360 graus.
Bom a dica é a seguinte, se você sobe na Torre por volta das 16h, você pode ver a vista de dia e depois ao anoitecer e a partir das 16.30h o restaurante abre. Se voce jantar no restaurante giratório você gastará num prato principal cerca de 35 dólares, porém ao descer da torre, você recebe o dinheiro do observatório de volta.
No nosso caso, pedimos um prato de 55 dólares que vem uma entrada, o prato principal e uma sobremesa por 55 dólares e depois recebemos os 26 de volta, então o jantar de cada pessoa saiu por 29 dólares.

(Vista do restaurante na CN Tower)

Fiquei maravilhada com a experiência de jantar tendo como vista a cidade de Toronto e por um preço muito bom. Só não pode esquecer que o restaurante só abre a partir das 16.30h e tem que fazer uma reserva no momento que você chegar no guichê da torre. Também tem que mostrar as entradas para o garçon que assinará as entradas para que você receba o dinheiro de volta quando descer da torre.
Para quem quer também dicas de onde ficar, nós hospedamos no Bond Hotel, que fica na Dundas Street, umas das ruas principais da cidade, e qualquer hotel que fique naquela região, está muito bem localizado (se bem que ali em Toronto a locomoçao é muito fácil).

Bom, agora vou contar porque a cidade estava tão vazia. Para driblar o frio de Toronto, foi construída uma quase cidade subterrânia, com estações de metrô, shoppings, restaurantes, supermercados, enfim, tudo o que uma pessoa precisa. Meu marido e eu, no último dia de viagem, andamos da Torre CN até a Dundas Square (uma espécie de Times Square de Toronto), estou falando de cerca de 2 quilômetros de distância e o percurso todo fizemos underground. Finalmente tínhamos achado o povo de Toronto, e entendemos porque a cidade estava tão vazia no inverno.

Ah, uma última coisa, é que tem que se tomar cuidado com as moedas de dólar canadense porque eles tem uma moeda de 2 dólares que circula muito por lá e há pessoas que confundem estas moedas com as de 1 dólar.

Bom, espero ter contribuído um pouco com aqueles que pensam em ir a Toronto. Vale a pena!

Luciana Rocha



Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


17 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Rafael Pavan - Rio Claro/SP31 de janeiro de 2010 19:10

    Acabei de voltar de NYC. Muitas dicas do site foram um sucesso. Consegui economizar bastante. Recomendo, para aqueles que gostam de comprar, a Century 21 que fica perto do WTC. O lugar é lotado de brasileiros à procura de pecinchas. Por exemplo, comprei óculos da Calvin Klein por US$12,00.

    ResponderExcluir
  2. Por favor vcs tem uma indicação de uma igreja protestante com coral gospel? Eu e minha família estaremos em NY na páscoa e gostaríamos de ir à um culto. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Olá Henry e amigos desse blog muito bacana. Ja comprei meu e-book mão de vaca e é ótimo, levarei comigo na próxima semana...

    Por favor me ajudem com algumas dicas: semana q vem tem o president's day e o dia dos namorados em 14/02, o president's é feriado aí? o que fecha e o que fica aberto de compras e museus?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. É possível alugar bikes para passar o dia pedalando em Manhattan? Quero atravessar a ponte do Brooklyn e pedalar pela ilha.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luciana!

    Desculpe-me, mas não entendi o lance da torre. Você não paga para subir se for ao restaurante e depois eles ainda te devolvem o dinheiro do ingresso?

    Porque se você paga os 26 e eles te devolvem só os 26, não tem como um jantar de 55 sair por 29... Fiquei confuso...


    Obrigadão.

    ResponderExcluir
  6. Poxa, deve ser mto bacana ir de bus pro Canadá!!! Meu intercâmbio tá no fim e vou ficar 2 semanas em NY de bobeira... daí tava pensando em ir pro Canadá, só q meu visto é J1, será q posso entrar sem problemas ou preciso de outro visto?

