12 outubro 2014

Outono em Nova York

 
Esta dica estará divida em cinco partes:

1 – Escolhendo a melhor época do ano para você
2 – Inverno em Nova York
3 – Primavera em Nova York
4 – Verão em Nova York
5 – Outono em Nova York

Outono em Nova York

Esta época do ano é notória, já teve até filme com este nome. Realmente, o outono na cidade é inesquecível. De 22 de setembro até 21 de dezembro, as ruas da cidade ficam forradas pelas folhas secas, os moletons saem do armário, e o cafezinho do Starbucks reaparece nas mãos dos nova-iorquinos.

Há uma melancolia nas árvores secas, ou, bem no começo das estações, da folhas vermelhas como fogo. A temperatura desce um pouco, lembrando as primeiras semanas da primavera. Às vezes, uma chuva gelada obriga-nos até a sair com um casaco mais reforçado, mas, no geral, é uma época muito agradável.

Na minha opinião, o outono só perde para o colorido da primavera.


Em outubro e novembro, ocorrem duas das mais conhecidas e concorridas paradas de Nova York. No dia 31 de outubro, há a Parada de Halloween, a festa pagã mais conhecida dos EUA. Antes uma celebração da fertilidade, entre os povos da Irlanda e Grã-Bretanha, o Halloween agora é uma grande celebração macabra.
Crianças fantasiadas saem às ruas de Nova York, cestas e sacolas nas mãos, entrando em casas ou comércios indiscriminadamente, pedindo doces, ou prometendo travessuras. E realmente é impressionante a adesão popular na festa de Halloween, todas as casas ficam decoradas, há festas por toda a cidade, e, nos arredores da Sexta Avenida, por onde a Parada passa, há muita gente fantasiada, divertindo-se bastante. Mesmo que você não consiga chegar até o local da Parada, as ruas ficam tão cheias, todo mundo fantasiado, que só o passeio já vale a pena. Na minha opinião, é a única festividade norte-americana que realmente impressiona.


Já na quarta quinta-feira de novembro, há a celebração da mais importante festa dos EUA, o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day). Nesta data, famílias se reencontram, comem um peruzinho e se alegram, com um espírito bem próximo do que temos durante o Natal.
Em Nova York, porém, o clima familiar é substituído por magníficos balões, com formas de personagens de desenho, bichos, entre outras coisas, que desfilam pela Sétima Avenida, em frente à gigantesca loja de departamento Macy’s.
Como ocorre com tudo que é de graça em Nova York, é preciso chegar cedo para garantir um bom lugar, ou você pode conferir os balões sendo inflados na noite anterior.
Na pior das hipóteses, faça como os locais e veja a parada pela televisão.

Em dezembro, a temperatura despenca. Às vezes, não chega a nevar, mas o vento gelado já incomoda e, aos poucos, a cidade começa a ficar decorada para o Natal e a se preparar para o inverno.

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

36 comentários:

  1. Ótimo! Estarei aí entre os dias 8 e 15 de outubro e é ótimo saber que é uma das melhores épocas. Aliás, conheci seu blog ontem e já o li de ponta a ponta. Está nos meus favoritos, vou repassar para todos do grupo que vão comigo e provavelmente eu até imprima algumas informações antes de viajar, hehe.

    O melhor é que vou ficar bem no centro de Manhattan, e parece ser tudo muito perto de todas as dicas que você dá.

    Ótima iniciativa. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diferente daqui do Brasil, em Nova York a distância não importa tanto assim... se vc souber usar o metrô, vc alcança qualquer ponto de Manhattan em 10-15min...

      Excluir
  2. Obrigado, Ivo.

    E até o dia de você vir, é bem provável que já tenha aparecido muitas outras coisas boas por aqui.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana, Henry. Adoro teu blog. Usei muito suas dicas na viagem (1ª) que fiz a NY em abril, e agora já passei o link para uma amiga que está indo daqui a 10 dias.
    ;O)

    ResponderExcluir
  4. Henry, adorei o seu Blog. Que legal!! Casei-me com americano no Brasil, esperei um ano lah pelo processo de imigracao, e estou aqui ha 5 meses. Como engravidei logo de cara, ainda nao deu pra curtir muito a cidade, mas pelo seu Blog, deu pra dah uma bela animada. Um grande beijo e parabens.

    ResponderExcluir
  5. Olá Henry,Parabéns.O seu blog é simplesmente extraordinário.
    Encontrei-o por acaso,numa de muitas pesquisas,pois sou uma apaixonada por NY.
    Sou Portuguesa e visitei NY pela 1ª vez em Dezembro de 2005 e amei essa cidade.
    Já li o blog todo e depois de ler todas as suas dicas acho que tenho de voltar a NY,pois não vi nem vivi um terço das suas dicas,que são simplesmente fabulosas.Oxalá consiga voltar a essa cidade maravilhosa, para poder usufruir das sua dicas.Hihihi.
    Aguardo ansiosamente por mais dicas.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Um Beijo.
    Leda Pestana

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Danielle, Iris e Ieda.

