6 de agosto de 2009

Billy Elliot - Broadway (resenha)


O Enredo
A história do musical "Billy Elliot" acompanha de perto a do filme original. Billy Elliot é um menino de uma cidade do interior da Inglaterra, filho de mineiros (escavadores de minas, e não indivíduos provenientes de Minas Gerais!), e que sonha ser bailarino.

Como é de se esperar, este sonho encontra resistência por parte de sua família, principalmente do pai, e da comunidade. Então, Billy tem de lutar para provar que tem talento.

A Produção

"Billy Elliot" é um musical muito bem estruturado, com alguns recursos bastante interessantes para recriar o clima e a intenção do filme.

Não há uma parafernália de cenário e figurinos, mas transmite bem sua mensagem e com grande emotividade.

A Trilha Sonora
As músicas de "Billy Elliot" foram compostas por Elton John e se adequam bem à história. Inclusive, a canção principal, "Electricity", foi ganhadora do Grammy.
Não há muitas canções conhecidas, mas umas duas ou três ficam na cabeça assim que deixamos o teatro, o que já é um bom sinal.

O Teatro
O Imperial Theatre é relativamente confortável. Nós estávamos na última fileira, mas isto não comprometeu a visibilidade, nem ficamos espremidos nas poltronas.
Os ingressos variam de U$ 81,50 a U$ 126,50. Acredito que, depois de ter ganhado 10 Tony Awards (a premiação mais importante para os musicais da Broadway), "Billy Elliot" deve ter ficado mais badalado e seja difícil conseguir ingressos mais baratos para certas datas.

Nível de inglês
O inglês do interior da Inglaterra não é dos mais fáceis de se entender. Há alguns personagens com sotaque tão carregado que só é possível captar o sentido pelo contexto. O mesmo vale para algumas canções.
Felizmente, a dicção do Billy (ou dos Billies) é boa e não há muito problema para entendê-lo(s).

Qual foi a barbada?
Nós compramos ingressos promocionais para assistir à prévia da peça, ou seja, antes da estreia oficial. Eles custaram 41 dólares e, como já disse, eram na última fila.
Por ser a prévia, ainda estavam testando certos elementos do palco e houve um problema na cena principal, o que cortou um pouco o clima. Os atores tiveram que parar a cena e retornar desde o começo dela.
Por outro lado, nesta prévia estava o diretor da peça, Stephen Daldry, que também foi o diretor do filme. Ele apareceu no palco em duas ocasiões e foi muito interessante ver este processo de construção do musical. Talvez, a versão final seja um pouco diferente daquela que assistimos.

Visão Geral
"Billy Elliot" é um musical muito bonito e que possui uma inspiradora mensagem de superação.
O problema surge quando comparamos o musical com o filme, que, na minha opinião, é muito melhor por vários fatores. Saímos do teatro com a sensação de que faltou algo.

Por outro lado, há cenas lindíssimas, incluindo aquela na qual houve um problema no palco. Os meninos que fazem o papel do Billy são bailarinos extraordinários e, realmente, assisti-los é uma experiência arrepiante.

Não é uma superprodução, como os musicais da Disney, mas vale conferir. Sem dúvida, este é o musical do ano em NY.

Site oficial do Billy Elliot on Broadway
http://www.billyelliotbroadway.com/home.php

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


26 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Esse filme é sensacional,porque nele relata vários tipos de preconceitos contra a sociedade mais carente!È um garoto que treinava boxe,mas nao gostava muito desse tipo se esporte e resolveu fazer aulas de balet!!!
    Todos de sua família foram contra Billy Elliot mas depois de algum tempo apesar de todas as dificuldades apoiaram!!!

    ResponderExcluir
  2. Um filme bem interessante com um ótimo elenco e uma boa história que nos mostra muitos valores da vida inclusive um pai aprendendo a dar valor no filho e principalmente em seus sonhos.

    ResponderExcluir
  3. O filme retrata valores importantes da vida. Como que não devemos ser preconceituosos, os valores da família e a importância de uma verdadeira amizade, aceitando a pessoa do jeito que ela é .

    muito bom o filme !

    ResponderExcluir
  4. Gostamos do filme,é um filme que mostra a dura realidade de um garoto pobre,que batalhou muito para estar realizando seu sonho.Mesmo não tendo condições de se tornar o que ele se tornou no final do filme.

    ResponderExcluir
  5. um filme muito interessante,pois mostra a realidade de muitos meninos que querem fazer bale ñ so bale como todos tipos de dança seja classica ou sofre com muito preconceito da parte da sociedade e tambem do mundo inteiro.Esse filme retrata a realidade de muitos e muitos garotos de hoje em dia,em que esses garotos tem vergonha de assumir que gostam de dança e praticam.O filme é um relato muito interessante que mostra que não é porque vc é um menino e gosta de dança que vc não tem a opção sexual igual a maioria de garotos...

    ResponderExcluir
  6. o filme mostra que pra dança não a opção sexual todos e todas podem participar.Para realizar seus objetivos vc deve confiar em si mesmo...

    ResponderExcluir
  7. o filme billy elliot é muito interessante, bom e mostra muitas coisas que você nunca viu, mas sim você da muita risada, se emociona,lembra de alguma coisa que lhe aconteceu.ASSISTAM O FILME É ÓTIMO NÃO PERCAM.

