12 novembro 2009

Qual é a previsão do tempo em NY? (utilidade pública)

(imagem do programa do Weather Channel, para acompanhar a previsão do tempo)

Recentemente, tenho recebido vários e-mails de leitores perguntando:

"Como vai estar o clima nos dias da minha viagem a Nova York? Vai nevar? Vai fazer sol? Vai chover?", e assim por diante.


Estas são perguntas muito difíceis de serem respondidas, principalmente por eu não ter nenhuma formação em Meteorologia.
É justamente por isto que tenho instalado, no meu computador, um programa gratuito do Weather Channel que fornece, em tempo real, a temperatura, e a previsão do tempo hora a hora, ou dia a dia pelo período máximo de 10 dias.
Este programa também envia alertas de condições climáticas extremas, como nevascas, tempestades, ou calor excessivo. Deste modo, você pode se preparar adequadamente, vestindo as roupas apropriadas antes de pôr o pé na rua.
No entanto, como já disse, o prazo da previsão é de 10 dias, portanto, não dá para saber em novembro como estará o clima em 25 de dezembro, ou 1 de janeiro.

Mas, via de regra, você pode esperar o seguinte:

(Primeira neve de 2008 em Nova York, 16 de dezembro)

Inverno (dez-mar): frio, ou MUITO frio.
Pela nossa experiência, neva pra valer pelo menos umas três vezes por inverno. Geralmente durante a noite dá para ouvir as batidinhas dos flocos na janela e, quando você acorda no dia seguinte, as calçadas estão todas cobertas de branco.
Alguns moradores mais antigos de NY nos relataram que, há alguns anos, nevava tanto que até o serviço do metrô era suspenso. Nunca vimos nada parecido e imagino que, por causa do aquecimento global, haverá cada vez menos dias de neve.
Os ventos que acompanham as frentes frias são de chorar, gente!

Primavera (mar-jun): friozinho ou calorzinho.
Ainda pode nevar no começo da primavera, ou, pior, chuva gelada. Esquenta da metade da estação em diante.

(Tempestade de verão em NY)

Verão (jun-set): quente ou MUITO quente.
As chuvas de verão são constantes, por volta das 4 ou 5 horas da tarde. Às vezes, chove granizo. Mesmo assim, é quente. Em certos dias, é tão quente que os moradores são alertados a ficarem o menor tempo possível na rua, por causa da desidratação.

Outono (set-dez): calorzinho ou friozinho.
Há uma queda na temperatura assim que muda de estação. Época de chuvas geladas, intercalando dias quentes e frios.

Por fim, se você não quiser instalar o software do Weather Channel, você pode acessar o site e consultar a previsão para NY, ou acompanhar a previsão do tempo nos telejornais locais, na CBS, na Fox, na ABC, na NBC ou WPIX.

Site do Weather Channel
http://www.weather.com/

Para baixar o software de previsão do tempo
http://www.weather.com/services/downloads/


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

5 comentários:

  1. Henry,

    Vc sabe qual a estação de ski mais proxima de NY? Eu e meu marido estamos indo para NY no inicio de janeiro e ja compramos seu guia!

    Parabens,

    Ana Luisa

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana,

    Também estou indo em janeiro com minha família e tive a mesma dúvida. Um amigo me indicou uma estação perto de Danbury (+- 45 min de NY).
    Lá, se não estiver nevando, tem uma máquina que faz a neve, e a diversão fica garantida. Não é Aspen, mas dá pra brincar.
    Um abraço, e minhas felicitações ao Henry pelo site, show de bola, super divertido, muito informativo. Parabéns.

    Marcello Gil

    ResponderExcluir
  3. A única vez que tive o prazer de ver neve em NY (brasileiro é louco por neve, né? Acho que é o desejo do que não possui.) foi em fevereiro de 2011. Feliz coincidência. E sou testemunha que os ventos que acompanham são de quebrar os ossos, pelo frio e pela força.

    ResponderExcluir
  4. Oi Henry , este seu site é fantástico, ninguém pode ir a NYC sem ler suas dicas, ameiiiiii! Obrigadíssima por fazer esse trabalho , nos é muito útil!
    Henry estou indo com minha filha dia 18/02/2013 , vc sabe dizer onde encontro filtros para geladeira ,(cartridge water filter Ge MWF) mais barato em Manhattan?
    Obrigada , lembrando... Henry sou carioca, se precisar algum dia de dicas do Rio de Janeiro, dicas mão de vaca, estou aqui , marca meu email, terei o maior prazer em fazer isso por vc e por quem mais vc indicar! Valeuuuu

    ResponderExcluir
  5. Muito bom mesmo o Weather Channel. Baixei o programa no meu celular e adicionei as cidades para onde eu vou na próxima viagem. Sempre consulto nos horários da manhã e à noite para ter noção como é o tempo em horários diferentes. Como estou indo pra California em Jul/13, percebo que cada cidade tem suas características. Los Angeles e San Diego são cidades mais quentes. San Francisco chega a ter friozinho até de dia no verão. Já Lake Tahoe, Yosemite são quentes de dia e frios à noite. Fresno é pegando fogo a qualquer hora... eheh California chove pouco no verão. Como o texto descreve, é importante estar bem informado sobre clima do destino de viagem.

    ResponderExcluir