    Eu deveria já ter postado uma nova dica, mas não estou tendo tempo ultimamente. Mas em breve haverá novidades.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Henry, você é o cara. Mão-de-vaca profissional. Também sou curitibano. Irei a NY em Setembro/2007 e salvei todas as suas dicas no meu computador. Legal é o bom humor dos seus comentários. Muito melhor que os guias turísticos que encontrei.
    Marcelo 14/08/2007

    ResponderExcluir
  8. Henry,

    Parabéns pelo blog!Estou indo para NY em janeiro e tenho pesquisado bastante para conseguir explorar a cidade o melhor possivel e o seu blog é ,sem duvida, o melhor guia que ja encontrei.
    Gostaria de saber se aí em NY eles aceitam a carteirinha de estudante mundial para conseguir desconto na hora de comprar os ingressos para atraçoes turisticas, teatro, etc!!Se você souber alguma coisa sobre isso por favor publique!

    Abraço,
    Nelson

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, Nelson.

    Não tenho muita certeza, mas acho que vários lugares aceitam, pois lembro-me de ter visto tipos de entradas diferentes para crianças, idosos e estudantes. Mas acho que esta política varia muito de acordo com o lugar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Nelson...
    Tentei utilizar minha carteirinha diversas vezes, e nenhuma funcionou... Acho que são poucos lugares que aceitam... Infelizmente, eu não achei nenhum, mas não custa tentar né?

    Abraços.
    Aline

    ResponderExcluir
  11. Henry,

    Estou anotando todas as suas dicas!! Estou indo no dia 9 de outubro, e já até tirei o Woodbury do meu roteiro!
    O roteiro da viagem está sendo feito levando em consideração as suas opiniões!
    Dê mais dicas até o dia da minha viagem!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi Henry ...

    Primeiramente parabéns pelo seu blog!! Suas dicas são excelentes!!!

    Vou para NYC em outubro em lua-de-mel ... eu já conheço alguma coisa (estive aí em 1998), mas minha digníssima não conhece nada!! Queria saber se em outubro costuma chover muito?? O frio não nos preocupa, mas a chuva pode realmente atrapalhar a nossa viagem ... Vc sabe onde posso encontrar estatísticas de índices de chuva por mês daí??

    Um abraço

    ResponderExcluir
  13. Obrigado a todos pela visita.

    E, Livia, leve em consideração que estas são minhas opiniões pessoais, pode ser que você visite certos lugares que eu achei legal e não goste, e vice-versa. E sinta-se à vontade de ir e nos contar quais foram suas impressões sobre seus passeios.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. oi Henry,
    adorei seu blog, e gostaria de dicas sobre Nova York, quero ir em outubro e me pergunto se é um bom mes para compras?? existem datas específicas para comprar bem na cidade???
    te aguardo,
    Bia

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber as melhores epocas do ano para compras em Nova York na qual tem mais ofertas...
    Fernanda

    ResponderExcluir
  16. Bom dia....
    To conhecendo o seu blog. Estou com viagem marcada para Nova York dia 16/10 a 27/20/09. Qual a média da temperatura???? Ficarei no Radisson Martinique. Que tal??? É minha primeira viagem para Nova York e estou ansiosa, enquanto isso vou decorar todas suas dicas. Obrigada pela sua generosidade em compartilhar suas informações.

    ResponderExcluir
  17. Oi Henry, estou pensando fechar com o Hotel Martinique. Vc sabe se o hotel é bom? Estarei la, bem no periodo do Halloween (31 out), as diarias estao carissimas!!! Ja ouvi dizer de hoteis sujos, com baratas!!! Consegue me ajudar com alguma dica?
    Obrigada :-)

    ResponderExcluir
  18. Henry, Nelia e Anonimo (do ultimo comentario) ,

    Achei o blog mão de vaca pra ver se achava alguma dica mais baratinha, mas sem ser hostel.
    Parabens, Henry, anotei uma porção de dicas valiosissimas. Adorei !!

    Vou tbm pra NY em outubro, fico por lá entre 14 e 24/10

    Vi as tarifas do hotel Martinique... nao é meio carinho? 390US/dia
    Vcs conseguiram uma tarifa melhor?

    Obrigada
    Anne
    anne66_br@yahoo.com.br
    .

    ResponderExcluir
  19. Oi Henry, já acompanho seu blog há muito tempo, e vou usar muitas de suas dicas na minha viagem agora em outubro, viajo dia 18!!

