28 de agosto de 2007

Ligando para o Brasil (utilidade pública)

(Telefone público em Nova York, aparelho para quem tem PHD em telecomunicações, por: Henry Alfred)

Esta é uma dúvida recorrente entre os que entram em contato comigo por e-mail:

- Como faço para ligar para o Brasil, estando em Nova York?

Existem algumas possibilidades, mas falarei de apenas duas:

1 - Cartão Telefônico;

2 - VOIP.

1 - Cartão Telefônico

Apesar de ser país de primeiro mundo, o sistema de telecomunicações dos EUA é bastante bagunçado. Há várias operadoras e cada uma oferece um tipo de serviço, com preços diferenciados. Isto vale desde telefones celulares até para orelhões. Às vezes, numa mesma quadra, há orelhões de três operadoras diferentes, com três tarifas diferentes.

Usar telefone público em Nova York é uma tarefa complicadíssima, recomendado apenas para quem possui QI 200+. Em todas as vezes que precisei usar um telefone público, passei um suadouro sem precedentes.
E há uma razão para que o serviço seja tão confuso: é que ninguém usa orelhão na cidade. Todo mundo tem celular, pra quê telefonia pública
?

Os telefones públicos funcionam com moedas de 25 centavos. Alguns orelhões solicitam 25 centavos iniciais para a operação, e outros 25 para cada 5 minutos, isto para telefonemas locais. Para ligações internacionais, não tenho idéia como funcionaria como moedas, mas, certamente, seria um valor absurdo. Por isto, a melhor alternativa são os cartões telefônicos.
Você pode comprá-los em farmácias, supermercados e Delis, com valores iniciais de 5 dólares. Com um cartão telefônico, você pode falar por um bom tempo com o Brasil, dependendo do cartão, por horas.
Para utilizá-los, você tem de ligar para o número gratuito indicado no verso do cartão (geralmente o toll number), digitar o código do cartão (você precisa raspar também no verso) e o número de telefone no Brasil, com código do país e código do estado. Você pode utilizar o cartão em telefones públicos ou em celulares, e toda vez que você iniciar uma ligação, ouvirá uma mensagem eletrônica indicando o valor disponível. Se você não souber falar inglês, sempre há opção para espanhol.




2 - VOIP

A outra alternativa, e a melhor, na minha opinião, é utilizar um serviço de VOIP. Porém, é preciso ter um computador conectado à internet e microfone.
Eu utilizo o Skype, que é barato e confiável.
O bom deste tipo de serviço é que, se você estiver ligando de computador para computador, a ligação é de graça e praticamente sem delay na voz (atraso). É quase uma ligação telefônica normal. Mas, se você quiser ligar do computador para uma linha fixa ou de celular no Brasil, você precisa comprar os créditos do Skype, com valores iniciais pequenos (nos EUA, 10 dólares). Este serviço se chama SkypeOut e as tarifas por minuto para ligações dos EUA aos Brasil são:

- 8 centavos para Rio de Janeiro;
- 6 centavos para São Paulo;
- 13 centavos para demais localidades;
- 51 centavos para celular.

Ou seja, é quase de graça! Se você falar 10 minutos com alguém de São Paulo, você não terá pago nem 1 real.

O esquema de VOIP é algo que chegou para ficar.

Para conhecer e entender o Skype
http://www.skype.com/intl/pt/



Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


18 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Grande Henry!
    Essa deve ser uma questão recorrente nos fóruns sobre os EUA. Vou aproveitar a deixa, e dar uma dica de cartão telefônico. Se encontrarem um chamado Globe Card, comprem. Lembro que com um cartão de 10 dólares, eu podia ligar por 1 hora pro Brasil.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida o melhor cartão que existe é o JMD latino.... com ele dá pra falar até 7 hs com o Brasil e por apenas $5,00!!! Mas o problema eh achar esse cartão, eu soh consegui achar no Queens...
    Se ligar pelo número free tem menos tempo, dá umas 3hs... q também eh bom... se for por telefone público em NY, faz a ligação pro número, tem q por uns 75 cents no começo e depois mais 25 de 5 em 5 minutos. No hotel q eu tava como cada ligação local era 75cents por tempo ilimitado, eu ligava por lá mesmo, no número q diz q eh pra Manhattan... ai dá 7hs... surreal, mas eh verdade! heheh
    Tem o cartão Red tb, mas ele eh com menos tempo, dá umas 2hs e 30..., esse eh mais fácil achar...
    acho q eh isso...