    ResponderExcluir
  8. achei o filme muito interessante que o menino tinha um sonho queria se tornar bailarino mas ele enfrentou o preconseito dacomunidade mas ele mesmo assim não desistiu doseu sonho e foi fazer o teste e passou e se tornou um grande bailarino .

    ResponderExcluir
  9. Sem dúvida o melhor musical que eu já vi! A atuação das crianças e o cenário impressionam! Vale a pena pagar o quanto for!

    ResponderExcluir
  10. O filme Billy Elliot mostra a vida de um garoto, que lutou pelos seus sonhos de ser um bailarino, apos saber que sua vocação nâo era o boxe mais sim um bailarino profissional.Isso fez com que Billy lutasse pelo preconceito pelo fato dele ser menino!!!!

    ResponderExcluir
  11. O minha critica sobre o filme Billy Elliot é que apesar de se um otimo filme, mostra a realidade do preconceito que existe contra dançarinos de Ballet!No filme tamém mostra os reais valores da vida.Também mostra crises trabalhistas e financeiras que sua familia estava passando no momento!
    Enfim Elliot foi um menino sonhador que apesar do mal momento sonhou com uma vaga na escola de Ballet nacional de Londres...

    ResponderExcluir
  12. mto bom
    ele espresa suas vontades proprias

    ResponderExcluir
  13. Esse filme é muiuto legal gosteii muito...
    haushaushsaushaus..
    bom..
    esse filme mopstra que temos q correr atrás de nossos objetivos..
    contudo esse filme é tipo um monumento que o mostra como deve seguir e restaurar a sua vida e recomeçar outra melhor..
    kkkkk
    oooooooohh
    filme enteressante..

    ResponderExcluir
  14. eu achei o filme muito legal pois é mto baum...

    ResponderExcluir
  15. .ja eu achei o filme muito interessante,pois ele foi mt corajoso em enfrentar a sua familia e é isso ai.

    ResponderExcluir
  16. um filme velho mais ou menos da idade da minha avó.....porem teve quem gostou!:*/ dessa vez não me agradou quem sabe na proxima :)

    ResponderExcluir
  17. O filme é muito interessante... e toca bastante as pessoas em pensar que um "garoto" quer se tornar bailarino e tem um grande medo de expressar essa mensagem ao Pai (rude)! A história é surpreendente , fiquei absolutamente apaixonda quando vi o filme ! Com muito custo do Pai Billy foi para Londres e conseguiu o seu sonho, se tornou um ótimo bailarinho ! Amei o filme.

    ResponderExcluir
  18. Um filme sensacional e interessante .Que mostra a vida de um garoto chamado Billy Elliot que tem um sonho de ser bailarino e enfrenta várias dificuldade como o preconceito as crises familiares .O filme mostra os valores da vida.
    Maria Clara e Cristiele

    ResponderExcluir
  19. eu não gostei do filme por que no final não tem nada haver o blly dançando;e nem mostra ele crecendo e è chato d+

    ResponderExcluir
  20. O filme Blliy Elliot, mostra o preconceito que a sociedade tem em relação a homens dançar balé.O pequeno garoto de apenas 11 anos, tinha que suporta a barra que sua familia estavam passando em relação a crise financeira, além de que seu pai e seu irmão estava em uma greve defendendo os mineiros.Seu pai era muito preconceituoso, e alem disso nao suportava o peso de ter que criar seus 2 filhos, e sua sogra, pois sua esposa havia morrido.O filme é muito emocionante.

    ResponderExcluir
  21. è muito enjoativo e o menino devia ser mais gatao

    ResponderExcluir
  22. esse filme e uma lição de vida de um garoto q seu pai queria q ele fosse um lutador de box mais ele se encantou pelo bale classico mais tinha medo de seu pai não o asseitar mais quando billy resolve contar a sua familia eles não gostaram mais depois seu pai vendo o seu talento resolveu o ajudar e deu a maior força a ele tanto se esforçou q concequiu ser um grande bailarino proficional

    ResponderExcluir
  23. Gostei do filme porque pode ser uma alto ajuda para todos que sofrem com preconceito!!! :)

    ResponderExcluir
  24. Assisti a peça em Londres e achei maravilhoso. Estou indo a Nova York em novembro e estou pensando em, seriamente, assistir Billy Elliot!

    ResponderExcluir
  25. Li todas as postagens e não encontrei nenhuma que tenha citado o fato de o pai e o filho mais velho, que apesar de serem homens rudes e briguentos, demonstraram seus sentimentos pelo irmão mais novo e pelo desejo dele de ser bailarino. Na chegada da carta com a resposta do teste eles já ficaram sensibilizados e ansiosos em saber se Billy havia sido aprovado! Depois na despedida, na saída do ônibus, ambos também ficaram muito emocionados porque estavam realizando o sonho do garoto que interromperia uma sequencia de práticas de esporte bruto. Essa emoção dos dois teve o auge na apresentação, quando Billy entra no palco e comprova que a realização do seu sonho estava concretizada e com isso quebrou de vez a dureza que o personagem do pai tinha no inicio do filme.

    ResponderExcluir



Guias Nova York .PDF