12 julho 2009

Fuerza Bruta - off-Broadway (resenha)



O Enredo
É até difícil explicar do que se trata o show "Fuerza Bruta": um misto de dança contemporânea, arte performática, discoteca... e mais um monte de outras coisas.
A verdade é que foge de toda classificação tradicional.
Não há um enredo definido, mas a minha interpretação é que representa momentos de frenesi da vida cotidiana moderna, sempre correndo atrás de nossos objetivos e superando obstáculos, e momentos de sonho e delírio.
Mas é apenas assistindo para compreender do que se trata. Acima de tudo, "Fueza Bruta" é um turbilhão de impressões sensoriais, Arte em seu estado mais puro.

A Produção
O uso do espaço é fantástico. Ao invés de um palco, o cenário e os artistas desfilam e surgem por todos os lados do teatro, das paredes, do teto, do meio da plateia.
A criatividade da equipe é absurda, em momentos como a da piscina transparente que desce do teto e na qual bailam e deslizam as dançarinas.

O elenco é de primeira linha, muitos com peças da Broadway no currículo e um DJ anima a galera.

A Trilha Sonora
Para o público mais jovem, a trilha sonora não poderia ser melhor. Um DJ comanda o ritmo da apresentação, com músicas eletrônicas que lembram estilos latinos (a produção do "Fuerza Bruta" é argentina) e senti um toque de Brasil em algumas músicas.
É muito difícil não se deixar levar pelo ritmo frenético do show e a música é com certeza parte deste segredo.

O Teatro
O Daryl Roth Theatre surpreenderá, para este show, aqueles que esperam um teatro convencional.
Não há palco, não há assentos.
Por pouco mais de uma hora, a plateia fica de pé, olhando para cima e para os lados, aguardando a próxima surpresa que o show proporcionará.
O teatro é relativamente pequeno e, em alguns momentos do espetáculo, a plateia tem se comprimir no centro e se mover de acordo com as instruções dos funcionários, já que há uma dinâmica bastante não convencional.
O interessante é que o show foi concebido de uma maneira que, de qualquer posição do teatro, seja possível ver o que acontece sem dificuldades.
O ingresso tem o preço único de U$ 75, para compra antecipada, ou U$ 25 dólares para quem for à bilheteria duas horas antes do show, porém, estes ingressos mais baratos são limitados (25 pessoas).

Nível de inglês
Não há falas, por isto, não precisa saber falar inglês para entender o show (há alguns gritos em espanhol, mas pouco discerníveis).

Qual foi a barbada?
Compramos os ingressos antecipadamente, porém usamos um códigos de desconto e acabou saindo no final, com imposto, 40 dólares cada.
Até havíamos pensando em tentar comprar os ingressos de 25 dólares, mas preferimos não arriscar.

Visão Geral
É um espetáculo simplesmente extraordinário! Um dos shows mais surpreendentes que já vi.
O ritmo é fantástico; os dançarinos são fantásticos e interagem muito bem com a plateia.
Mas prepare-se para ficar molhado, em dois ou três momentos, surge um homem com uma mangueira e dá algumas esguichadas na galera. Se você não quiser ficar ensopado, sugiro que se afaste para os cantos do teatro, ou pelo menos fique fora da linha do jato. No entanto, se você quiser curtição, entre na dança e solte a franga!

Clique aqui para conferir algumas fotos do show
(eu tirei mais de 900 fotos, mas consegui fazer uma triagem com apenas 130. Foi difícil...)

Site oficial do Fuerza Bruta
http://www.fuerzabrutanyc.com/


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

5 comentários:

  1. Olá Henry e Denise.
    Muito obrigada por mais esta dica. (Fuerza Bruta)
    Adorei as fotos!!! São de uma qualidade excelente? Que máquina fotográfica vcs usaram?
    Já comprei os ingressos, p/ mim e p/ meu esposo, com $60 de desconto!
    Há pouco mais de um ano que venho acompanhando o blog. Finalmente minha viagem vai sair! Vou p/ NY dia 13/08.
    Na volta eu conto pra vocês todas as dicas valiosas que aproveitei... e se eu descobrir alguma outra dica legal, conto também :)
    Abraços!
    Agda Camargo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Agda.

    Tenho quase certeza de que vocês vão adorar o espetáculo.
    A câmera é uma castigada Canon Rebel XT, mas o segredo é a lente, uma Canon 50mm 1.8, que é muito boa para ambientes com pouca iluminação.

    Abraços e espero que vocês curtam a viagem.

    ResponderExcluir
  3. Segui as instruções daqui e acabei de comprar meus ingressos...obrigado mais uma vez pela ótima dica (completíssima como esta, não tem como não aproveitar). Depois posto minhas impressões.

    ResponderExcluir
  4. O espetaculo é realmente otimo!
    Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  5. Olá como compro os ingressos com desconto?

    ResponderExcluir