09 fevereiro 2009

A Crise em Nova York: verdades e mitos

Desde que toda esta crise começou, primeiro com a bolsa imobiliária e depois com o "derretimento" das bolsas de valores em todo o mundo, isto em meados de 2008, muitas pessoas nos têm indagado como andam as coisas em Nova York e como a cidade tem sido afetada pela recessão.
Portanto, vamos tentar esclarecer algumas verdades e mitos, segundo a nossa percepção do cotidiano em Nova York.

1 - Os preços baixaram na cidade

Mito. Tudo continua exatamente como antes, existem épocas de promoção, e épocas sem promoção. O que tem ocorrido é que algumas lojas, porque precisam liquidar o estoque, tem feitos grandes descontos, mas mesmo assim nada muito atrativo, se pensarmos que a loja estava falindo.

2 - Todo mundo está perdendo o emprego ou está desempregado

Parcialmente mito. Muita gente tem perdido o emprego, especialmente em áreas relacionadas ao mercado financeiro. Apenas agora, quase seis meses após o começo da crise, é que as demissões têm começado a afetar o cidadão comum, com grandes redes, como Starbucks, e com a própria Prefeitura da cidade cortando gastos.
Mas, mesmo assim, ainda tem muita gente empregada e a cidade continua ativa como sempre, principalmente em se tratanto de turismo.

3 - A violência está aumentando na cidade e tem mendigo pra todo o lado

Parcialmente verdade. De fato, estamos começando a ver certas coisas que não víamos há um ou dois anos. Há bem mais mendigos circulando pelas ruas, pedindo esmolas nas estações de metrô e nos trens. No entanto, tais pedintes não são agressivos nem intimidadores (por enquanto), e não chegam a incomodar mais do que o simples fato de ser abordado na rua incomoda.
Já em se tratando de violência, não tenho dados estatísticos, mas aparentemente ainda está controlada, mas com as grandes demissões previstas para a polícia neste ano de 2009, podemos esperar um aumento na criminalidade, mas nada comparável aos índices de qualquer grande cidade brasileira.

4 - Os espetáculos da Broadway fecharam por falta de público

Parcialmente verdade. Todo os anos, em janeiro e fevereiro, vários teatros da Broadway renovam os shows. Assim, muitas das peças que fecharam realmente estavam passando por maus bocados e amargando teatros vazios. Por outro lado, muitas peças de sucesso também sairam de cartaz, como foi o caso de Hairspray, quer dizer, foi uma combinação de ciclo natural da Broadway com a crise.

5 - Muitas lojas estão fechando

Verdade. E isto era algo que um mês atrás não se via em Nova York. O que ocorreu foi a quebradeira de algumas grandes redes, como a Circuit City, a CompUSA, ou a Bombay, mas recentemente, começamos a perceber a falência de pequenas lojas, que provavelmente não aguentaram a falta de fregueses, e de outras grandes redes, como a Steve & Barry's.
No entanto, do mesmo modo que muitas lojas têm fechado, várias outras também estão sendo abertas, e aquelas que resistirem este momento só se fortalecerão no mercado, como tem sido o caso da Best Buy, da Apple, do Wall Mart, do MacDonald's, da Bed, Bath & Beyond, e do Jack's 99 cents, que estão tendo lucros recordes nesta época.
Ou seja, é ruim para algumas e muito bom para outras.

6 - Os imigrantes (os brasileiros, em especial) estão deixando os EUA e voltando para seus países de origem

Parcialmente verdade. Isto se deve a alguns fatores, mas o principal é o valor do dólar em comparação ao real. Houve uma época que o dólar era mais forte, e para quem manda dinheiro para seus parentes, ou para comprar imóveis em seu país de origem, valia muito a pena a vida nos EUA. Hoje, as pessoas têm de trabalhar muito mais para juntar menos, e com a crise imobiliária, grande parte do pessoal que trabalha com construção civil (dominada pela mão-de-obra imigrante) está perdendo o emprego ou trabalhando menos.
Para alguns imigrantes, então, aparentemente vale mais a pena retornar a seu país de origem, aguardar que a situação melhore nos EUA, ou migrar para a Europa, para países como Inglaterra ou Portugal, com a falsa expectativa de que a crise não os esteja afetando.

7 - As filas de desempregados são de dar volta nos quarteirões

Mito, ou um parcialmente um mito. Eu, até agora, não vi nenhuma fila de desempregados. O que vi, pelo menos até dezembro, era fila de turistas para subir no Empire States, fila de turistas para pegar os ônibus de turismo, fila de turistas para comprar ingresso para a Broadway. Um dos leitores do blog me escreveu, estupefato, porque havia tentado ir jantar no Carmine's e o tempo médio de espera era mais de 2 horas, ou apenas com reserva.
Quer dizer, se existem as filas de desemprego (o que não ponho em dúvida), elas estão bem longe das áreas turísticas e, aparentemente, não estão dando a volta no quarteirão.

Considerações finais

Todo o barulho que tem sido feito em torno desta crise nos dá a impressão de que isto nunca aconteceu antes. Uma das características do capitalismo é justamente estes altos e baixos da economia, épocas de grandes lucros e de grandes prejuízos.
Apesar de os EUA serem o maior responsável pela crise econômica que se alastrou pelo mundo, parece haver um consenso entre os economistas de que também será o primeiro país a se recuperar, pois os investidores deixarão de investir em países emergentes para se concentrarem em opções mais seguras. Como não sou economista e nem entendo muito do assunto, balanço a cabeça e concordo.
O fato é que pouco se falava sobre a crise, nos EUA, até pouco tempo atrás. A mídia brasileira tem batido nesta tecla muito mais do que a americana e apenas agora é que os jornais têm abordado o assunto, quase sempre apresentando alternativas para conseguir superá-la.
Graças ao turismo, Nova York será uma das últimas grandes cidades americanas a realmente sofrer os efeitos da crise, pois, por mais que os nova-iorquinos estejam se controlando na hora de gastar, os turistas ainda estão por aí e gastando mais do que nunca, ou seja, ruim para alguns, bom para outros.

Um comentário:

  1. Olá, há cerca de um ano e meio entro no seu site, fui à NY em 2007/2008 e vou agora em abril novamente. Adoro todas as dicas e passo o site pra todos que vão pra NY. Queria saber se pode me ajudar em uma coisa, vi que falou do Wal-mart nesse post, onde fica o Wal-mart ai? E quais são as formas de chegar lá?
    Obrigada!

    ResponderExcluir