    ResponderExcluir
  7. Oi gente,
    vou a NY no final do ano e ja tenho visto para EUA.
    Para ir ao Canada, estando em NY, preciso de visto (para o Canada)?
    Se souberem me respondam. Abs em todos.
    Suamy

    ResponderExcluir
  8. Precisa de visto para entrar no Canadá sim...
    Veja no site do Consulado, eles dão toda a indicação de como você tem que fazer para pegar o visto, ou entre em contato com alguma empresa de vistos, como a Shultz (mas eles cobram 200 reais de taxa de serviço)

    ResponderExcluir
  9. Mauricio,

    Poxa vida, nem tinha reparado sua pergunta. Só hoje é que fui ver. Mas vamos lá.
    Quando voce sobe na torre voce paga pelo obesrvatorio. Se voce jantar no restaurante. Voce paga o valor do jantar normalmente, mas o garçon carimba o verso de seu ingresso e quando voce desce da torre eles te reembolsam o valor que vc pagou do observatorio.
    Vamos imaginar que vc pagou 26 dolares pelo observatorio (só para ver a vista de Toronto) e gastou 55 dolares no jantar (um jantar com entrada, prato principal e sobremesa). La embaixo eles lhe devolvem os 26 dolares do observatorio (resultado 55,00 do jantar - 26,00 da torre de obervatorio, voce acaba gastando uns 29 dolares no total e ainda janta em um restaurante maravilhoso com uma vista espetacular).
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Oi, Luciana!

    Mesmo com a sua explicação continuo com uma dúvida da torre:
    Se você paga os 26 dólares e eles te devolvem os 26 dólares do observatório, mas, se você gastou 55 dólares no jantar, como é possível o jantar sair por 29 dólares?
    Ou você quis dizer que, como a pessoa não está pagando pela vista e está usufruindo dela, o preço da vista entra, teoricamente, e o jantar compensa apesar do custo salgado?

    Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  11. Ola Mauricio e Nat,

    O que disse (talvez de uma maneira estranha) é que. Se vc sobe na torre aquele dinheiro foi gasto e voce nao tem de volta, pois ja usufruiu da vista panoramica da cidade. Agora se vai no restaurante e paga os 55 dolares e te devolvem um dinheiro que vc nao esperava, voce teve um desconto no restaurante. Eu consideri minha conta o seguinte: 26 da torre e no restaurante 0s 55 menos a devoluçao da torre (so tive a devoluçao porque jantei, se nao, nao teria). Mas se vcs preferirem...vamos aos calculos:
    torre 26,00
    jantar 55,00
    total = 81,00

    na descida me devolveram os 26,00
    a torre + restaurante sairam por 55,00

    Porem, a vista do restaurante giratorio,os pratos servidos (vem 1 entrada, prato principal e sobremesa), pra mim foram priceless (como dizem).
    Um abraço e espero ter ajudado um pouco.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marcella... cheguei semana passada de NYC e fui a uma igreja gospel no Brooklin. O nome dela é Brooklyn Tabernacle. O coral ficou marcado como uma das melhores coisas q vi na cidade. Outro ponto positivo é q a igreja, na verdade, era uma sala de teatro (enorme), por isso a acústica é fenomenal. Fiquei na galeria e a visão é ótima. O bom também é que lá não tem fila para turista, como acontece nas igrejas do Harlem. O culto começa às 9hs do domingo. Para chegar você pode descer na estação Jay St - MetroTech (linhas A, C ou F) e andar uma quadra. Vale a pena... se quiser, dê uma olhada nos vídeos deles no YouTube...
    bj

    ResponderExcluir
  13. Olá! Primeira visita no site, estou em busca de lugares para fazer intercambio! Não vejo a hora e escutei falar muito bem de Toronto. Agora vou ficar ligada, para acompanhar as dicas, custos, comidas, hospedagens e experiências que são sempre boas de compartilhar! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal,

    Meu nome é Helena e vou para NY e gostaria de saber se existe trem que faz a linha NY para Niagara Fall?

    ResponderExcluir
  15. Bnoite. Estou indo p Toronto em agosto e gastaria de saber a media de preco p passar um fim de semana en NY.

    ResponderExcluir
  16. Ola Luciana, estamos planejando, eu minha esposa e minhas duas filhas de 10 e 11 anos viajar a New York passar uns dias lá e depois pegar um trem para toronto e regiao. voltar para new york e depois voltar para sp. Pretendemos fazer isso no período de 18 de dezembro 2015 a 6 de janeiro de 2016. o que vc acha? e o que me recomendaria? obrigado, parabens pelo conteúdo. Almeris

    ResponderExcluir
  17. Olá Luciana! Irei fazer um intercambio em Toronto, no mês de junho. Iremos inicialmente para Nova York. Como faço para ir de ônibus para Toronto? Aonde devo comprar a passagem? A estação fica próxima de qual aeroporto em Nova York?? Como obter os horários de partidas dos ônibus ? Fiquei sabendo que também tem um trem que sai de Nova York para Toronto? O que é melhor, em termos de preço e duração da viagem ??? Agradeço muitíssimo sua ajuda!

    ResponderExcluir



guias NY .PDF