    Espero que no outono o clima seja agradável como você disse!!

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  20. Oi! Você sabe me informar se no Dia de Ação de Graças o comércio e pontos turísticos são abertos??

    ResponderExcluir
  21. Pessoal, quero ir para NY no outono, qual o melhor período para ver a paisagem mais colorida (folhas amarelas, vermelhas, etc)?

    ResponderExcluir
  22. Olá Henry!!!
    Vou à Nova York do dia 02/02/10 ao dia 08/02/10 e gostaria muito de ver a cidade enfeitada para o natal. Durante esse período a cidade já se encontra enfeitada pro Natal? A pista de gelo no Rockfeller já estará em funcionamento? Qual é a média da temperatura?
    Seu blog é excelente! Parabéns e obrigada por compartilhar conosco, maos de vaca assumidos essas super dicas, rs,rs,rs

    ResponderExcluir
  23. Você vai vir ou já veio, Marise?

    Se me lembro bem, em fevereiro os enfeites de Natal já foram retirados (no dia dos reis magos, em janeiro).
    É bem provável que as pistas de gelo ainda estejam montadas em fevereiro, pois ainda é bastante frio, em torno de 0 grau, ou bem menos, e ainda pode nevar bastante, como ocorreu neste ano.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Olá Henry,

    Escrevi a data errada, não irei em fevereiro não, mas sim em dezembro do dia 02 ao dia 08. Você pdeoria me ersposnder com relação a esse período?
    Grata e desculpe perlo erro, rs,rs,rs

    ResponderExcluir
  25. Oi Henry! Adorei seu blog! Pretendo ir a NY em Novembro, mas estou preocupada com a temperatura e a chuva! Faz muito frio neste mês? Qual a temperatura média?
    Abs

    ResponderExcluir
  26. Oi, Pessoal

    tem alguém indo pra NY em outubro?

    vou ficar lá entre os dias 14 e 26...vou sozinha.....

    Queria saber se tem alguém indo pra lá nesse período e gostaria de companhia..hehe

    medo de andar nessa cidade sozinha.. :)

    ResponderExcluir
  27. Renata estou indo sozinha mas dia 20 de outubro e fico até o dia 31. qualquer coisa me manda um e-mail

    ResponderExcluir
  28. Oi pessoal,

    Alguém vai final de novembro? Vou dia 24 e volto 30!
    vou com uma amiga e queremos saber se tem mais alguem indo!

    ResponderExcluir
  29. Ola, estamos indo para NY em Novembro dia 14 e voltando dia 26 de dezembro... Nesta época, novembro, pegarei muita chuva e frio? Ou começarei a pegar o Frio mesmo em dezembro? Seu blog é incrivel, eu li todo este post mas fiquei em duvida sobre a Chuva, é uma época que chove muito?

    ResponderExcluir
  30. Olá!

    Estou indo para NY e tbm estou atrás dos dias que o Outono está mais aflorado.. com as árvores amarelas e tals..rs.. estou planejando ir no dia 1 ao 11 de outubro.. é uma boa época? Tem alguma dica de evntos relacionados a fotografia e arte pra dar nesta época? DEsde já, obrigada!
    Joana

    ResponderExcluir
  31. Seu blog é muito bacana! To planejnado ir a NY no final de outubro desse ano e já vi que a viagem tem tudo pra ser show! Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  32. Virginia e Renata,eu irei com meu marido no dia 25 de outubro e apesar de ficarmos somente 04 dias vai ser otimo se encontrarmos gente para compartilhar idéias e passeios...
    Qualquer coisa me chamem pelo Facebook: Monica Loureiro

    ResponderExcluir
  33. Oi Henry,
    Já comprei a primeira edição do Mãos de Vaca.Agora vou comprar outro pq já está defasado.Só pra saber vc tem alguma dica ou tem no livro sobre um passeio de barco pelo Rio Hudson.Estou indo em setembro e gostaria de alguma dica sobre esse passeio.
    Contando com sua ajuda, agradeço, Miriam

    ResponderExcluir
  34. Oi Henry, conheci agora a sua página. Ganhei uma viagem para NY e posso escolher a altura do ano para ir. Dado que não suporto temperaturas extremas estava a pensar ir na primeira semana de Setembro, as temperaturas ainda são muito elevadas nessa altura? Haverá alguma data mais interessante para fazer a viagem, por haver festividades ou atrações especiais? A minha viagem não inclui alojamento, mas tenho a possibilidade de ficar em New Jersey, é possível ir e vir de New Jersey para New York de comboio ou algum meio de transporte rápido? Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  35. Eu tenho uma revista com 62 dicas para conhecer nova york bem. Mas quanto mais informaçoes, melhor.

    ResponderExcluir