    ResponderExcluir
  3. Grande Henry!!!
    vc era tudo q faltava na internet, mas agora naum falta nada. Bom como sou um mao de vaca naum por opcao mas sim por necessidade, gostaria de saber como pode gastar o minimo para hospedagem em NY?

    Abraco de um mao de vaca q o admira!

    ResponderExcluir
  4. Legal a dica,mas se eu ligar do phone de casa usando esse cartao, tem alguma taxa?

    ResponderExcluir
  5. O cartão telefônico pode ser usado em qualquer telefone, público, fixo ou celular sem nenhuma taxa adicional.

    Obrigado pela visita de vocês.

    ResponderExcluir
  6. Ola! Parabéns pelo blog, muito legal mesmo!
    Gostaria de saber como fazer ligações a cobrar para o Brasil, de celular ou fixo.
    Obrigada!
    Fabiana Guedes

    ResponderExcluir
  7. pelo Skype tem um pacote de 400 minutos mensais por 10 dolares. Só liga para telefone fixo. É muito bom, só tem que lembrar de cancelar quando voltar de viagem. Eles devolvem o que não foi usado. e 400 minutos é coisa pra caramba.

    ResponderExcluir
  8. Na verdade para quem tem plano de minutos tem como ligar para o Brasil de graca agora.

    E so ligar no 1-631-763-1059

    ResponderExcluir
  9. Henry/Denise,
    O Consulado-Geral do Brasil em Nova York dá informações sobre ligações:
    http://pt.brazilny.org/index.php?/consulado/sobre_ny/comunicacoes_e_transportes
    Achei bastante detalhado.

    ResponderExcluir
  10. Se vc tem a conta do SkypeOut do Brasil naquele plano Brasil400, por exemplo, vc liga daqui dos EUA utilizando os minutos como se vc tivesse no Brasil, é muito bom!

    ResponderExcluir
  11. Tem um outro sistema de VoIP, para quem se interessar.
    Chama FOOCALL
    Com ele vc recebe um número de ligação local que te redireciona para o número que vc quer ligar.
    Para isso, tem q usar a internet. Tem até aplicativo para iPhone.

    ResponderExcluir
  12. Oiie,
    Me chamo Sabrina e sou do Rio.
    Gostaria de saber se alguem conhece um jeito de se comunicar dentro dos eua, tipo ligação local para ligação local. Pois eu e algumas amiganas viajarem pros eua e nao vamos estar sempre juntas e queria saber se alguem tem dicas de como se comunicar.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Oiee,
    Gostaria de saber como faz pra comprar esses cartões telefônicos

    ResponderExcluir
  14. E se eu quiser ligar de Nova York para um amigo em Virginia Beach???? É como se fosse ligação interurbana?

    ResponderExcluir
  15. Esqueçam orelhões e cartões! O melhor é comprar um chip de celular pré-pago da AT&T pelo Ebay (escolha um vendedor que envie pro Brasil). Poucos dias antes de viajar, vc ativa ele pela internet no site da AT&T (usando o endereço do seu hotel) e bote créditos usando seu cartão de crédito. Além de ligações, vc terá à sua disposição internet 24h por dia nos EUA

    ResponderExcluir
  16. Henry, gostei muito da dica do cartão telefônico. E li que a ligação pode ser feita de qualquer telefone, inclusive celular.
    Mas consigo fazer a ligação mesmo do meu celular do Brasil. E caso seja possível eu preciso liberar o meu celular junto a minha operadora aqui no Brasil para ligações internacionais ou isso não é necessário??
    Att,
    Luciana.

    ResponderExcluir
  17. Henry, adorei a dica do cartão telefônico! Pelo que entendi posso usá-lo de qualquer telefone (público, do hotel e celular) sem pagar nenhuma taxa por isso.
    Mas eu posso usar este cartão no meu celular que vou levar aqui do Brasil?? Caso seja possível, eu preciso liberar meu celular (junto a minha operadora) para realizar ligação internacional ou não é necessário??

    Luciana.

    ResponderExcluir
  18. Henry, poderia responder a pergunda da Luciana? Estou indo a NY na proxima semana e gostaria de saber!

    ResponderExcluir



Guias Nova York .PDF