24 de junho de 2014

Verão em Nova York - o que fazer e como se proteger do calor


Esta dica está divida em cinco partes:
1 – Escolhendo a melhor época do ano para você;
2 – Inverno em Nova York;
3 – Primavera em Nova York;
4 – Verão em Nova York;
5 – Outono em Nova York.

Verão em Nova York

No inverno, todo o mundo corre para lugares fechados — lojas, supermercados, lanchonetes — para fugir do frio; no verão, todo o mundo corre para lugares fechados para fugir do calor.

O verão é escaldante em Nova York, e não estamos falando de 30 ou 32 graus, mas de 40, com sensação térmica de 45 graus. Se você estiver na estação do metrô, não duvido que a temperatura não chegue na casa dos 50 graus, ou seja, o inferno na Terra.

E não pense que estou exagerando, uma terrível prova do que estou falando é que, todos os anos, várias pessoas morrem por causa do calor extremo, aliás, a palavra “extremo” tem tudo a ver com as mudanças climáticas em Nova York, o extremo do frio e o extremo do calor, e a gente que se vire!

Novamente, vir preparado ajuda. Dizem que, numa temperatura de 40 graus, o corpo pode perder até um litro de água em 15 minutos, por isto, água goela abaixo, meu amigo!

Nunca saia do hotel sem uma garrafinha, se estiver com sede, passe numa Deli, numa farmácia, num mercado e compre uma água, porém, evite comprá-las dos carrinhos de cachorro-quente, principalmente se estiver próximo a uma atração turística. Já cheguei a pagar 3 dólares numa garrafinha de 300ml perto do World Trade Center, sendo que no Jack’s World uma garrafa d’água de 1 litro sai por 99 centavos.


Além da água, não se esqueça de:

- usar roupas leves;
- trazer um protetor solar com um fator apropriado para sua pele;
- usar boné;
- e evitar alimentos pesados.

Além do calor, outro aspecto que acaba atrapalhando a vida do turista são as chuvas de verão. Geralmente, elas começam no fim da tarde, pode ser uma mera chuvinha, ou aquele temporal de arrebentar guarda-chuvas, agosto é um mês particularmente imprevisível, chegando, às vezes, a chover vários dias seguidos.

O que há para fazer?

Esta é a época favorita dos nova-iorquinos. São férias escolares, então, a cidade dá uma esvaziada.

Quem tem grana, vai para a casa de veraneio em Long Island, as crianças vão para acampamentos de verão, e só fica mesmo na cidade quem não tem para onde ir. Por outro lado, há uma série de eventos ao ar livre e, mais importante, gratuitos, que são a alegria (e, ao mesmo tempo, a agonia) dos moradores da cidade.

Há show gratuitos no Central Park, filmes de graça no Bryant Park, concertos de música erudita, passeios gratuitos até Governor’s Island (em Downtown), encenação de peças de Shakespeare no parque, e várias outras atrações para mãos de vaca. Porém, a maioria destas atrações é para quem não tem pressa para ver tudo e ir embora, principalmente porque, para conseguir acompanhar estes eventos, é necessário esperar horas em longas filas, gastando, às vezes, um dia inteiro para curtir uma atração.


Para um turista, que quer aproveitar o máximo a cidade em menor tempo, este tipo de eventos acaba sendo um estorvo.


Apesar do calor, vale a pena aproveitar para passear pelos pontos turísticos ao ar livre, conhecer o Central Park, o Píer 17, explorar o Greenwich Village, e, à noite, caminhar pela St. Mark’s Place, ou ver o movimento na Segunda Avenida, no Upper East Side.

E se começar a chover e você estiver com as mãos abanando, não se preocupe, os vendedores de guarda-chuvas se multiplicam instantaneamente.


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


17 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Cheguei de NYC neste fim de semana. Tudo o que você falou do calor é verdade. Poucas vezes senti clima tão quente no Brasil. Parecia o Nordeste!
    As estações do metrô são o inferno e, ao contrário do que acontece no Brasil, é muito difícil encontrar um bebedouro público. Enchia as garrafas de água em casa e levava na mochila, para não precisar comprar na rua.

    ResponderExcluir
  2. E, a partir de hoje (1/8/2007), vamos começar a sentir o calor pra valer!

    Abraços e obrigado por sua visita, Anderson.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Henry "Mão de Vaca" Bugalho,

    Parabéns pelo blog! São as melhores e mais atuais dicas que vi de NYC!

    Gostaria de sugerir um tema para uma próxima dica: a questão do desconto nos impostos para estrangeiros. É possível recuperar a "tax" paga nas "muambas"? Como é o procedimento?

    Grande abraço!

    Fernando

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Fernando.

    E já adiantando, infelizmente, não tem como reaver os impostos pagos em produtos e/ou serviços aqui.
    E, se você passa a cota permitida, ainda terá de pagar impostos brasileiros. Mas, mesmo assim, acaba compensando na grande maioria dos casos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Henry, muito bom o blog! Chego ai com meu marido no dia 26/08 e fico ate 03/09. As temperaturas ja estarao mais amenas, nao? Nosso principal obj 'e passear, mas eu queria separar um dia inteiro para compras. Sei que nessa epoca acontecera a liquidacao do labour day, mas tenho medo de que as lojas fiquem insuportavelmente cheias. Minha duvida 'e: melhor comprar antes do labour day ou vale a pena passar o sufoco da lojas abarrotadas pelos descontos? Os descontos sao mesmo muito maiores? Vale ir ate ao o woodbury?

