03 novembro 2009

Maratona de Nova York (eventos)


No dia 1 de novembro, ocorreu em Nova York uma das mais importantes e famosas maratonas do mundo, a ING New York City Marathon.

Ao contrário de outras competições do gênero, nas quais o importante é chegar em primeiro lugar, ou pelo menos nas primeiras colocações, a Maratona de Nova York se destaca por seu caráter social. Mais do que em qualquer outra prova, o importante é competir, superar seus próprios limites, vencer o desafio e cruzar a linha de chegada, mesmo que sejam várias horas depois do ganhador.


Conseguir correr pelos 5 boroughs de Nova York num percurso de 42 quilômetros - a prova começa em Staten Island, passa pelo Brooklyn, Queens, entra em Manhattan pela Queensboro Bridge, sobe até o Bronx e retorna a Manhattan, acabando no Central Park -, não é uma tarefa fácil, ainda mais durante o friozinho que faz no outono nova-iorquino.

O que surpreende mesmo é ver, entre os competidores, além das figurinhas carimbadas de todas as maratonas, medalhistas de ouro de Olímpiadas, pessoas comuns, como eu e você, idosos, cadeirantes, pessoas que superaram o câncer, que perderam algum membro, que vão fantasiadas, numa grande festa, numa grande prova de coragem e superação pessoal.


Este é, de longe, um dos eventos mais emocionantes que já tive a oportunidade de presenciar em Nova York. O esforço dos maratonistas e a solidariedade dos espectadores, que gritam palavras de apoio para todos, chamando-os pelo nome, aplaudindo e recebendo de volta o carinho ou um aceno do competidores. Gente do mundo inteiro, dos quatro cantos do planeta: italianos, franceses, alemães, dinamarqueses, colombianos, dezenas de milhares de americanos de todo o país e, vez ou outra, alguns brasileiros.


E a maratona é como o Carnaval brasileiro; mal acaba e já começam os preparativos para o ano seguinte.

As inscrições para a loteria para a Maratona de Nova York 2010 já estão abertas e vão até o dia 5 de março de 2010.
A taxa de inscrição é de 11 dólares. Caso você seja selecionado, o custo da prova é de 265 dólares para estrangeiros, e inclui os certificados de conclusão de prova, medalhas, traslados de aeroportos e vários pontos da cidade até o local da prova, e toda a infraestrutura médica e de alimentação para os maratonistas.

Se você não tem pique para encarar este desafio, mas estiver em Nova York no período da prova, que em 2010 será no dia 7 de novembro, domingo, não deixe de conferir.

É uma experiência que marca para a vida toda.

Site oficial da ING New York City Marathon
http://www.nycmarathon.org/index.htm


Veja mais fotos da Maratona 2009 no meu álbum do Flickr

3 comentários:

  1. Olá...
    Gostaria de saber como comprar ingressos para eventos esportivos e culturais com desconto daqui do Brasil. Alguma dica de onde comprar? Setor? Penso em ir ao Madson Square Garden e Broadway, pelo menos.
    Devo ir em fevereiro...o tal do Frre Pass realmente vale a pena?

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    vocês podem me dizer como conseguir fazer a inscrição para a Maratona de Nova York 2010 ?
    Att.,
    Helena

    ResponderExcluir
  3. Helena,

    Duas maneiras (caso seja a sua primeira vez):
    - inscrever-se na loteria como mencionado acima;
    - adquirir um pacote (avião, hotel e inscrição pra maratona) de alguma agencia de turismo autorizada pela organização da Maratona ( http://www.ingnycmarathon.org/entrantinfo/itps.htm ).

    No caso da loteria existem algumas regras como:
    - se for sorteado e não puder ir pode postergar para o ano que vem, sem ter que voltar para o sorteio;
    - se não conseguir ser sorteado nos últimos 3 anos tem vaga no ano posterior;
    - se participou pelo menos 15 vezes da maratona.


    Valter

    ResponderExcluir