    ResponderExcluir
  6. Oi, Erika.

    Ainda estará bem quente quando vocês vierem.
    Até hoje, acho que um pouco de lenda esta história de promoções de feriados. Como eu e minha esposa sempre pesquisamos muito, sabemos que, às vezes, fora dos feriados há promoções muito mais interessantes. Inclusive, no ano passado, quase duas semanas após o Labor Day, nós compramos uma cama por 1/4 do preço original, pois a loja havia comprado um estoque grande para o Labor Day e, como não conseguiu vender tudo, acabou fazendo a preço de custo, ou seja, valeu a pena esperar.

    E, sobre Woodbury, eu só vou terminar de escrever os posts sobre as estações do ano que vou colocar no ar a dica sobre os Outlets.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Henry, uma vez mais parabéns pelo blog. Utilíssimo. Acompanho-o semanalmente.

    Estarei em NY de 21 de agosto a 3 de setembro. Durante o dia, em graus celsius, temos picos de quanto em temperatura? E à noite?

    Vou para turistar mesmo, ou seja, para visitar os principais monumentos (Estátua da Liberdade, Empire State Building, Rockfeller Center, Times Square etc.), passear no Central Park e fazer compras. Pergunto: é tudo muito lotado? Posso me preparar para fotos com centenas de pessoas ao meu redor?

    Cada vez mais me convenço de que o ideal é viajar no inverno...

    ResponderExcluir
  8. Oi, Paulo.

    A temperatura nesta época fica entre uns 25 graus e uns 15.

    Quanto aos pontos turísticos, depende muito. A Times Square sempre é lotada, mesmo de madrugada. Não haverá como fugir da multidão, no caso do Empire States, se abre um céu azul, filas se formam na frente do prédio. Na Estátua da Liberdade, como o número de visitantes depende dos barcos, então não será nada muito absurdo.
    No Rockefeller Center, só vi briga para conseguir um espaço pra foto no inverno, diante da pista de gelo, mas, geralmente, não chega a ser tão cheio assim.

    Vale lembrar que setembro é o começo do ano letivo nos EUA, então, a cidade dá uma "inchada" de estudantes, adolescentes, mas diminuem os turistas americanos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Henry!
    Encontrei o seu blog e achei muito interessante. Gostaria de dicas/datas sobre as estações do ano em Nova York. Se possível sobre o centro financeiro também; pretendo escrever sobre a cidade como trabalho escolar. Como posso passar e-mail para você? Agradeço.
    Cristiane Albuquerque

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito das suas dicas. Para falar verdade, chego pela manhã em NY (dia 05 de Julho) e pego um voo para a Florida as 18.45. Vou estar com minha mãe, minha esposa e minha filha (03 anos), o quem seria legal e da para a gente ver?

    ResponderExcluir
  11. 6:45 do mesmo dia?

    Acho que ficará meio corrido vir do JFk (?) até Manhattan e curtir alguma coisa. Será um passeio relâmpago.

    Eu sugeriria ficar na região do Port Authority, conhecer a Times Square e voltar para o aeroporto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Olá Henry,
    Encontrei seu blog por um acaso e estou adorando.
    Suas dicas estão sendo muito uteis.
    Eu, meu marido e um casal de amigos iremos para New York no dia 31/07 e retornaremos dia 09/08.
    Estamos fazendo nossa programação.
    Quanto tempo antes você me sugere adquirir os ingressos para shows na Brodway?
    Estamos pensando em comprar com antecedência pelo menos ingressos para dois shows.
    Pode me dar uma dica?
    Obrigada
    Fátima

    ResponderExcluir
  13. Olá Henry,
    Primeiramente meus parabéns pelo Blog, realmente incrivel.
    Aproveitando, estou indo para NY no dia 23/05 e ficarei até o dia 30/05. Gostaria de algumas dicas em particular: Sobre o clima nesta epoca, sugestao de um bar estilo NY(nao sou baladeira, entao coisa leve) para tomar um cosmopolitan (rs). Por hora é so, obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Olá Henry,
    Parabéns pelo blog.
    Gostaria de algumas dicas de vcs sobre o feriado de Memorial day. Chegarei em NY no final de semana deste feriado, algum evento interessante para indicar?

    Tks

    ResponderExcluir
  15. olá, como vai, super legal seu blog
    estou querendo viajar com meus filhos, 8 e 12 anos, de 1 a 9 de julho. Acha que essa viagem tem a ver para crianças ??? é muito calor começo de Julho?? abralios

    ResponderExcluir
  16. Ola td bem? Adoro este site, me ajudou muito na minha primeira viagem a NY...Como me apaixonei por lá, retorno em agosto deste ano...é uma boa época para compras? muito obrigada..bjs

    ResponderExcluir
  17. Ola Henry tudo bem? Estou pretendendo viajar para New York ano que vem,gostaria de algumas dicas de lugares para se hospedar e vou no verao claro pqe odeio chuva rsrs,adorei a materia Parabens

    ResponderExcluir



guias NY .PDF